Educação infantil: Veja 15 dicas que podem te ajudar a tornar seu filho um bom aluno
A cada dia que passa a preocupação em torno da educação infantil aumenta no imaginário de pais e educadores.
E essa preocupação não é sem motivo, uma vez que hoje em dia existem várias formas de se desviar a atenção de um aluno, principalmente os mais jovens.
Aliado a isso, é pertinente citar a situação vivida no mundo inteiro recentemente, em que estabelecimentos de ensino foram fechados por conta da pandemia e milhões de crianças ficaram sem ir à escola por mais de um ano.
Compartilhando dessa problemática, criamos esse compilado de 15 dicas que, se colocadas em prática, farão você descobrir como incentivar seu filho a estudar e te tornarão alguém apto a ajudar a aprender.
Confira!
1 – Incentive a sua criança
Existe uma frase impactante que diz: “Seja um incentivador, o mundo já tem críticos demais”.
Leve esta máxima para o relacionamento com o seu filho, principalmente no que diz respeito aos estudos. Auxilie a criança em tudo e se importe com a sua situação educacional, sempre inspirando-a a aprender aquilo em que encontra mais dificuldade.
2 – Crie uma rotina de estudos junto com seu filho
Sem disciplina e planejamento é inviável alcançar qualquer coisa na vida, até mesmo as mais simples.
Por isso, você deve criar uma rotina de estudos juntamente com o seu filho. Não importa se serão duas horas por dia, cinco dias por semana, ou três horas por dia, três dias por semana, por exemplo.
O importante é que a rotina exista e seja cumprida de forma irredutível. Além disso, junto do cronograma de estudos, devem ser separados os materiais a serem estudados. Mobilize-se!
3 – Estude junto com ele(a)
Não basta apenas criar uma rotina e colocar uma pilha de papéis na frente da criança. Você, pai ou mãe, precisa estar presente nesse momento.
Se a sua criança ainda é bem pequena, busque na internet atividades para ensinar a ler e escrever, por exemplo. Outra dica de conteúdo a ser usado junto com os assuntos pré-dispostos na escolha, é buscar entender o processo de aprendizagem de crianças, a fim de ter atitudes corretas na hora de auxiliar o seu pequeno.
4 – Não force a barra
Se sentir que a criança está com dificuldades para aprender, exercite a paciência e procure soluções serenamente, sem atacar o pequeno inocente.
Não seja rude ou autoritário, troque isso por mensagens de carinho e incentivo.
5 – Valorize o lazer do pequeno
O processo de aprendizagem, não apenas de crianças, inclusive, passa pelo descanso e lazer. Acontece que, assim como os músculos, o cérebro humano trabalha em ciclos de esforço e descanso, que são proporcionalmente importantes.
Por isso, na hora de pensar uma rotina para o seu filho, tenha o momento de brincadeiras e lazer da criança como um fator de importância indiscutível.
Lembre-se: assim como adultos precisam de um lazer para recarregar as energias, as crianças também precisam de um tempo de descanso para evitar o estresse.
6 – Dê valor aos professores e demais profissionais que atuam na escola do seu filho
Não existem pessoas que melhor saibam como estudar com seu filho do que os educadores e profissionais que trabalham na escola que ele frequenta.
Por isso, apesar de manter a vigilância e dever procurar sempre estar à par de tudo o que está acontecendo no ambiente escolar, valorize os profissionais da educação que atendem a sua criança, pois eles merecem.
7 – Na sua casa, crie um ambiente ideal para os estudos
Uma das melhores maneiras de ajudar a aprender é oferecer suporte para isso no ambiente doméstico.
Se possível, monte um quarto ou uma sala separada para servir como ambiente de estudos para o seu filho. Lá, garanta que ele estará livre de barulhos ou interrupções, a fim de se concentrar melhor no que está estudando.
8 – Peça que o seu filho lhe ensine o que aprendeu na escola
Para você que busca saber como estudar com seu filho, uma boa dica é incentivar a criança a te “dar aulas” sobre os assuntos que aprendeu na escola.
Como se sabe, uma das melhores maneiras de memorizar um conteúdo é repassando-o.
9 – Respeite as escolhas do seu filho
Se você deseja se tornar um pai ou mãe apto a ajudar a aprender, deve respeitar as preferências e escolhas do seu filho, mesmo que ele seja muito pequeno ainda.
Um dos maiores erros do sistema de ensino brasileiro é não ouvir os alunos sobre onde gostariam de focar os estudos ainda nos anos iniciais de ensino.
Não cometa o mesmo erro, instigue a sua criança a lhe dizer com que matéria tem mais afinidade e respeite essa preferência. Além disso, incentive o seu filho a se aprofundar na área de interesse.
10 – Mantenha a disciplina de forma suave
Não seja rude no trato com a criança na hora dos estudos. Seja firme para aparar excessos e desvios de atenção, mas seja gentil e tenha carinho com seu filho nessa hora.
A grosseria e/ou violência pode provocar na criança uma repulsa pelos estudos.
11 – Leve a criança para praticar outras atividades
Aliado a momentos de lazer, leve o seu filho para praticar outras atividades que não estejam relacionadas diretamente com os estudos.
Boas opções nesse sentido, são:
- Aulas de dança;
- Aulas de música;
- Treino de alguma arte marcial;
- Prática de algum esporte;
- Dentre outras.
12 – Ensine o seu filho a pesquisar
Boa parte dos estudos está relacionada à pesquisa. Portanto, quem não consegue pesquisar sobre determinado assunto corretamente, provavelmente não conseguirá estudar bem.
Por causa disso, ensine o seu filho a pesquisar sobre o assunto estudado em várias mídias, como livros físicos, livros virtuais (e-books) e buscadores na internet.
A prática de atividades para ensinar a ler e escrever são imprescindíveis também na área da pesquisa.
13 – Esteja atento às dúvidas dos pequenos
Você não pode ajudar a aprender se não estiver pronto para ouvir as dúvidas do seu filho com atenção.
Por isso, escute calmamente qual é a dúvida da criança e, se não souber responder, busque a resposta e traga-a ao seu filho em um momento posterior. Só não deixe que a dúvida fique “no ar”.
14 – Não ofereça recompensas
Dentre as opções de atitudes elencadas em listas de “como incentivar seu filho a estudar”, o oferecimento de recompensas deve ser riscado.
Ao invés de oferecer um jogo ou uma roupa nova por uma boa nota, ofereça apenas a lição de que aprender é importante e necessário. Assim, a criança irá crescer tendo apreço pelos estudos e não vendo o processo de aprendizagem como uma moeda de troca.
15 – Se a criança demonstrar medo sobre determinado assunto, procure saber o motivo
Se na jornada para ajudar o seu filho a se tornar um aluno melhor você notar que determinado assunto assusta a criança, fique atento.
Aquele ponto está incomodando o pequeno por algum motivo real, pois crianças são totalmente sinceras. Busque saber o que aflige o seu filho o mais rápido possível.