Edital do leilão do 5G no Brasil será votado no TCU neste mês
Deve ocorrer em agosto a aprovação do edital do leilão do 5G pelo TCU. Saiba tudo sobre essa nova tecnologia.
A história do 5G no Brasil não começou agora, porém somente neste mês de agosto de 2021 é que será votado no Tribunal de Contas da União (TCU) o edital para a realização do leilão dessa tecnologia.
Atualmente, produtos como celulares e tablets já são vendidos com tecnologia suficiente para comportar a conexão 5G, porém as pessoas que adquiriram seus aparelhos ficaram em dúvida devido à incerteza da chegada do 5G ao Brasil.
Continue lendo para entender um pouco mais sobre essa tecnologia e como ela pode influenciar no seu dia a dia.
O que é o 5G?
O 5G é a evolução das tecnologias de conexão móvel anteriores, o 4G e o 3G. Seus grandes diferenciais são uma maior velocidade e a possibilidade de uma ampliação da cobertura.
O 5G traz uma velocidade de navegação e de download, aproximadamente, 20 vezes mais rápida do que as das conexões 4G.
Além disso, a tecnologia 5G traz muitos avanços para a sociedade como um todo, pois há muitas possibilidades de substituição de redes domésticas Wi-Fi por redes de conexão 5G. Isso faz com que a conexão com a internet chegue às regiões onde hoje, apenas com Wi-Fi e redes 4G, não seja possível ou seja muito cara.
Além disso, a conexão 5G possibilitará maior difusão dos objetos inteligentes, pois possui menos atraso no momento entre o clique e a visualização do efeito, chamado de latência. Esses objetos inteligentes podem ser desde eletrodomésticos que funcionam com base em comandos de voz até carros que dirigem sem motorista.
5G no Brasil
Não é de hoje que os debates sobre o 5G existem no Brasil. Em 2020, o assunto ficou parado por conta da pandemia, porém, em fevereiro de 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital em que estão especificadas as regras para a instalação do 5G em território brasileiro.
Todos os temas referentes às telecomunicações são de legislação da União, porém as normas de estados e municípios podem influenciar no avanço da tecnologia. A Anatel recomendou, em maio de 2021, aos estados e municípios que evitem obstáculos para a instalação do 5G, principalmente com relação às licenças para instalação de torres e antenas.
Segundo o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, o 5G estará disponível nas capitais brasileiras até julho de 2022. Nos municípios com até 500 mil habitantes, o prazo passa a ser até julho de 2025. Com até 200 mil habitantes será em julho de 2026 e acima de 100 mil terão o 5G até julho de 2027. Os municípios menores, até 30 mil habitantes terão até dezembro de 2029 para a instalação completa do 5G.
A demora para a instalação da tecnologia está relacionada com a migração das parabólicas, que é um processo caro e lento.
Devo comprar um celular compatível com o 5G?
A resposta é complexa e deve ser analisada caso a caso. Porém, algumas informações podem te ajudar a tomar essa decisão de forma mais sábia.
Quando for pensar se deve ou não investir em um celular compatível com o 5G, você deve pensar que só desfrutará dos benefícios dessa tecnologia após o leilão e a implementação da infraestrutura necessária para esse tipo de conexão.
Portanto, ao adquirir um celular com essa tecnologia, você estará pensando no longo prazo, pois, como vimos, apenas em 2029 teremos acesso em todo país às redes 5G. Alguns celulares, como os modelos mais recentes da Apple e da Samsung já vêm com o aporte para essa conexão, mas lembre-se de que eles são celulares topo de linha. Se você quer um modelo intermediário, que poderá ser usado quando o 5G chegar ao Brasil, considere os modelos da Motorola e da Xiaomi.
Por fim, tome muito cuidado caso tenha a intenção de comprar um celular no exterior com esse tipo de conectividade para usar no Brasil. As frequências utilizadas no país da compra podem ser diferentes daquelas a serem instaladas no Brasil, e isso faz com que o 5G do seu celular comprado no exterior não funcione por aqui.