Dicas para quem quer aprender a comprar bitcoin
Dicas para quem quer aprender a comprar bitcoin
Quem resolve investir em criptomoedas, antes de sair comprando as principais do mercado, precisa procurar entender mais sobre esse mercado, que é extremamente volátil.
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que o momento se mostra muito positivo para quem quer comprar, pois o Bitcoin está em queda, mesmo tendo se valorizado muito ao longo do tempo, portanto agora é uma grande oportunidade para investir nesse moeda digital.
Lembrando que o bitcoin pode ser obtido de duas formas principais, a primeira é por meia da mineração, que exige uma grande estrutura com redes de computadores super potentes; e a segunda, que é a forma mais simples e usada, é comprar a criptomoeda por meio de uma exchange, ou corretora, que funciona tal qual uma corretora tradicional, intermediando as transações.
Se está mesmo decidido a investir em criptomoedas, então, confira como comprar bitcoin com segurança:
-
Como funciona o mercado de criptomoedas
Mesmo sendo a moeda mais conhecida e estável, mesmo assim, o bitcoin apresenta muita variação, gerando oportunidades a todo momento, pois se trata de um mercado global, ou seja, não está sujeito apenas às volatilidades locais, mas às volatilidades globais macroeconômicas. O seu preço é definido pelo próprio interesse dos investidores no ativo, por isso, sua cotação flutua, de acordo com as negociações.
-
Identifique o seu perfil de investidor
Você sabe qual o seu perfil de investidor? Saiba que esse critério é utilizado pelo mercado tradicional e também deve ser aplicado na hora de comprar bitcoin e outras criptomoedas. É preciso considerar sua tolerância ao risco, pois o mundo das moedas digitais é considerado de alto risco, com lucros á longo prazo. Mesmo que as moedas digitais estejam cada vez mais populares e venham chamando a atenção dos grandes investidores, é preciso ter cautela ao aportar recursos no setor.
-
Escolha uma exchange de confiança
Outra dica é pesquisar muito antes de escolher a Exchange, ou corretora, com a qual irá negociar as moedas, devendo optar por aquelas de nome no mercado, como a KuCoin, por exemplo, que oferece suporte ao novo investidor e toda as ferramentas necessárias para poder investir de uma forma transparente e segura.
-
Defina sua estratégia
É preciso ter bem definida sua estratégia, antes de sair comprando bitcoin, saber quais são seus objetivos e expectativas, para saber se combinam com esse tipo de investimento que, mesmo que exista a possibilidade de obter lucro a curto prazo, esse ativo tende a se valorizar a longo prazo, sem falar que é considerado um investimento de alto risco, por sua volatilidade e não por sua segurança.
A tecnologia do blockchain, que dá suporte ao bitcoin, é muito segura, por isso, está cada vez mais sendo utilizada nos mais variados setores.
-
Conheça taxas e impostos
É preciso saber que, quando as vendas de bitcoin ultrapassam R $35 mil em um mês, essas operações devem ser declaradas à Receita Federal, até o último dia útil do mês posterior às transações.
A tributação começa em 15% sobre o lucro até R$ 5 milhões e chega a 22,5% para ganho mensal acima dos R$ 30 milhões.
Também vale considerar o pagamento de corretagem pelas operações, ou seja, as taxas cobradas pelas Exchanges, que podem ser diferentes de corretora para corretora, e podem chegar a 1%, considerando os valores pagos por quem compra e vende.
Essas 5 dicas são essenciais para quem deseja começar a comprar bitcoin e ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado das criptomoedas. O mundo tecnológico está cada vez mais presente revolucionando a nossa vida, e ter conhecimento para lidar com tudo isso é fundamental e indispensável!