Dicas para morar (e trabalhar) na França após a pandemia
Morar na França após a pandemia do coronavírus pode ser uma excelente ideia, dependendo da sua área ou objetivos pessoais e profissionais.
Afinal, a França sempre foi um país bastante aberto à imigração, com cultura inclusiva e plural. Mas, antes de já arrumar as suas malas, alguns cuidados e providências são necessárias, para que você possa desfrutar do melhor no país.
Dessa forma, vamos te dar algumas dicas para você que deseja morar na França após a pandemia. Confira!
-
Como morar na França legalmente após a pandemia?
Se morar na França é um desejo seu, nada melhor do que fazer isso legalmente, ou seja, seguindo as regras e tendo a documentação necessária.
Para isso, existem algumas alternativas:
-
1 – Visto de estudante
Caso estudar em uma das milhares instituições de ensino francesas seja algo em seu radar, saiba que você pode morar legalmente na França tendo um visto de estudante.
Mas, para isso, você precisa ser aceito em uma universidade francesa e conseguirá seu visto de validade por 1 ano, o qual pode ser renovado por mais tempo, até você finalizar seus estudos.
-
2 – Visto de trabalho
Outra maneira de se viver na França de maneira legal é tendo um visto de trabalho. Para isso, você precisa primeiramente entrar em contato com empresas francesas e fazer o processo seletivo individual.
Ou seja, você primeiro precisa garantir a vaga de emprego. Depois, a empresa te mandará uma carta convite, com a qual você pode fazer a solicitação de um visto de trabalho.
-
3 – Investidores
Para quem deseja investir na França, viver legalmente no país pode ser uma ótima alternativa. Afinal, a economia é bastante estável e você terá acesso fácil a todo mercado da comunidade europeia.
Além disso, com o eficiente sistema de trasporte europeu e distâncias pequenas, com trens, você se desloca facilmente chegando até a outros países, com a Suíça, por exemplo.
Se esse é seu perfil, você necessita de um investimento mínimo de 10 milhões de euros a ser depositado na França, ou então ter 30% de capital social de uma empresa no Brasil.
-
Como tirar o visto para a França?
Escolhida sua categoria, você deve reunir a documentação necessária para fazer o pedido do visto específico, conforme o que deseja.
Lembre-se que se você pretende ir até a França somente como turista, não é necessário visto, mas você não pode trabalhar e só pode ficar no país por no máximo 90 dias. Após esse período, você é considerado ilegal, caso não tenha um visto adequado.
Os documentos básicos, para qualquer uma das categorias são os seguintes:
- Formulário preenchido de maneira correta;
- Passaporte válido;
- Fotografias individuais apropriadas (fundo branco, de tamanho 3,5 cm x 4,5 cm);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de hospedagem e de situação financeira.
-
É possível adentrar a França ainda durante a pandemia?
A França, há poucos dias, se pronunciou sobre a aceitação de brasileiros adentrando o território nacional francês.
Para adentrar a França, será preciso apresentar o comprovante de vacinação de uma das seguintes vacinas contra COVID-19, aceitas pela Agência Europeia de Medicamentos: Pfizer (2 doses), Moderna (2 doses), AstraZeneca (2 doses) ou Janssen (1 dose).
Deverá ter sido recebido o ciclo de vacinação completo e ser aguardado 7 dias, no caso das vacinas de 2 doses ou 28 dias, no caso da vacina da Janssen.
Assim, não será necessário fazer exame de PCR ou quarentena, mas também é necessário assinar um documento no qual se afirma não ter sintomas e não ter tido contato com alguém diagnosticado com COVID-19.
Mesmo assim, o ministério do turismo francês contraindica fortemente viagens para a França nesse período de pandemia, sobretudo de turistas vindo do Brasil, considerado um dos países em risco máximo para COVID-19.
-
O que é preciso fazer para morar na França após a pandemia?
Tendo o visto correto e a viagem para o país marcada, bem como todos os documentos exigidos, algumas providências são necessárias.
Além disso, é bastante prudente você ter bastante conhecimento da língua. Portanto, estar matriculado em um curso de francês, para ter o domínio do idioma, bem como certificados de proficiência na língua, costumam ajudar no processo.
-
1 – Tirar sua carteira de identidade para estrangeiros
Quando você já estiver na França, necessitará dar entrada no titre de séjour, que é uma carteira de identidade para estrangeiros.
Com ela, você consegue ter acesso ao serviço de saúde público francês, além de servir como identificação. Esse documento pode ser solicitado no OFFI – Office Français de l’immigration et la integration.
-
2 – Ter um seguro saúde
Até você ter sua titre de séjour, você necessitará de um seguro saúde para pelo menos um mês.
Aliás, não é possível nem viajar como turista para França sem esse seguro saúde. Portanto, se você pretende morar na França após a pandemia, contrate o seguro por mais um tempo.
-
3 – Solicitar seu Carte Vitale
Para ter acesso ao sistema público de saúde francês, você precisa do Carte Vitale. Portanto, faça essa solicitação assim que tiver sua carteira de identidade de estrangeiro.
Seguindo essas dicas, certamente você conseguirá morar na França após a pandemia e assim, ter essa excelente experiência em sua vida.