Dicas para escrever textos profissionalmente: guia prático
Dicas para escrever textos profissionalmente: guia prático
A escrita de textos existe há 5.000 anos, mas atualmente é popular devido ao desenvolvimento da Internet. Escrever textos permite que você encontre um emprego remoto como redator, elabore dicas de determinados assuntos e curiosidades para as empresas, tenha seu próprio blog de conteúdos exclusivos entre outras funções.
No entanto, necessita de alguns conhecimentos que lhe permitam destacar-se da concorrência – por isso, separamos algumas dicas neste guia prático sobre como escrever textos de marketing profissional.
Escrever textos, por onde começar?
O processo consiste em cinco etapas, que são as seguintes:
- Uma ideia para um artigo;
- Análise e seleção de frases-chave;
- Planejando a estrutura do texto;
- Criação de conteúdo;
- Otimização de SEO.
Como você pode ver, escrever em si é a penúltima tarefa que aguarda um escritor profissional. Isso porque analisar os dados com antecedência permite maximizar os efeitos dos textos. Atualmente, criatividade e caneta não são suficientes, pois é necessário pesquisar previamente o público-alvo e a concorrência no mercado, bem como realizar a otimização de mecanismos de busca.
Por isso, recomendamos que, antes de começar a escrever textos, especifique um título atraente, palavras-chave e estrutura e o layout do texto. Então o trabalho se torna mais rápido e eficaz.
Como é escrever conteúdos?
Das ferramentas, não precisamos de nada além de um documento do Word ou documentos do Google. Existem muitos programas para escrever, mas recomendamos as propostas acima mencionadas devido à alta funcionalidade que será útil na hora de formatar o texto (adicionar cabeçalhos, links internos, etc.).
Aliás, podemos usar um gerador de texto em vários assuntos para acrescentar informações relevantes aos conteúdos que estamos criando. Depois de feito, basta colar em um documento word e acrescentar o restante das informações, como citados acima, os cabeçalhos e links internos.
O resto depende apenas da informação em sua cabeça que precisa ser traduzida por escrito! Isso é por que:
Primeiro passo: pesquisar
A Internet moderna oferece grandes possibilidades de busca de dados. Um redator não precisa ser especialista em todos os setores, mas basta que ele visite páginas temáticas onde encontrará as informações necessárias.
Claro, existem indústrias que estão se desenvolvendo dinamicamente e dificultam a pesquisa (obtenção de notícias antes de escrever), mas vamos encarar – na grande maioria dos casos, a Internet está saturada de conhecimento atual e amplamente disponível.
Por esse motivo, você deve se preparar antes de implementar o conteúdo visitando portais do setor ou lendo livros. Realmente mostra se o autor se preparou antes de escrever.
Algumas indústrias (médica, jurídica) até exigem a publicação das fontes com base nas quais as informações foram obtidas. Uma bibliografia rica aumenta significativamente a qualidade do conteúdo.
Segundo passo: execução
Assumimos que nesta fase o redator possui o conhecimento necessário e preparou as frases-chave e a estrutura do texto. Não há mais nada a fazer a não ser usar habilidades linguísticas que precisam ser “colocadas no papel” preferencialmente no word. No entanto, existem algumas regras que precisam ser levadas em conta:
Escreva de forma inteligível para o destinatário
O uso de palavras difíceis não aumenta a credibilidade, pelo contrário. Para tornar o texto interessante, ele deve conter exemplos práticos e explicações simples. Termos especializados só devem ser usados quando houver uma explicação próxima a eles ou se estiver claro no contexto.
A intenção comum de um escritor é atingir um grupo maior de leitores, por isso é importante lembrar que nem todos estão munidos de conhecimento profissional.
Evite blocos de texto longos
Parágrafos, marcadores, negrito e destaque são os tratamentos básicos que vão facilitar a legibilidade, evitando a estrutura monótona do conteúdo. Escrever textos é como erguer um prédio – você pode criar tanto uma pesada catedral românica, que a luz não alcança, quanto um farol com espaço aberto.
Os leitores, é claro, preferem a segunda solução (por vários motivos – melhor memorização das informações, fácil acesso a fragmentos importantes, menos cansaço da leitura etc.)
Verifique o texto depois de escrever
Erros linguísticos, estilísticos e até lógicos acontecem com todos. No decorrer da redação de textos, muitos pensamentos vêm à mente que podem entrar em conflito entre si e causar inconsistências.
Além do mais, alguns erros podem simplesmente passar despercebidos, então uma leitura adicional permitirá que você corrija o conteúdo, aumentando sua qualidade. Você pode usar uma ferramenta de resumir texto, que lhe ajudará nesses trechos mais complicados e ampliando as suas ideias.
Benefícios de escrever textos profissionalmente
Os clientes aparecem por um motivo – a redação profissional de textos traz muitos benefícios. Com base nisso, foi criado um termo especial, chamado marketing de conteúdo, que inclui todas as atividades que aumentam os resultados dos negócios por meio de conteúdo substantivo.
SEO
Textos escritos corretamente tornam-se visíveis no mecanismo de busca. Isso se deve ao simples fato de que o Google exibe informações úteis para seus usuários – portanto, se o conteúdo for interessante e substantivo, ele pode ter uma classificação alta e gerar tráfego gratuito no site. Os textos de SEO são a forma básica de aumentar o número de potenciais clientes que conhecem a oferta.
Imagem
Uma posição mais alta no mecanismo de pesquisa aumenta o reconhecimento da marca. Além disso, o conteúdo substantivo apresenta abertamente as competências da empresa. Explicar os problemas do setor gera confiança e reconhecimento aos olhos dos destinatários e também aumenta o interesse pela oferta.
Conversões
Escrever textos tem um potencial de negócio não só porque aumenta o tráfego do site, mas também porque o aproveita melhor. O conteúdo de marketing incentiva os destinatários a comprar e mostra os pontos fortes da empresa, aumentando consequentemente a eficácia da oferta. Isso faz com que os efeitos se complementam e, por fim, aumentem os resultados de vendas do cliente.
Agora que sabemos como é a escrita profissional, é hora de começar a trabalhar! A teoria ficou para trás, então agora a prática criará novas habilidades e experiências. A execução de ordens é a forma mais eficaz de enriquecer sua oficina de redação.