Reciclagem da CNH: Confira este guia explicativo e saiba tudo sobre o assunto
A reciclagem da CNH é muitas vezes um incômodo processo amargado por condutores infratores.
O procedimento advém basicamente da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação, que pode ocorrer por diversos motivos.
Contudo, nem todos os condutores, mesmo tendo passado por todo o processual necessário para tirar a habilitação, têm conhecimento aprofundado sobre o que significa a reciclagem da CNH.
Para dar solução a esse problema, criamos este artigo informativo que traz todos os detalhes sobre esse procedimento rechaçado por muitos, senão todos os condutores habilitados.
Veja!
Reciclagem da CNH: o que é, quando é necessária e como funciona
A reciclagem da CNH é um curso de reciclagem para condutores infratores que venham a ter a sua Carteira de Habilitação suspensa por algum motivo.
Entre os motivos que podem ocasionar essa suspensão, estão:
- Dirigir alcoolizado (suspensão imediata ou, em casos mais graves, a cassação da CNH);
- Crimes de trânsito (também pode ocasionar a cassação direta);
- Perda dos 20 pontos da carteira;
- Dentre outras.
O condutor pode não ter a sua CNH suspensa de imediato. Do contrário, se o motorista sofrer várias penalidades ao longo do tempo, que tirem pontos sucessivamente da sua CNH, ao findar a pontuação ele terá o direito de dirigir suspenso.
Assim que recebe o comunicado de suspensão da CNH, o condutor pode, dentro do prazo de 15 dias corridos, apelar para a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), em primeira instância, ou para o CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito), em segunda instância.
Se os pedidos de revisão da suspensão não forem aceitos pelos órgãos competentes, o motorista terá de passar 12 meses sem poder dirigir. Dentro desse um ano “de molho”, o indivíduo terá, obrigatoriamente, que passar pelo curso de reciclagem para CNH suspensa.
Vale destacar, também, que o Governo Federal tem feito movimentações para aumentar o número de pontos da carteira de habilitação. Segundo uma tabela de novas normas, o limite passará a ser de 40 pontos para motoristas profissionais.
As tratativas para a implementação do novo sistema estão sendo feitas junto ao CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e ao Congresso Nacional.
Como fazer a reciclagem da CNH?
No momento em que o condutor tem a suspensão da sua CNH confirmada, o primeiro passo é procurar uma autoescola credenciada e informar que deseja fazer o curso de reciclagem.
O processo de matrícula na instituição é o mesmo daquele feito para a obtenção da primeira habilitação. Contudo, o curso de reciclagem da CNH, apesar de ter semelhanças fundamentais com o curso teórico original, não é a mesma coisa.
No curso de reciclagem o condutor infrator irá revisar assuntos vistos anteriormente como Direção Defensiva, Legislação de Trânsito e Mecânica Básica, por exemplo.
O período total de estudos é de 30 horas/aula e, ao final, o condutor é submetido a uma nova prova que irá aferir os conhecimentos adquiridos no novo curso.
A prova é aplicada na própria autoescola e é bem semelhante à prova teórica do DETRAN. Inclusive, para estudar para o teste, o condutor pode recorrer a simulados, como simulado detran sc.
Ao final de todo o processo e passado o período de 12 meses, o condutor recebe a sua habilitação de volta com novos pontos.
Curso de reciclagem de CNH suspensa: dúvidas e respostas
Veja abaixo uma lista contendo as respostas para quatro das perguntas mais pertinentes acerca da reciclagem da CNH.
Quem tem a CNH suspensa perde o direito de dirigir?
Não. O direito é apenas suspenso. Entretanto, se o condutor incorrer em alguma infração durante os 12 meses de suspensão, pode ter a CNH cassada.
Quanto custa a reciclagem da CNH?
Isso varia entre as autoescolas, mas o valor cobrado atualmente gira em torno de R$ 250,00 e R$ 400,00.
A reciclagem da CNH pode ser feita em qualquer autoescola?
Sim, em qualquer Centro de Formação de Condutores certificado pelo CONTRAN e pelo DETRAN.
A nova CNH, obtida após o período de reciclagem, vem com alguma restrição?
Não. Nenhuma observação relativa ao período de suspensão e ao processo de reciclagem é descrita no novo documento.
Conclusão
Ao longo deste artigo os leitores podem entender de forma simples o que é a reciclagem da CNH, para quem ela é direcionada e como pode ser feita. Por fim, no último tópico, existem respostas para as principais perguntas relacionadas ao processo.