Conheça os principais tipos de cirurgia plástica facial
A cirurgia plástica facial é cada vez mais procurada por homens e mulheres que desejam amenizar os efeitos do envelhecimento do rosto e pacientes de todas as idades que têm pequenas insatisfações com características estéticas da face.
Na área da cirurgia plástica facial diferentes procedimentos foram desenvolvidos e aprimorados visando atender essas demandas do público crescente que busca por maior satisfação pessoal.
6 opções de cirurgia plástica facial
De acordo com as insatisfações estéticas no rosto, o cirurgião plástico pode recomendar um tipo ou outro de cirurgia plástica facial visando que o paciente tenha suas expectativas atendidas sem perder a individualidade e características pessoais. Conheça alguns dos procedimentos mais realizados a seguir!
- Rinoplastia
A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz e visa tornar a estética nasal mais harmônica com o restante da face. Devido à centralidade do nariz, pequenas assimetrias podem resultar em grandes insatisfações aos pacientes. O procedimento pode ser recomendado para:
- Aumentar ou reduzir o nariz;
- Afinar as asas nasais;
- Melhorar a projeção na ponta do nariz;
- Reduzir a giba ou calo ósseo do nariz.
Portanto, são diversas as demandas atendidas por meio da rinoplastia, sendo essencial contar com a avaliação especializada de um cirurgião plástico de confiança.
- Otoplastia
A otoplastia é a cirurgia plástica facial indicada para corrigir insatisfações estéticas com as orelhas. Esse procedimento tem uma maior indicação para corrigir a incomoda orelha de abano, caracterizada pela maior angulação da orelha.
Diferentemente de outros procedimentos estéticos, a otoplastia pode ser realizada ainda na infância, a partir dos 7 anos, pois o desenvolvimento da estrutura da orelha é completado nessa fase. Como vantagem, o problema pode ser corrigido precocemente.
- Blefaroplastia
A blefaroplastia é a cirurgia plástica para correção das pálpebras, sendo um procedimento muito procurado no Brasil, principalmente pelo público masculino, com o objetivo de amenizar os sinais do envelhecimento facial que se manifestam na região dos olhos.
Esse procedimento é indicado principalmente para correção da ptose palpebral e da pseudoptose palpebral. Em alguns casos, além dos benefícios estéticos, a técnica também ajuda na melhora da visão do paciente.
- Bichectomia
Um procedimento que deve ser avaliado minuciosamente por um cirurgião plástico é a bichectomia. Essa cirurgia plástica facial promove a remoção das bolas de Bichat que, em algumas pessoas, pode ser responsável por bochechas desproporcionalmente grandes.
Destaca-se, entretanto, que a tendência com o passar dos anos é a perda de tônus facial e consequente redução das bochechas, de forma que essa cirurgia deve ser corretamente indicada para evitar uma face esquelética no futuro.
- Mentoplastia
A mentoplastia é a cirurgia plástica recomendada para correção de insatisfações no mento, ou seja, no queixo. O procedimento é indicado quando a estética do queixo prejudica a harmonização da face ou quando a estrutura óssea dessa área causa problemas funcionais ao paciente. A técnica é recomendada nos seguintes casos:
- Macrogenia: quando o queixo é desproporcionalmente proeminente;
- Microgenia: quando o queixo é menor que o esperado para harmonia da face;
- Assimetria: quando as partes do queixo têm tamanhos distintos.
Trata-se de uma cirurgia plástica facial complexa, podendo exigir a fratura do osso do mento ou a colocação de prótese, de forma que é essencial contar com a assistência de um cirurgião plástico de confiança.
- Lifting facial
O lifting facial é a cirurgia plástica indicada para rejuvenescimento da face, podendo ser focada em diferentes áreas do rosto ou buscar um rejuvenescimento mais completo desde a testa até o pescoço.
Essa técnica é indicada para pacientes nos quais o envelhecimento facial não é amenizado com procedimentos menos invasivos, como aplicação de toxina botulínica ou de ácido hialurônico.
Para verificar qual cirurgia plástica facial é mais indicada para o seu caso busque um cirurgião plástico de confiança e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).