Conheça os benefícios de ser um Vendedor
A classe de comerciantes é uma das que mais crescem no Brasil e no mundo. Cada vez mais pessoas estão trabalhando com vendas, se tornando um efetivo vendedor, independentemente do segmento em que estão inseridos.
Atualmente, por conta da expansão dos meios digitais, essa profissão se tornou ainda mais ampla, visto que, pode-se começar a vender produtos sem um grande investimento e sem depender de um espaço físico para isso.
De modo geral, o vendedor é aquele profissional que, de alguma forma, trabalha com vendas, seja de um serviço ou de produtos, podendo ser de inúmeros segmentos.
Qual a importância dessa profissão?
Todas as profissões que existem atualmente possuem sua importância, desde um médico até um zelador de prédio escolar. A profissão de vendedor não fica para trás nessa categoria.
Um vendedor é um profissional que vende um produto ou seu próprio trabalho (serviço). Bom, isso acontece pois existe uma demanda. As pessoas querem ou muitas vezes precisam comprar diferentes itens para conseguir viver suas vidas.
Dessa forma, um vendedor – independentemente do segmento que trabalha – tem sua grande parcela de importância para a sociedade, essencialmente para a economia de um local, pois suas vendas contribuem para a roda econômica, geração de impostos, etc.
Quais são os benefícios de ser um vendedor?
O trabalho de um vendedor, assim como qualquer outro, naturalmente possui prós e contras. Nesse caso, vale destacar essencialmente os prós dessa profissão, que são vários, tais como:
- Independência;
- Diferentes oportunidades;
- Comissões;
- Rotina;
- Qualidade de vida.
Claro, para atingir esses benefícios durante a profissão, é fundamental se dedicar ao máximo a ela.
As primeiras etapas podem ser desgastantes e frustrantes, mas conforme o profissional vai elevando seu nível, técnicas de venda, etc, naturalmente ele vai atingindo destaque nesse meio.
Como se destacar nessa profissão?
Sabendo que essa é uma profissão mais do que centenária e que todos podem buscá-la, cresce o interesse por se tornar parte dessa profissão.
Entretanto, vale destacar que, justamente por conta do crescimento da profissão, a concorrência no mercado é bastante grande.
Mesmo que trabalhe para uma empresa conceituada, da qual possui todos os aparatos necessários para que você seja um bom vendedor, como um sistema ERP e sistema crm, você precisa continuar se dedicando para atingir seus objetivos, se tornando um vendedor de destaque.
Alguns atributos importantes para se destacar – como profissional – dentro do segmento de vendas incluem:
- Comprometimento
Um dos principais atributos de um bom vendedor é o seu comprometimento com os interesses do cliente e com o processo de venda.
Quando você entra nesse processo, prometendo um determinado produto ou serviço, você precisa entregar exatamente aquilo que foi prometido. Infelizmente, muitos vendedores fazem promessas que não conseguem cumprir, deixando o cliente na mão.
Dessa maneira, um passo importante para o sucesso é se comprometer e entregar aquilo que foi combinado, independente de como o processo foi realizado, seja com a ajuda de um comercial crm ou não.
- Metas
Quando você trabalha para uma empresa, é normal que ela estabeleça metas e objetivos a serem cumpridos. Essas metas podem ser a quantidade de vendas realizadas, os ganhos acumulados, a quantidade de clientes conseguidos, etc.
Entretanto, além das metas estabelecidas pela empresa, que normalmente são organizadas e disponibilizadas em sistemas organizacionais, como em sistemas de crm gratuitos, é interessante que você estabeleça metas individuais para você mesmo.
Dessa forma, quando cumprir essas metas, certamente verá que está no caminho certo.
-
Planejamento
O planejamento também é um ponto fundamental em qualquer profissão, independentemente se você comanda as ações da empresa. Para se tornar um bom vendedor, você precisa ter tudo planejado.
Um bom vendedor sabe como planejar sua rotina, por exemplo. Uma rotina regrada e bem estruturada ajuda a encaixar compromissos, a encontrar mais clientes, conseguir aumentar as vendas, realizar sonhos e aprimorar o controle de leads.
-
Saiba utilizar softwares organizacionais
Para finalizar, outra dica valiosa, que serve tanto para quem está começando, como para profissionais que já estão atuando no mercado há um certo tempo, é o conhecimento a respeito dos softwares organizacionais.
Atualmente, toda empresa que se preze está utilizando softwares de gestão em todos os setores.
Esse sistema pode ser um ERP, por exemplo, que ajuda a organizar e integrar os setores internos de uma empresa, ou então um crm preço, que é um software voltado justamente para o trabalho com os clientes e aumento das vendas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.