Conheça algumas funções dos módulos Arduino
Você sabe quais são as funções dos módulos Arduino, de fato? Os módulos Arduino estão ganhando cada vez mais popularidade entre os programadores e profissionais ou entusiastas da robótica. De programação e aprendizagem fácil, o módulo Arduino dá aos amadores uma chance de aprender a programar e criar seus primeiros projetos, assim como dá aos mais avançados a capacidade de testar muito facilmente alguns esquemas e protótipos.
O que é o módulo Arduino e suas funções?
O Arduino pode ser definido como um microcomputador moderno. Digo moderno porque nossos desktops outrora eram chamados de microcomputadores e os computadores originais eram máquinas que podiam ocupar cômodos inteiros. Mas, o Arduino pode ser chamado de microcomputador justamente por ser uma clássica placa com unidade de processamento programada para determinada função.
A placa pode variar em tamanho e em funções, mas são pequenas com cerca de 6 centímetros por 3 programadas em linguagem CC++.
O que pode ser feito utilizando módulo Arduino?
O módulo Arduino pode ser utilizado para funções simples como temporizar lâmpadas ou ciclos de energia. Um módulo, por exemplo, pode ser programado para acender ou apagar a lâmpada 1 minuto após um botão ser pressionado. Ou caso seja combinado com um sensor de presença ele pode apagar e acender lâmpadas, conforme alguém entra no ambiente.
Outras funções dos módulos arduino podem ser: regar jardins de acordo com determinados períodos, medir a quantidade de gás em um ambiente e desligá-lo, medir a temperatura e acionar algum resfriamento, etc.
Existem diferenças entre os módulos Arduinos?
Os módulos Arduinos variam conforme o seu uso e necessidade. Veremos alguns tipos abaixo:
- Arduino Leonardo: Este módulo se diferencia pelo uso de um cabo USB que retira a necessidade da placa ter uma unidade de processamento, porque está conectada a outro computador que tem a função.
- Arduini Mini: Pode ser usado como um substituto para uma unidade de processamento para outro dispositivo de hardware.
- Arduino Uno: A placa Arduino mais tradicional com botão de reset, conexão via USB e conexão para programação e para fonte de alimentação.
Cada um desses modelos de módulos arduino possuem suas próprias funções e características, por isso, é preciso conhecê-las para escolher aquele de que você precisa.
Quais as duas funções básicas do módulo Arduino?
As funções setup e loop são as duas principais ações da sua programação. Uma vez declarada na programação a função que o programador quer para o módulo, ele precisa chamar a função e repeti-la.
Função Setup ()
A função setup é justamente o ato da programação que chama a função que já está programada. O módulo Arduino o faz automaticamente assim que é ligado e começa a funcionar.
Função Loop ()
É a função que repete o que foi programado no Arduino até ele ser desligado ou parar de funcionar por algum motivo.
Como funciona a programação de funções no Arduino?
O módulo Arduino é programado em linguagem CC++, que foi um dos responsáveis pela sua popularidade. A linguagem CC++ é simples de aprender e muito fácil de programar. Por este motivo, além da praticidade das placas por serem do tamanho de um palmo, o módulo se tornou bastante popular entre entusiastas e profissionais do ramo.
- Aproveite e saiba mais sobre Válvula Solenóide de Entrada de Água
O Arduino é programado para chamar uma função que será repetida até seu desligamento. As funções dos módulos Arduino são simples e sempre respondem com um comando a determinada ação. Seja ligar um pino e depois acender a luz ou detectar fumaça e acionar algum sistema de refrigeração. Depende, claro, do quão aprimorado é o módulo e para que ele foi programado.