Conheça algumas especializações na área da saúde para você investir
Existem muitas especializações da Medicina que devemos considerar quando buscamos uma maneira de se destacar no mercado da Saúde. Não é à toa, já que os salários de médico são sempre muito altos e a profissão conta com grande estabilidade trabalhista, algo desejado por grande parte da população. Não é à toa que só uma faculdade do Tocantins reúne 7,5 mil candidatos ao vestibular de Medicina.
Apesar da pandemia do novo coronavírus ter feito muitos médicos vítimas da doença, a profissão ainda sai como uma das mais desejadas pelos brasileiros. Isso porque, além do salário e da estabilidade, um médico também conta com muito prestígio na sociedade. E, claro, há o fato de realmente fazer uma diferença na vida das pessoas todos os dias, o que é muito gratificante
Mas é importante entender quais são as principais especializações da Medicina disponíveis no momento para direcionar seus estudos desde já para elas. Quer saber quais são? Então siga a leitura abaixo!
5 especializações da Medicina a considerar
1. Obstetrícia
Muitas vezes aliada à ginecologia, o setor de obstetrícia oferece muitos caminhos de especialização: desde gravidez de risco até estudo de novas tecnologias para a chegada de um bebê.
Esta área é também uma das mais bem remuneradas, além de ser de extrema importância, já que cuidar da saúde da gestante é vital para quem quer trazer novas vidas ao mundo.
2. Geriatria
Com o crescimento da população idosa no país, e maior expectativa de vida, a medicina voltada para este grupo tem se tornado cada vez mais necessária para atender a demanda.
A especialização em geriatria serve para lidar com as diferentes questões que os idosos sofrem quando chegam à idade avançada, como fraqueza nos ossos, problemas na vista, e ensina como tratar desse público que depende tanto de seus tratamentos para continuar vivendo com qualidade.
Nesta especialização, é possível atuar em diversas áreas, como ortopedia, endocrinologia, reumatologia e cardiologia, que são as mais requisitadas pelos pacientes idosos.
3. Cirurgia Pediátrica
A Cirurgia Pediátrica é, hoje em dia, uma área de grande importância para clínicas e hospitais de todos os tipos. Isso porque o desafio de lidar com cirurgias em crianças e adolescentes é muito significativo e traz algumas diferenças importantes em relação ao desafio de lidar com o mesmo processo em adultos. Até as próprias razões para a prática são muito diferentes, já que o “padrão” é que essas cirurgias sejam feitas por causa de algumas doenças específicas.
Por isso, um profissional da saúde com especialização nessa área tem muita responsabilidade em sua atuação profissional e precisa ser realmente muito bom. No entanto, também terá muitas oportunidades de trabalho.
4. Psiquiatria
Se antigamente a psiquiatria era um tabu, hoje a demanda por tratamento nesta área só cresce. O profissional psiquiatra é responsável por tratar de síndromes e doenças relacionadas à mente do ser humano, prescrever medicamentos quando necessário, e muitas vezes, fazer um trabalho paralelo ao do psicólogo.
Dentro da área de psiquiatria, é possível também seguir a carreira de pesquisador. Neste segmento, você pode estudar e buscar novas formas de tratamento e de compreensão para as doenças já existentes.
Se tiver interesse na atuação prática, é possível montar um escritório particular, trabalhar em uma clínica, ou trabalhar em hospitais.
5. Dermatologia e estética
A área de dermatologia e estética tem ganhado força em clínicas particulares e especializadas em procedimentos de pequeno porte, como aplicação de botox.
O rendimento deste trabalho costuma ser alto, por ter grande valor agregado por seus pacientes, e a fidelização é grande, já que um procedimento bem-sucedido que visa cuidar da autoestima tende a trazer gratidão aos clientes.
Mas não só de estética a área de dermatologia sobrevive. Ela também lida com problemas de pele leves e graves, como verrugas, alergias, tumores e até câncer. O dermatologista também pode operar micro cirurgias não-invasivas em sua própria clínica para tratar destes problemas, e receitar, além de remédio, cosméticos que possam ajudar a lidar com algumas doenças.
6. Medicina do Sono
A Medicina do Sono é uma área em amplo desenvolvimento atualmente, conforme fica mais e mais importante a ideia de que o Sono é um dos estágios mais importantes da nossa vida. E não poderia ser diferente: nós passamos mais de 1 terço da vida dormindo, é claro que esse período teria importância significativa.
Mas a Medicina do Sono não se trata de tentar entender o que significa sonhar com gato, dinheiro, dentes caindo ou ir para a escola. Sua área de atuação é muito mais profunda e científica do que isso.
A Medicina do Sono analisa todo o processo de sono, as ondas cerebrais nos diferentes estágios e tenta entender como essa experiência é eficaz para os nossos neurônios, nosso sistema nervoso e, claro, nossa psique. Afinal de contas, os sonhos e o sono têm papel muito importante para o desenvolvimento da nossa personalidade e ajudam a entender traumas, processos específicos e a maneira como enxergamos as pessoas e alguns eventos.
E aí, quais dessas especializações da Medicina parecem mais interessantes para você? Comente abaixo!