Conheça a profissão de personal shopper
Conheça a profissão de personal shopper
Entenda como atua esse profissional e de que forma você pode ingressar neste mercado
Sem dúvidas, você já passou pela situação de entrar numa loja de roupas, olhar as peças e não saber o que levar para casa no final. Já pensou que fácil seria ter alguém para te ajudar nesses momentos a comprar os produtos certos? Essa é a função da personal shopper, uma nova profissão que vem crescendo no país.
E não são só nas compras de calças, bermudas e shorts que esse profissional pode auxiliar os clientes. Independente da categoria, eles sempre estarão a postos para amparar o público a realizarem a melhor compra possível, oferecendo informações úteis para promover o consumo consciente. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que faz um personal shopper?
O personal shopper é um especialista em compras inteligentes e qualquer pessoa pode contratar seus serviços. Sua principal missão não é adquirir os produtos que os clientes querem, mas sim de garimpar as melhores opções desses artigos para que os contratantes decidam o que deve ser comprado.
Para fazer a pesquisa e encontrar a mercadoria ideal, que tenha o melhor custo-benefício, o personal shopper deve considerar diversos fatores, como os gostos pessoais e marcas favoritas do cliente e o orçamento que ele tem disponível para essas compras.
Quais os benefícios de contratar um personal shopper?
Os motivos para a contratação de um personal shopper são diversos e vão desde querer consultoria para se vestir melhor até encontrar um presente perfeito para alguém especial. Em todas essas situações, economizar tempo e dinheiro é certamente a principal vantagem de ter um profissional desses à sua disposição.
Além disso, os serviços do personal shopper também podem te ajudar a evitar compras por impulso, levando-o a fazer aquisições mais assertivas de produtos que sejam realmente úteis e tenham maior qualidade, suportando mais tempo de uso, gerando assim ainda mais economia para o seu bolso.
Como se tornar um personal shopper?
Quem tem interesse em atuar como personal shopper deve buscar alto conhecimento na área específica em que vai prestar consultoria. Por exemplo, um profissional que vai trabalhar com seleção de roupas deve aprender bastante sobre construção de imagem pessoal e princípios da moda, como colorimetria.
Além disso, é muito importante que esses candidatos desenvolvam aptidões como observar, analisar e ser comunicativo para conseguir manter um contato próximo com os clientes e expor todas as suas opiniões acerca das mercadorias e outras questões relevantes para uma boa compra.
Quanto ganha um personal shopper?
No exterior, a profissão de personal shopper já é muito conhecida e os rendimentos são bem satisfatórios. No Brasil, essa função se popularizou mesmo foi durante a pandemia de COVID-19, quando as pessoas não se sentiam tão seguras para frequentar lojas ou shoppings e preferiam delegar as compras para um personal.
Por isso os ganhos desse profissional no país ainda são bem inferiores aos obtidos em outros locais do mundo, mas a expectativa é de que eles aumentem ao longo do tempo, atingindo bons patamares no futuro.
Quem atua como contratado de uma loja específica recebe salário fixo, mas os profissionais autônomos terão renda variável influenciada por fatores como o tempo trabalhado e a quantidade de itens escolhidos. De acordo com o Glassdoor, a faixa salarial para essa função no Brasil está em torno de R$1.200 a R$1.500.
Quais as áreas de sucesso para um personal shopper?
Se você pretende investir na carreira de personal shopper, vale a pena intensificar seus estudos para se profissionalizar em uma área específica, por exemplo, ao invés de trabalhar com moda em geral, você passe a dar consultorias apenas sobre moda para casamento.
Quanto mais particular for seu conhecimento, menos concorrência você vai encontrar no mercado, podendo assim expandir suas chances de conseguir boas oportunidades de atuação para aumentar seus lucros.