Como utilizar a matriz SWOT na sua empresa?
E você ainda não ouviu falar em matriz SWOT, esse artigo é, sem dúvida, para você. Afinal, a matriz SWOT mostra os diferentes fatores a serem considerados quando temos uma decisão importante a ser tomada em uma empresa.
Imagine a situação: você, como gestor, tem que gerenciar diversos aspectos e sua equipe, para tomar as melhores decisões.
Dessa forma, a planilha SWOT ajuda o gestor na empresa a visualizar os pontos fortes, os pontos fracos e como as oportunidades podem estar presentes, quando há necessidade de uma decisão.
Mas, vamos falar mais sobre planilha SWOT, o que ela significa e como isso pode te ajudar em sua empresa. Confira!
-
O que é planilha SWOT?
A planilha SWOT é uma ferramenta de gestão, que pode ser aplicada a qualquer empresa, não importa seu tamanho.
De fato, a palavra SWOT é uma sigla das letras das seguintes palavras, em inglês.
- Strenghts (forças);
- Weaknesses (fraquezas);
- Opportunities (oportunidades);
- Threats (ameaças).
Vamos falar um pouco mais de cada um desses itens.
As forças de uma empresa são justamente seus diferenciais. Por que sua empresa é diferente das demais? Quais são os fatores positivos que sua empresa tem, mas as outras não têm?
Essas são perguntas que o gestor tem que saber as respostas. Afinal, como gerenciar uma empresa se você não sabe o que faz essa empresa importante e especial no atual competitivo mercado?
Já as fraquezas também têm que ser analisadas e sabidas. Se sua empresa presta atendimento ao cliente, esse atendimento é longo e burocrático para o cliente?
As respostas demoram para ser entregues? O índice de satisfação do cliente é baixo?
Na atualidade, sua empresa possui canais digitais? Se não, é imprescindível a contratação de um profissional para criar sites. Afinal, o atendimento online e o próprio e-commerce têm grande impacto nos lucros de muitas empresas atualmente.
E a presença no mundo digital. Como são as redes sociais? A empresa interage por esses canais com seus clientes? Ou simplesmente ignora, ainda achando que rede social não tem relação com lucro?
São questões igualmente importantes.
Quando falamos em oportunidades, estamos considerando os fatores externos e como esses fatores podem influenciar a empresa.
Por exemplo, em oportunidades é importante considerar o cenário político e econômico do país, além de perceber como isso pode afetar a empresa.
As tendências do mercado, novos nichos criados, são todos exemplos de oportunidades.
E por último, as ameaças, que também são fatores externos, mas que devem ser encarados.
Sempre quando pensamos em oportunidades e ameaças, é importante pensar se a empresa possui um plano estratégico para enfrentar uma crise, mesmo quando ela ainda não surgiu.
O melhor exemplo para ilustrar isso é a Kodak. No século 20, a Kodak era líder nos segmento de filmes para fotos. Quem não se lembra de comprar filmes e colocar na máquina fotográfica?
Mas, então surgiram as câmeras digitais.
Em vez da Kodak se adaptar a isso e adentrar o mundo de câmeras digitais, ela simplesmente ignorou, achando que isso não daria em nada. Resultado? A empresa praticamente não existe mais.
Redes sociais, sites, engajamento, leads, e-commerce… Todos esses são fatores essenciais na geração de lucros de muitas empresas e está muito desatualizado quem pensa que o mundo digital não é para a minha empresa.
Como a sua empresa vem lidando com tudo isso?
-
Como usar a planilha SWOT na minha empresa?
Agora que você já sabe o que é a planilha SWOT, vamos falar de como ela pode ser utilizada na sua empresa.
A primeira ação é, literalmente, montar a planilha SWOT, com todos seus itens (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
Partindo daí, você pode iniciar uma análise interna da sua empresa. Como são os protocolos e os fluxogramas? Há áreas que podem ser melhoradas? Quais são as áreas que estão apresentando problemas?
Em relação ao futuro, traçando metas, como o mercado se apresenta atualmente e quais são as oportunidades nas quais a empresa pode se focar?
É importante que a tomada de decisões, na empresa, seja feita analisando essa planilha. Dessa forma, certamente, as decisões serão mais bem pensadas do que se todos esses itens não fossem analisados.
Outra área importante da empresa em que a planilha SWOT deve ser usada é no planejamento estratégico.
Falando especificamente do planejamento estratégico, ele deve ser feito envolvendo toda a equipe da empresa e não somente os gestores.
Acredite, quem mais sabe de cada setor é quem trabalha nele. Portanto, chame os colaboradores para conversar, quando for estabelecer as futuras metas da empresa.
Dessa forma, eles ficarão mais engajados, por se sentirem também parte do processo.
Usando a ferramenta de gestão que é a planilha SWOT, encarando as questões e analisando-as, certamente sua empresa terá uma gestão mais eficiente e terá metas a serem cumpridas no futuro, de maneira adequada.