Como trabalhar com gastronomia: ideias de negócios para iniciar
Gastronomia é muitas vezes definida como a arte de cozinhar bem ou de se deleitar com uma boa comida. É uma fonte de lazer e alimentação, assim como uma forma de ganhar dinheiro. E como trabalhar com gastronomia?
Acontece que o empreendedorismo de comida é uma ótima alternativa para passar por essa crise financeira. Pode ser uma renda extra ou até mesmo se tornar um negócio próprio, sendo necessário técnica, espaço e bom recurso financeiro.
Então, abrir um negócio no ramo de alimentação é uma boa ideia? Prossiga com a leitura do artigo e veja como trabalhar com gastronomia!
-
Como abrir um negócio no ramo de alimentação?
A gastronomia é um espaço muito amplo para o empreendedorismo, indo de produtos simples até criação de franquias.
Para pôr em prática as ideias de negócios no ramo de alimentação, é necessário antes passar por algumas etapas.
- É necessário que estude o mercado, analisando possibilidades, demandas e deficiências na região de trabalho. Basicamente, defina bem o seu público.
- Aprimore as suas habilidades na área de trabalho que escolheu. Mesmo que conheça algumas técnicas, aumente seu leque de possibilidades gastronômicas.
- Se atente às regulamentações da vigilância sanitária, alvará de funcionamento, inspeção de bombeiros e normas trabalhistas. Não esqueça das Boas Práticas de Fabricação (BPF), que garantem alimentos isentos de contaminação.
- Defina um bom sistema de delivery, usando de plataformas como Uber Eats, iFood e Rappi Delivery.
- Produza uma boa estratégia de divulgação, principalmente nas redes sociais!
Definido isso, vamos para as ideias de negócios no ramo de alimentação!
-
Como trabalhar com gastronomia: quais são as ideias de negócios no ramo de alimentação?
O empreendedorismo com comida é uma fonte de renda segura com custo de produção que pode ser bem baixo.
Se você busca abrir um negócio no ramo de alimentação, seja algo simples ou uma empresa, há algumas ideias que você pode seguir.
Confira agora as ideias de negócios no ramo de alimentação!
-
Brigadeiro de cozinha gourmet
Cozinha gourmet é uma onda bastante popular a um bom tempo e os brigadeiros são seu maior alvo. Se trata de uma receita simples e que permite grande variedade: frutas, chocolate branco, crème brûlée, chocolate meio amargo, etc.
Claro que para fazer sucesso, é importante apostar numa embalagem bem montada e decorada, afinal, ela é parte da sua divulgação de produto!
-
Bolo de pote
Bolo de pote é uma ótima sobremesa após uma refeição ou lanche da tarde, tendo baixo custo de produção e fácil aceitação do público. Você pode vender de maneira local e avulsa ou como parte de kits (kits de festa, por exemplo).
-
Comida saudável
Comida saudável está muito em alta ultimamente, possuindo baixo custo de produção e alto retorno de investimento. Apresenta grande variedade de receitas, indo de sucos detox até os sanduíches recheados.
Além disso, há grande variedade de público: para quem busca algo orgânico, para quem é intolerante a glúten e lactose, para veganos, etc.
-
Delivery de comida (quentinhas)
No delivery de comida, as quentinhas são opção popular pela grande variedade de cardápio, ótimo preço, entrega rápida e por não requerer ponto de venda. Seu investimento é basicamente em ingredientes, embalagens e divulgação.
E quanto a entrega? Basta contar com um aplicativo como o Rappi Delivery!
-
Hamburgueria
Lojas voltadas apenas para a produção de hambúrgueres, principalmente artesanais, também se encontram em alta. Para existir, uma hamburgueria precisa investir em:
- Matéria-prima;
- Divulgação;
- Delivery;
- Equipamentos para produção (geladeira, freezer, fogão industrial, chapas e grelhas, fritadeira, máquina de moer carne, etc).
No começo, é importante ter um cardápio enxuto, mas bem variado!
-
Pizzaria
Para um grande empreendedorismo de comida, nada melhor que uma pizzaria, cujo produto é diariamente consumido no Brasil. Há diversos tipos de negócio que pode ter como pizzaria:
- Pizzaria exclusiva por delivery;
- Pizzaria tradicional (a la carte, de rodízio, etc);
- Pizzaria fast food;
- Pizzas congeladas;
- Barraquinhas de pizza ou mini pizza;
- Etc.
-
Clube de assinatura
O modelo de pagamento recorrente proporciona diversas facilidades ao cliente e por isso pode ser adotado no mundo gastronômico. É possível ter clube de assinatura com alimentação saudável, comida vegana, queijos e até bebidas.
-
Curso de gastronomia
Por fim, se você tem muito conhecimento prático na cozinha, você pode criar um curso de gastronomia. Há muitas plataformas de cursos onde pode vendê-lo, focando em vários pratos ou num segmento de cozinha em específico.
-
Trabalhar com gastronomia é lucrativo?
A resposta é sim. Dentro da gastronomia, é possível investir pouco em produção e ter garantido um alto retorno do investimento. Além disso, há uma grande variedade de segmentos para você pôr em prática.
Como trabalhar com gastronomia? Simples: conheça suas habilidades, a demanda que o segmento tem e saiba fazer uma ótima divulgação do seu negócio!