Como se organizar para uma rotina de estudos?
Conheça as dicas que te ajudarão a ter uma prática de estudos mais produtiva
Criar uma rotina de estudos nem sempre é fácil. Mas, seja para o vestibular, seja para uma prova, como o concurso de polícia civil MS, por exemplo, é importante saber se organizar, otimizar o tempo e, claro, manter a mente sadia e tranquila para fazer a prova da melhor forma possível.
Sabemos que nem sempre é fácil estudar sozinho, de casa. Uma pesquisa feita pela Unesco com aproximadamente 33 mil jovens brasileiros mostrou que 32% deles têm dificuldade de estudar em casa, por falta de silêncio e tranquilidade.
Além disso, 48% dos entrevistados dizem ter dificuldade para se organizar e estudar on-line. Com isso, a rotina de estudos pode ficar mais complicada e desorganizada, causando estresse e falta de atenção.
Mas, existem alguns métodos e formas de organizar a rotina para alavancar os estudos e otimizar o tempo, fazendo com que você tenha mais facilidade em absorver o conhecimento e fique à frente dos demais candidatos. Confira abaixo:
-
Estabeleça um cronograma
Coloque em um papel tudo que você faz em um dia. Se você só estuda, se trabalha, se precisa sair ou fazer algo específico. Anote tudo e coloque uma média de quanto tempo gasta em cada uma dessas situações.
Depois de anotadas as tarefas, organize seu dia baseado nelas. Separe, nos intervalos, os momentos de estudos para que você tenha disciplina e não deixe de estudar por causa dos afazeres diários.
-
Separe um lugar para ser seu “local de estudo”
Pode ser na escrivaninha, no escritório ou até mesmo na mesa da sala ou de jantar, mas separe um local onde você possa estudar todos os dias.
Nele, coloque seus materiais, como livros, canetas, papéis e bloquinhos de anotações. Esse será seu “ambiente de estudos”, onde você se sentirá conectado e focado.
Lembre-se de, se possível, separar um local que seja silencioso, bem iluminado, confortável e, claro, que seja o mais longe das distrações possível.
-
Estude sempre no mesmo horário
Sabemos que nem sempre é possível estudar todos os dias no mesmo horário. Afinal, os dias têm rotinas e circunstâncias diferentes. Mas estabeleça uma agenda semanal, em que os horários sejam os mais parecidos possíveis.
Se não der para encaixar na sua rotina, faça horários de acordo com os dias da semana. Por exemplo: nas segundas-feiras, estudar à tarde; nas terças-feiras, estudar de noite. Dessa forma, você organiza seu cérebro para ter uma rotina, mesmo que semanal.
-
A todo custo, evite distrações
Quem não gosta de dar uma checada naquela mensagem que chegou no celular, não é? Mas este tipo de ação pode atrapalhar totalmente a organização da rotina de estudos.
Tire de perto de você tudo que possa servir como distração. Celular, aplicativos ou sites no computador e até a televisão. Lembre-se de focar no objetivo daquele momento: estudar. Caso as distrações sejam constantes, ficará mais difícil ter um tempo de estudo de qualidade.
-
Cuide de si mesmo
Não deixe que a rotina cansativa de estudos prive você de cuidar de si mesmo. Tenha uma alimentação saudável, faça exercícios, alongue-se algumas vezes por dia e tire alguns momentos para fazer o que gosta, se divertir.
O esforço intelectual está totalmente ligado ao corpo, por isso, estar bem fisicamente é fundamental para alcançar os objetivos e resultados.
-
Crie metas diárias e a longo prazo
Estabelecer metas é fundamental para organizar os estudos. Os objetivos a longo prazo, como passar no concurso que deseja ou entrar para a universidade que sempre quis, são fundamentais para dar motivação diária. Se possível, escreva-os em um lugar onde você consiga ver todos os dias, para ter cada dia mais força de vontade.
Além disso, é importante ter metas diárias. Elas são importantes para a organização do estudo em si, da rotina. Coloque um número X de questões que pretende fazer, ou quantas revisões vai executar ao longo da semana. Conforme for alcançando os objetivos diários, vai estar mais perto do resultado final.
-
Faça pausas
Por último, mas não menos importante, faça pausas ao longo do dia. Estes momentos de relaxamento também devem fazer parte da sua rotina.
A cada uma hora de estudos, dê uma caminhada de cinco minutos pela casa ou faça um pequeno alongamento. Além disso, a cada três ou quatro horas, pare para comer, fazer algo por diversão, ou até mesmo um exercício físico.
Essas pausas farão com que seu dia seja mais produtivo e seu cérebro não fique tão cansado e propenso a ter um burnout, por exemplo.
Colocando estas dicas em prática e estudando com afinco, você alcançará seus objetivos com muito mais facilidade.