Como resumir textos de forma eficiente
Orientações e técnicas ajudam na hora de sintetizar informações, auxiliando o dia a dia de estudantes e produtores de conteúdo.
O resumo é uma ferramenta útil para o dia a dia dos estudantes e, também, dos profissionais que produzem e editam conteúdos. Mas nem sempre é fácil colocar em poucas palavras as informações mais importantes do texto original. Por isso, conhecer algumas dicas e técnicas ajudam na hora de sintetizar as informações.
Assim como os demais gêneros textuais, o resumo deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão para assegurar a linha de raciocínio do conteúdo. Como define a Universidade Católica de Pelotas (Ucpel) em publicação feita em seu blog, resumir é “extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo.”
Para realizar este trabalho de forma bem feita são necessárias cinco ações: ler, analisar, selecionar, escrever e revisar. A elaboração de um resumo começa por uma leitura calma e atenta do conteúdo original. É nessa primeira etapa que são assimiladas as informações do texto.
Passo a passo para criar um resumo
A partir de uma boa leitura é possível passar para a segunda etapa, que consiste em analisar o que é mais importante e, por isso, não deve ficar de fora do resumo. No caso de conteúdos mais extensos, como livros e publicações científicas, uma dica é fazer essa análise por capítulos.
Outra orientação é anotar essas questões principais para não esquecê-las. Durante a análise, já deve ser feita a seleção de palavras-chave e frases que transmitam a ideia principal dos parágrafos ou capítulos e que, portanto, irão nortear a elaboração do resumo.
Após a seleção, é iniciado o trabalho de escrita. É preciso manter a coesão e a coerência do texto para evitar erros de informação. No caso de resumos acadêmicos, também é importante não deixar de citar a fonte do conteúdo original.
Por fim, é feita a revisão. Além de avaliar a questão ortográfica e corrigir eventuais erros, a Ucpel recomenda verificar se o resumo deixa algum tipo de dúvida. Em caso afirmativo, é preciso acrescentar, retirar ou mudar informações.
Ferramentas on-line
O processo de elaboração de um resumo exige tempo. Quem precisa de maior agilidade pode recorrer às ferramentas on-line para a síntese de conteúdos. No entanto, é necessária atenção para fazer uma boa escolha e garantir a qualidade do texto resumido.
Uma dica é usar alguma plataforma digital para resumir texto online. A tecnologia tem permitido que geradores de texto automático utilizem técnicas de SEO, o que é uma vantagem para quem trabalha com produção de conteúdo digital.
Quem deve fazer resumos
O resumo é também uma estratégia para memorizar conteúdos de forma mais rápida. Por isso, qualquer pessoa que lida com uma grande quantidade de informações pode se beneficiar desse recurso.
No caso de profissionais que trabalham com a produção e a edição de conteúdo, tanto digital quanto em outras plataformas, sintetizar informações faz parte da rotina diária para atrair a atenção de leitores e, também, adequar o texto ao espaço disponível.
Quem também se beneficia do uso de resumos são os estudantes, já que é uma forma de organizar os estudos e auxiliar na fixação dos conteúdos que serão exigidos em uma prova ou uma apresentação de trabalho.