Como os profissionais em robótica testam seus projetos com Arduino
Como os profissionais em robótica testam seus projetos com Arduino
Os profissionais em robótica conseguem testar os projetos com arduino através de uma variedade de testes feitos com Shield, Open Source, além de contarem com o auxílio do computador para conferir se o dispositivo, de fato, funciona como deveria. O Arduino pode ser utilizado tanto por profissionais da área quanto iniciantes em robótica, ou por pessoas que possuem o hobbie de trabalhar com itens tecnológicos.
O que é Arduino e como ele pode ser utilizado na robótica?
O arduino é simplesmente uma ferramenta para realizar o desenvolvimento de hardware e softwares, além de ser um tipo de plataforma chamada Open-Source. Por conta da variedade de formas para aplicar e expandir estes desenvolvimentos, o arduino tornou-se um sucesso para quem necessita criar projetos eletrônicos, como no caso dos profissionais em robótica.
A linguagem em que o arduino se baseia é a C/C++, que conta com uma diversidade de placas pelo mercado. Saiba que esta plataforma se tornou sucesso por ser rápida e conter Shields, placas que dão mais funções para o hardware e auxiliam a desenvolver os projetos necessários.
No caso do hardware do arduino, existe a possibilidade de expansão caso seja necessário, por conta de um projeto mais pesado, que exige uma demanda maior através dos sensores e atuadores que devem ser incorporados.
O que é Open Source?
Open Source significa Código Aberto e se refere diretamente ao código-fonte de algum site ou qualquer aplicativo. Neste caso, a linguagem de programação costuma ser vista por qualquer pessoa que possa o adaptar para determinadas funções.
Muitas vezes os desenvolvedores costumam compartilhar esta ferramenta com outras pessoas, de modo que todos possam conhecer e saber sua importância e função.
O que seria o Shield?
Os profissionais em robótica devem compreender para o que servem os Shields do Arduino, pois são capazes de fornecerem inteligência aos projetos por um microcontrolador, e na grande maioria das vezes, as interações ocorrem através de sensores que atuam como expansores.
LCD Shield keyboard
Este Shield contém em seu display uma sequência alfanumérica com duas linhas de dezesseis caracteres, além de seis botões, que dá a possibilidade dos profissionais em robótica criarem interfaces.
Protoshield
Com o protoshield é possível criar montagens menores, de modo que seja soldado pelas trilhas ou protoboard colocadas na parte superior. O protoshield é extremamente útil, ao possibilitar criar formatos melhores de um projeto simplificado.
Base Shield Groove
Neste sistema Groove, é necessário fazer o bom uso de conectores e outros cabos padrão, para ser possível realizar a ligação dos dispositivos Arduino. O Groove impede que suas montagens sofram com o mau-contato, além de conseguir criar algo mais simples e rápido.
Shield multifunções
Este Shield se concentrará somente em diversos dispositivos, cuja função é a de ser utilizado como um aprendizado durante as montagens dos projetos. Existe no display quatro dígitos, com três botões e o buzzer, que dão a permissão de interagir com o seu controlador, além de haver conectores presentes no Shield que podem realizar a ligação de sensores de temperatura.
Motor Shield
O Motor Shield L29 3D, contém dois chips extremamente específicos que servem para acionar os motores, além de conter capacidade de chaveamento de 16V e 600mA. Através deste Shield se torna possível controlar 4 Motores DC, 2 motores de Passo e Também 2 Servos. Um dispositivo excelente para profissionais em robótica, porque não exige abundância de motores.
Como testar placas Arduino?
Para realizar o devido teste na placa arduino, os profissionais em robótica deverão ter um software chamado Blink, que fará com que as luzes do LED da placa do arduino liguem. Esta é a principal maneira de saber se, de fato, a placa funciona.
Conecte o conector do cabo na placa arduino, a outra entrada deve ser posta na USB de seu computador, neste momento haverá a ligação da luz LED. Coloque para carregar e, através do Blink, mexa em suas configurações para aumentar ou diminuir a velocidade da luz que pisca no LED.
O que são simuladores de Arduino?
Os simuladores de circuito Arduino são ferramentas que dão a permissão aos profissionais em robótica para realizarem protótipos de projetos, que serão feitos rapidamente e de modo barato, diferente dos componentes físicos que costumam pesar um pouco mais no bolso.
As ferramentas auxiliam nos testes de circuitos eletrônicos, que entram em conjunto com o código que será carregado no Arduino. Saiba que não é preciso estar com as peças em posse, além de ser excelente para evitar que haja a compra desnecessária de outros componentes que nem sequer serão utilizados em seu projeto final.
Essas ferramentas ainda conseguem eliminar o risco destes componentes estragarem por conta de conexões ou manipulações errôneas.
Os simuladores são perfeitos para jovens profissionais em robótica que ainda não possuem todas as ferramentas para iniciar a montagem dos projetos, além de sentir certo receio de errar e estragar os componentes do dispositivo.
Os melhores simuladores Arduino – Tinkercad
O Tinkercard possui uma ferramenta chamada Circuits, que é uma plataforma que simula os circuitos mais populares por quem possui o hobbie de mexer com estes itens, além de ser totalmente indicada para os profissionais em robótica que iniciaram a pouco tempo.
Por ser online, a sua utilização é totalmente descomplicada, pois permite que haja a programação do Arduino através de blocos que se convertem em Sketch, que será carregado na placa física do Arduino. O Tinkercard contém uma variedade de componentes, possui outros instrumentos para medição e tensão em corrente, osciloscópio e outros geradores de funções e fontes para bancada.
O Tinkercad dá aos profissionais avisos sobre componentes fora de sua especificação, como seria o caso do LED ligado ao resistor que possui um valor errado, e recebe corrente maior do que deveria.
Virtronics
Esta plataforma é específica para realizar o depuramento dos códigos mais complexos, além de rodar programas linha por linha, conferir valores de variáveis e todos os estados de portas digitais e das analógicas, inclusive. No entanto, o Virtronics não possui nenhuma compatibilidade com os componentes externos do Arduino.
UnoArduSim
Este aplicativo próprio para Windows é gratuito e dá a possibilidade de realizar a depuração linha por linha, assim como o Virtronics, visto que consegue realizar observações gráficas de cada estado apresentado nas portas, mostrar a simulação de outros componentes simplificados, que seria o caso de pushbuttons, chaves DC e os servos.
O UnoArduSim não é recomendado para profissionais em robótica que iniciaram a pouco tempo, por conta de sua interface que pode soar confusa e apresentar funções complexas. Será excelente para quem realmente consegue compreender o funcionamento deste sketch.
Testes simples com simulador de Arduino no PC?
O Virtual Breadboard funciona em ambiente virtual para realizar simulações dos circuitos eletrônicos, montados no protoboard com os microcontroladores. Seu ambiente é inspirado no Microsoft Visual Studio, que orienta os hardwares aos objetos que serão utilizados para transformá-los durante a simulação em um software.
Neste caso, o VBB é capaz de simular uma variedade de dispositivos das linhas PIC16 e PIC18, além de simular os LCDs, servos, motores de passo, LED, EEPROM, DAC e as portas lógicas, que servem exclusivamente para serem utilizados durante a modelação e simulação destes circuitos de alto nível.