Como montar um home office ergonômico?

Descubra dicas para deixar seu ambiente de trabalho confortável e com a sua cara

Muitas empresas já optaram pelo home office para quebrar as barreiras geográficas de contratação de profissionais. Mas foi a partir de 2020 que mais pessoas sentiram o que é realmente trabalhar de casa — e não por opção.

A questão é que boa parte das pessoas estava acostumada a ter a estrutura montada toda no escritório e não tinha espaço adequado em casa para trabalhar. Por isso, as vendas de mesa de computador, cadeiras ergonômicas e computadores cresceram muito desde então.

A pandemia trouxe novos hábitos e, alguns deles, devem permanecer, como é o caso do trabalho remoto. Segundo pesquisas, cerca de 40% das empresas que não trabalhavam assim devem adotar esse modelo de trabalho para sempre.

E aí, como se adaptar? Hoje vamos te ensinar a ter um espaço de trabalho que priorize seu bem-estar. Confira as dicas!

Encontre um espaço calmo

O ponto mais importante do home office é escolher o lugar perfeito para trabalhar. E o quarto não é esse lugar. É normal que muitas pessoas tenham uma escrivaninha no quarto e pode até ser bom para ler, mas não para trabalhar.

Imagine só: você passa, no mínimo, 6 horas diárias trabalhando, e outras 8 horas dormindo, caso tenha uma quantidade boa de horas de sono. Já são 14 de 24 horas dentro do seu quarto. Quem tem TV no quarto pode passar ainda mais vendo séries ou filmes.

Isso não é saudável. Seu cérebro associa aquele local ao trabalho e você acabará nunca descansando de fato. Então, o espaço de trabalho precisa ser separado!

Escolha um lugar calmo e que, de preferência, tenha uma porta para caso precise fazer reuniões ou videochamadas. Elas ajudarão a evitar interrupções.

Tenha a iluminação adequada

Escolha um local onde a iluminação natural chegue. Dessa forma, você evita ligar as luzes durante o dia e consegue economizar um pouco de energia elétrica.

Mas há pessoas que trabalham fora do horário e que precisam de luz artificial para conseguir terminar as tarefas. Por isso, a dica é deixar as luzes amareladas para outros cômodos, não para o local de trabalho. Elas combinam mais com ambientes em que você quer relaxar.

Luzes brancas ou frias são melhores para escritórios e leituras, já que elas ativam a concentração. Aposte também em luminárias de mesas. Além de otimizar a iluminação, elas são ótimas para decorar o ambiente.

Escolha mesas e cadeiras apropriadas

Outra forma de investir em uma melhor qualidade de trabalho no home office é comprar mesas e cadeiras adequadas. Hoje, a reclamação mais comum é que, por falta de preparo, as pessoas usavam o que já tinham em casa. Resultado: dores nas colunas e possíveis problemas na postura.

Para não sofrer com isso, aposte em mesas de altura adequada e cadeiras ergonômicas. Além disso, descanso para os pés, apoio para as mãos e altura correta do computador, no rumo dos olhos, ajuda e muito a evitar problemas de saúde e dores.

Mantenha a organização

Seja em casa, seja no escritório, é sempre importante deixar seu lugar de trabalho bem organizado. Ter o ambiente arrumado permite maior facilidade de concentração e melhora a sua produtividade, além de auxiliar na eficiência da resolução de problemas e afetar diretamente a qualidade das tarefas.

Mantenha à mesa só o que você realmente vai usar. Se você lida com vários papéis, deixe tudo arquivado e organizado de forma a facilitar a busca. Mas se sua vida está inteira no computador, a dica é a mesma. Nada de deixar a área de trabalho bagunçada e cheia de arquivos inúteis.

Vale a pena decorar

Não é porque é um escritório que precisa ter cara de ambiente corporativo, não é? Crie algo com a sua personalidade: invista em quadros, detalhes coloridos, papel de parede, luminárias e até mesmo plantas.

A ideia é criar um espaço confortável e que tenha a sua cara, que você tenha prazer em sentar e trabalhar ali. Mas, claro, nada que seja demais e que atrapalhe sua concentração.

Viu como pode ser fácil ter um ambiente bonito e com foco no seu bem-estar? Com as dicas em mãos, é só aplicá-las e aproveitar seu home office!