Categorias: Artigos

O que fazer para me especializar em gastronomia?

O que fazer para me especializar em gastronomia?

Depois que programas como Masterchef e tantos outros documentários sobre gastronomia foram lançados nos streamings, muitas pessoas tomaram gosto e decidiram fazer cursos para o ramo.

Mesmo não sendo tão simples quanto operar uma botoeira ponte rolante, o que querem mesmo é ‘colocar a mão na massa’ e gerar receitas de dar água na boca. Contudo, o que fazer para se especializar em gastronomia? Se essa pergunta passou pela sua cabeça, vem com a gente que explicaremos a partir de agora!

Faça cursos

Quando você deseja se especializar em algo, é fundamental que corra atrás dos melhores cursos. No caso da Gastronomia, em uma pesquisa rápida na internet, podemos perceber que a variedade é imensa, indo de confeitaria, passando por treinamento de merendeira e vários outros.

No fim das contas, com a possibilidade de ensino à distância, não há porque você não atingir os seus sonhos e transformar aquele hobby em sua principal fonte de renda. Esse pensamento é tão imprescindível para a sua vida quanto a aquisição de um armário de aço 2 portas para escritório de advocacia.

Mise en Place é a chave para o sucesso culinário

Uma das lições que você aprenderá nos cursos é que o mise en place, faz um bom chef. Isso se refere ao ato de organizar todos os ingredientes e garantir que todos os itens estejam no alcance de suas mãos. Comparativamente, se um novo projeto para um avental de chumbo precisa de um ‘passo a passo’, a cozinha também segue essa ordem natural.

Este simples ato de preparar os ingredientes antes de cozinhar gera economia de tempo e dentro de um restaurante, isso é primordial. Dessa forma, você não precisará se afastar do prato e correr o risco de cozinhar demais aquela carne. 

Tenha um raspador de bancadas

Um raspador de bancada, além de sua capacidade de raspar uma massa de sua tábua, também é uma excelente ferramenta para coletar itens picados para, logo depois, transferir para sua panela.

Esse objeto é tão usual quanto as capotas para lanchas em um dia de sol, ou seja, várias pessoas dirão que é desnecessário, mas só estando lá para saber que estão errados. Ao contrário das facas, o item oferece uma superfície mais ampla para mover os ingredientes de um lugar para outro, sem que a cozinha se transforme num caos.

Agora vamos falar das facas

Uma faca afiada pode ser uma das ferramentas mais importantes na cozinha. Mas, claro, o chef deverá aprender a manuseá-la. Tentar cortar com uma faca cega requer mais força e esforço, isso pode gerar pratos feios e, em casos mais sérios, uma ida indesejada ao pronto-socorro. 

Para evitar tudo isso citado acima, amole sua faca com uma pedra ou aço de amolar. Isso cria cortes mais uniformes e, consequentemente, prova que você cuida de cada detalhe para apresentar aos clientes só o melhor.

Limpe tudo!

Certamente, seu professor falará sobre a importância da limpeza durante o trabalho. Uma maneira de fazer isso (seja em casa ou num restaurante) é colocar uma tigela grande no balcão e usá-la como recipiente de lixo enquanto cozinha. 

É a otimização de tempo em sua forma mais coerente. Se for fazer um omelete, quebre os ovos, jogue as cascas ali e, quando terminar, descarte em seu lixo. Além disso, não deixe que os pratos sujos se acumulem na pia. Tem uma máquina de lavar louças? Todo o processo ficará mais fácil ainda!

Tempere adequadamente sua comida

Um prato mal temperado pode arruinar tudo. Mas como saber se está equilibrado? Você precisa provar a comida à medida que for fazendo. Separe um recipiente com colheres para usar, certificando-se de deixar de lado as colheres sujas, evitando, assim, qualquer chance de contaminação cruzada. 

Se o seu prato estiver ‘sem graça’, é provável que consiga corrigi-lo adicionando mais sal e outros temperos como páprica, orégano, cúrcuma e alguns outros (mas avalie, pois cada um tem sua especificidade).

Com tudo isso dito, é questão de tempo para que você consiga aumentar seus dotes gastronômicos e seguir evoluindo a passos largos, até chegar no mais alto de seus sonhos.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhar