Como identificar se meu filho precisa de reforço escolar?
Como identificar se meu filho precisa de reforço escolar?
Confira uma lista com os pontos que devem ser analisados em relação ao aprendizado infantil
Embora seja normal que um aluno tenha dificuldade em algumas matérias na escola, é importante que os pais observem até que ponto essa questão pode interferir no aprendizado do filho e, caso notem a necessidade, não hesitem em contratar um professor particular para acompanhar a criança de perto.
Isso, porque, com o auxílio de produtos escolares (um planner, por exemplo), o profissional cria uma rotina de estudos, elabora materiais e exercícios, responde dúvidas e incentiva — tudo com foco total no aluno em específico.
Como funciona o reforço escolar?
Como o objetivo do reforço escolar é atender às necessidades e auxiliar o aluno a atingir seus objetivos particulares, a duração pode variar entre semanas, meses ou até mesmo todo o ano letivo.
As aulas podem ser presenciais ou online e, de acordo Conteúdo Básico Comum (CBC) do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devem contemplar as seguintes competências básicas:
- comunicação;
- resolução de problemas;
- fomento à pesquisa e apuração;
- análise, interpretação e síntese de informações e saberes.
Essas aptidões auxiliam os alunos não apenas em sua vida escolar, como também na evolução da autonomia com seus estudos.
Como saber se o seu filho precisa de aulas de reforço escolar?
Agora que você já sabe como o reforço escolar funciona e de que forma pode contribuir para o aprendizado do seu filho, confira abaixo alguns sinais que podem indicar a necessidade de aulas particulares.
Rejeição a uma determinada matéria da grade escolar
Alguns alunos se cobram bastante para ter um bom desempenho em determinadas matérias, o que pode causar uma espécie de bloqueio quando o resultado esperado não é atingido.
Nesse caso, as aulas de reforço podem ajudar na identificação e também na superação da dificuldade de aprendizado.
Dificuldade em assimilar informações na sala de aula
O método de ensino aplicado em sala de aula pelos professores nem sempre será o melhor para todos os alunos. Alguns podem não se adaptar e, consequentemente, refletir esse problema no boletim escolar, com notas baixas.
Além de conversar com o professor sobre isso, uma boa forma de resolver ou até mesmo prevenir essa situação são as aulas de reforço. Com a metodologia de ensino focada no seu filho, o professor particular colocará o aprendizado dele em dia.
Mesmo se empenhando nos estudos, as notas são baixas
Você sabe que seu filho estuda em casa, presta atenção nas aulas e, mesmo assim, tira notas baixas. Não se desespere, é normal que isso aconteça com uma ou outra matéria em específico.
Mais uma vez, nesse caso o diálogo é importante. Por isso, converse com seu filho para saber o que ele acha sobre ter aulas de reforço. Explique que um professor particular pode auxiliá-lo, tirar dúvidas e cobrir possíveis falhas no aprendizado.
Falta de motivação com os estudos
É importante que os pais entendam que deixar o filho estudar sozinho uma matéria que ele está com dificuldades o deixará cada vez mais desmotivado.
Nos primeiros dias, a criança até pode tentar, mas, à medida que perceber que não está conseguindo assimilar os assuntos e resolver as lições de casa, certamente perderá o foco.
Dessa forma, as aulas de reforço podem ajudar a resgatar o contato com os estudos e a ajuda do professor particular pode melhorar a motivação. Consequentemente, a melhora do desempenho na escola tende a impactar positivamente o relacionamento familiar.
De todo modo, os pais devem ter em mente que o apoio incondicional é a chave para o sucesso dos filhos nos estudos. Por isso, uma boa conversa pode mudar o rumo do desempenho escolar.
No entanto, caso cheguem à conclusão de que a melhor saída é o reforço escolar, basta contratar um professor particular de confiança e, de preferência, com boas recomendações, que a criança será bem assistida.