Como identificar equipes desmotivadas?
Os colaboradores de uma empresa são um dos principais pilares para o sucesso da companhia, seja ela uma empresa multinacional ou uma fabricante de estrutura metálica para telhado.
Por isso, é de suma importância que haja uma preocupação genuína com o bem estar e motivação desses colaboradores para que o ambiente de trabalho contribua para que haja eficiência.
A desmotivação de uma equipe pode trazer diversos prejuízos para uma companhia, portanto, é importante que um gestor saiba identificar se sua equipe está motivada o suficiente.
Neste texto, iremos falar sobre como identificar equipes desmotivadas. Fique conosco e acompanhe.
Quais os impactos de uma equipe desmotivada?
Antes de falarmos sobre como identificar uma equipe desmotivada, vamos falar sobre os impactos que isso pode trazer para uma empresa.
A falta de motivação de uma equipe certamente irá impactar na produtividade, além de ser um sentimento que acaba sendo cultivado e pode ir se espalhando por toda a companhia, impactando todo um setor dentro da empresa.
Além disso, outra consequência da desmotivação é que um profissional de uma empresa de automação predial, por exemplo, que não tem motivação para cumprir suas funções, certamente terá um alto nível de absenteísmo, o que traz consequentemente prejuízo financeiro para a companhia.
Um colaborador desmotivado também pode impactar na relação entre a empresa e o seu público, afinal, um profissional desmotivado, certamente, não irá atender o cliente com a empatia necessária para garantir um atendimento de qualidade.
Para conseguir gerir uma equipe desmotivada, é importante que o gestor coloque em prática algumas ações que farão toda a diferença e que podem mudar esse quadro, veja.
- Crie um relacionamento direto e transparente com a equipe;
- Mostre um interesse real no bem estar e desenvolvimento de cada profissional;
- Defina objetivos com exatidão;
- Implemente a flexibilidade;
- Transmita confiança;
- Gratifica sua equipe.
Saiba como identificar uma equipe desmotivada
Agora que já vimos os impactos que uma equipe desmotivada pode trazer para uma empresa, vamos falar sobre como identificá-la.
Quando uma equipe está desmotivada há alguns indícios que expõem o problema.
- Conflitos constantes: os conflitos constantes são um sinal de que a equipe não está satisfeita, o que acaba impactando no relacionamento de todos os envolvidos, resultando em conflitos entre si;
- Indiferença: quando o trabalho se torna indiferente, bem como seus resultados, o colaborador tende a entrar em modo automático e nada mais fará diferença.
Um profissional que trabalha em uma empresa de peças de ônibus, por exemplo, se entra em modo automático, não se atenta aos detalhes do trabalho e traz impactos para a qualidade final de seus resultados;
- Faltas e atrasos: faltas e atrasos em excesso é um sinal clássico de desmotivação, onde o colaborador faz de tudo para passar menos tempo no ambiente;
- Queda de qualidade: quando o colaborador diminui sua produtividade ou entrega resultados inferiores do que costuma entregar, pode ser um sinal de desmotivação com o trabalho.
De modo geral, é fundamental que a empresa esteja aberta a conversas e ouvir o seu colaborador. A comunicação é indispensável para começar a colocar em prática as resoluções para esse tipo de problema em uma organização.
E então, nosso artigo foi útil para você? Esperamos que sim. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.
Este conteúdo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais