Categorias: Artigos

Como fortalecer o sistema imunológico? 4 dicas

Como fortalecer o sistema imunológico? 4 dicas 

Entender como fortalecer o sistema imunológico é essencial para desfrutar de saúde e bem-estar, afinal de contas, com isso é possível diminuir a incidência de infecções e doenças graves, fortalecendo o corpo de dentro para fora.

A imunidade alta pode reduzir as vezes que fica doente ao longo dos anos. Mesmo que não seja possível afirmar que nunca vai ficar gripado se tiver um bom sistema imune, a qualidade de vida certamente é elevada com esse fator.

Nesse post, vamos mostrar o que fazer para ter todos esses benefícios, focando principalmente na ingestão de vitaminas para a imunidade. Gostou da ideia? Então continue lendo!

O que é o sistema imune?

O sistema imune é o responsável por combater microorganismos causadores de doenças e proteger o nosso corpo de agentes externos que possam prejudicá-lo, funcionando por meio de órgãos e conjuntos celulares que detectam, neutralizam e eliminam vírus, bactérias e outras ameaças.

Eles promovem a produção de anticorpos, que servem especificamente para impedir o desenvolvimento de doenças. Para quem procura como fortalecer o sistema imunológico, o ideal é ter hábitos saudáveis para sua rotina, e transformá-los em compromisso de longo prazo com o seu bem-estar.

Também vale destacar a ação dos leucócitos no sistema imune, que são células da corrente sanguínea, conhecidas popularmente como glóbulos brancos. Existem diversos subgrupos, mas todas compõem a defesa do organismo contra doenças.

Eles servem de barreira para que o corpo não seja afetado pela ação de patógenos, até que a ação de anticorpos seja implementada.

Como saber se tenho imunidade baixa?

De modo geral, um sistema imune fraco afeta não só a capacidade de prevenir e combater doenças, mas também a incidência e intensidade de males recorrentes no dia a dia. Além disso, os níveis de energia tendem a ficar extremamente baixos. 

As infecções respiratórias podem se tornar cada vez mais frequentes, fortes e duradouras, por conta da incapacidade de combater a ação dos patógenos no ciclo de contaminação, sem mencionar que isso pode resultar em gripes mal curadas, com sintomas que não passam.

Fatores como enxaqueca, febre, náuseas, vômitos e diarreia podem se tornar recorrentes, o que tende a continuar enfraquecendo o organismo, diminuindo a energia para a rotina e aumentando o risco de problemas de saúde.

Como saber se minha imunidade está boa?

Por outro lado, a imunidade alta resulta em sintomas mais raros e leves, além de elevar a produtividade e disposição para concluir tarefas no dia a dia. 

O que indica que está tudo bem com as defesas do corpo é, além da baixa incidência de infecções respiratórias, quadros cada vez mais rápidos e leves quando elas acontecem, já que o organismo está preparado para enfrentar a ameaça com mais eficiência.

Em geral, o risco de problemas crônicos ou graves também cai, proporcionando maior bem-estar. Para o dia a dia, você pode se sentir mais disposto, produtivo, enérgico e dedicado, além de dispor de melhor habilidade motora e de raciocínio.

Como fortalecer o sistema imunológico?

E como fortalecer o sistema imunológico? O que fazer para se recuperar da imunidade baixa e desfrutar de todos os benefícios de estar com as defesas do organismo em dia?

O mais importante é ter consciência de que o compromisso com a saúde é algo que demanda compromisso. Não é que precisa abrir mão das coisas que gosta, mas as atitudes em prol do seu bem-estar devem ser suas prioridades.

Para mostrar o caminho, separamos quatro áreas principais que precisam ser atendidas quando o desejo é fortalecer a imunidade. São elas:

  • alimentação;
  • exercícios;
  • bons hábitos diários;
  • hidratação.

1. Alimentação com vitaminas boas para imunidade

Um ponto central quando se fala de imunidade é a alimentação, em especial a ingestão de vitaminas e minerais essenciais para estimular, manter e recompor o arsenal de defesa do nosso corpo. Entre os principais nutrientes para esse fim, temos:

  • Vitamina A: boa para renovação celular e capaz de estimular a produção de colágeno, ao mesmo tempo que traz ação antioxidante para combater o envelhecimento precoce das células;
  • Vitamina C: famosa na prevenção da gripe, a vitamina C pode melhorar a capacidade de cicatrização, estimula a ação dos linfócitos, tem ação antioxidante e ajuda a sintetizar a carnitina e o colágeno;
  • Vitamina D: ajuda a fortalecer as estruturas celulares, como ossos, nervos e músculos, além de regular a absorção e aproveitamento de cálcio no organismo;
  • Vitamina E: pode melhorar a resposta imune contra inflamações e estimular o bom funcionamento dos anticorpos;
  • Minerais: além das vitaminas, minerais como zinco e selênio também podem oferecer efeito antioxidante e muitos outros benefícios para a imunidade.

Além de incluir fontes alimentares desses nutrientes na sua dieta regular, também é recomendado que evite comidas industrializadas, gordurosas e ultraprocessadas.

2. Exercícios físicos

É comprovado que a prática de atividades físicas melhora a imunidade, além de promover a sensação de alegria e bem estar por meio da liberação de endorfina no cérebro. Até mesmo práticas leves, de cerca de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana, já são ótimas para o corpo.

Pode ser o caso da prática de ioga, caminhada e corrida, que servem para movimentar, melhorar a capacidade motora, reduzir o estresse e estimular a produção de anticorpos.

3. Hábitos para a rotina

Atitudes simples podem ser essenciais para promover o seu bem-estar e fortalecer a imunidade. É o caso de tomar pelo menos 15 minutos de banho de sol todos os dias, o que estimula a produção natural de vitamina D no organismo.

A qualidade do sono também é de grande importância nesse quesito, devendo ser profundo e capaz de reparar o corpo de um dia para o outro. Ideal é dormir pelo menos oito horas todas as noites. Para isso, é recomendado montar uma rotina mais tranquila e livre de estímulos antes de ir para a cama.

Por fim, vale a pena considerar o descarte de hábitos que fazem mal para a saúde, como o tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, consumo exagerado de alimentos pobres em nutrientes, entre outros.

4. Hidratação 

Você certamente já ouviu falar que é recomendado beber pelo menos dois litros de água todos os dias, não é mesmo? E isso é bastante importante para promover a boa resposta imunológica, uma vez que a água participa de várias funções biológicas importantes, essencial para uma vida saudável e ativa.

Por isso, coloque a hidratação como uma das suas prioridades, levando uma garrafinha para onde for.

Essas medidas podem parecer simples, mas são um ótimo ponto de partida, principalmente se você não estava se preocupando muito com a saúde, sedentário e ficando doente com frequência. Esperamos que o conteúdo tenha incentivado a procurar melhores hábitos para sua rotina. 

Se gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhar o post com amigos e familiares. Até a próxima.

*Post produzido em parceria com o blog Portal da Saúde.

Referências consultadas:

Penn Medicine [Internet]. 6 Signs You Have a Weakened Immune System. Disponível em: https://www.pennmedicine.org/updates/blogs/health-and-wellness/2020/march/weakened-immune-system. Acesso em dezembro/2022.

Harvard Health [Internet]. How to boost your immune system. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system. Acesso em dezembro/2022.

Pasadena Health Center [Internet]. 4 Benefits of a Healthy Immune System. Disponível em: https://www.pasadenahealthcenter.com/blog/healthy-tips/4-benefits-of-a-healthy-immune-system/. Acesso em dezembro/2022.

Instituto Butantan [Internet]. Saiba como nosso sistema imunológico trabalha para eliminar os vírus e bactérias que tentam nos atingir. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/saiba-como-nosso-sistema-imunologico-trabalha-para-eliminar-os-virus-e-bacterias-que-tentam-nos-atingir. Acesso em dezembro/2022.

Compartilhar