Como estudar vendas de forma eficiente: 5 ações efetivas
Todo vendedor passa pelo desafio de continuar se aprimorando e adotando novas técnicas e conhecimentos para a sua profissão. Não importa se o produto que ele vende é um software de gestão ou carros seminovos, é importante entender como estudar vendas de forma eficiente para aumentar a sua taxa de conversão, bater metas com maior frequência e garantir uma posição mais importante dentro da organização em que trabalha.
Os vendedores do Brasil são muito únicos. De um lado, é fato que eles são os mais rápidos do mundo. Em uma pesquisa com mais de 70 mil times de vendas espalhados pelo planeta, os brasileiros fecham uma venda a cada 28 dias, o que foi o melhor tempo registrado entre os times. A média anotada por lá foi de 36,5 dias para o fechamento de uma venda entre as equipes mais produtivas. No entanto, ainda há muita coisa a melhorar. Por exemplo, os vendedores do Brasil ficaram em penúltimo lugar em uma pesquisa de simpatia perante o público.
Isso tudo pode ser melhorado e otimizado com estudo. Mas como estudar vendas de forma eficiente? Confira algumas dicas abaixo!
5 dicas de como estudar vendas de forma eficiente
1. Faça uma triagem de cursos
Uma das primeiras ações para aumentar a eficiência dos seus estudos em vendas é fazer uma boa triagem das opções disponíveis. Existem muitas alternativas de cursos, palestras e workshops de assunto na Internet, mas não são todos que são válidos para cada contexto.
Para começo de conversa, alguns cursos são simplesmente fracos em termos de conteúdo. São materiais praticamente “copiados” de manuais básicos de vendas e vendidos como se fossem algo novo ou recém-lançado.
Em segundo lugar, existem conteúdos que são únicos e de boa qualidade, mas que você já conhece. Não vale a pena revê-los, pois são coisas que você já coloca em prática todos os dias.
Depois de fazer essa triagem inicial, você pode ver quais são as opções mais interessantes e dividi-las entre as muitas áreas dentro das vendas, pelo custo e pela facilidade para você aprender e usar.
2. Teste o conteúdo na prática
O ser humano é uma criatura que aprende fazendo. Em vez de simplesmente ler um manual ou ver uma aula, nós realmente só aprendemos alguma coisa quando a colocamos em prática.
Por isso, você precisa testar o conteúdo das suas aulas de vendas na prática. Essa é a única forma de realmente conseguir bons resultados no seu aprendizado. Ao utilizar o que você vai aprendendo, você consegue entender as particularidades e compreender os detalhes e nuances de cada técnica.
Uma dica é: aprendeu algo novo hoje? Tente encaixá-lo em uma venda amanhã. Aos poucos, você conseguirá os resultados que deseja.
3. Foque em métricas
Uma maneira de aumentar a eficiência do seu estudo é medir o seu progresso em métricas específicas de desempenho. Por exemplo, suponha que o seu objetivo seja desperdiçar menos negociações e você começou a estudar um curso que promete ensinar uma técnica para salvar contatos que estão praticamente perdidos.
No início do estudo, determine a sua métrica atual e a controle com o tempo. O ideal é que ela melhore conforme você vai dominando melhor a técnica, tanto no intelectual, quanto no nível prático.
4. Divida o trabalho de vendas em várias áreas diferentes
Vender é um trabalho dividido em diversos fatores diferentes. Você tem a apresentação, a negociação e o fechamento. Além disso, tem o nível de preparo do cliente, o seu nível de preparo, as condições econômicas e muito mais, incluindo as suas técnicas de persuasão, linguagem e abordagem.
Por isso, divida o trabalho de vendas nessas várias áreas diferentes e estude cada componente para que a sua máquina de vendas fique sempre oleada e bem montada.
Por exemplo, se você acha que a sua apresentação está ruim, faça cursos que vão melhorar isso, desde dicas para se vestir melhor até cuidados de higiene pessoal ou controle de voz, tom e linguagem corporal.
Talvez você ache que o que falta é aquela arma matadora que realmente fecha uma negociação. Sendo assim, procure por técnicas e cursos especializados em fechar vendas.
5. Aprenda sobre seu produto e o uso no dia a dia
O seu produto se vende sozinho. Se ele for bom, claro. Se for um bom produto, ele se vende por conta própria. No entanto, para isso, é preciso que o seu consumidor ou cliente entenda o que é o produto e quais suas vantagens. Esse é o seu papel.
Para fazer isso, é necessário que você entenda melhor sobre o seu produto. Por isso, estude sobre ele, suas aplicações práticas e como ele funciona da maneira certa.
Agora que você entendeu como estudar vendas de forma eficiente, pode começar a colocar essas dicas em prática para tirar o melhor proveito possível das suas sessões de estudo. Assim, o resultado que você obterá será sempre melhor do que no dia anterior, já que um profissional estudado e atualizado sempre vende mais do que um que não tem tantos recursos à sua disposição.
Gostou das nossas dicas e vai colocá-las em prática? Então conte abaixo qual será o primeiro curso de vendas que você fará!