Como estudar de forma mais eficiente
Saber como estudar de forma mais eficiente é muito importante para todo mundo que quer passar em algum tipo de vestibular ou entrar em algum curso específico. Afinal de contas, a concorrência para qualquer área ou tipo de formação é muito alta e somente os mais preparados conseguem aproveitar essas oportunidades e ser aprovados nos mais diversos concursos.
Para muitos, estudar melhor é igual a estudar mais. Ou seja, quanto mais horas com o livro aberto, melhor. No entanto, isso não é verdade. Normalmente, aqueles que são aprovados nos principais concursos e provas estudam bastante sim, mas estudam principalmente de forma inteligente e eficiente. Quanto melhor for o seu plano de estudos, maiores as chances de ser aprovado.
Quer aprender como estudar de forma mais eficiente? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
Como estudar de forma mais eficiente: 5 dicas
1. Faça um plano de estudos de acordo com o seu objetivo
Cada objetivo requer um tipo de plano de estudos diferente. Um concurso público ou vestibular, por exemplo, exigirão grande bagagem de conhecimentos gerais, enquanto o concurso EAGS ou uma prova para OAB visam conhecimentos específicos.
Monte um cronograma mensal, semanal e diário de acordo com a sua meta. Para fazer isso, calcule quantos meses existem entre o início de seus estudos e a data da prova. Divida então as matérias entre os meses, e os assuntos entre as semanas. Guarde um dia da semana para fazer revisão do conteúdo.
2. Estude sempre no mesmo horário
Criar uma rotina de estudo deixa o seu cérebro mais propenso a focar quando chega o horário pré-estabelecido. Estudar todos os dias no mesmo horário acostuma o corpo a relaxar e reduzir a ansiedade para ampliar o foco no aprendizado.
Escolha um horário que seja possível de manter todos os dias e não quebre o padrão. Assim como acontece com exercícios físicos, desrespeitar a rotina muitas vezes tornará mais difícil criar motivação para retomar as atividades.
3. Faça pausas quando necessário
Certifique-se de que tanto no seu plano de estudos quanto na agenda semanal haja espaço para o descanso. É importante recompensar positivamente o corpo e a mente quando tarefas são completadas, como forma de estimulá-lo a manter o estudo e para recuperar o cansaço acumulado.
Planeje pausas ao longo do horário de estudo, tire dias de folga durante a semana e não se esqueça das férias. Um sinal para interromper os estudos do dia é quando não há mais foco no que se está lendo ou ouvindo.
4. Não se sobrecarregue
Estude bastante, mas não se sobrecarregue. Muitos estudantes sofrem de burnout e estresse pelo excesso de estudo e a pressão de tirar boas notas. Uma atitude que prejudica o resultado e causa o burnout é continuar estudando depois que o cérebro perdeu o tempo de atenção. Fazer isso pode criar uma aversão aos estudos e impossibilitar a sua mente até de sentar-se para ler.
Por isso, entenda a hora de estudar e a hora de se divertir. Pratique exercícios físicos e faça atividades que tragam prazer, como conviver com a família e com os amigos. Durma a quantidade de horas necessárias, pois o sono também incapacita a absorção de conteúdo e aumenta o estresse.
5. Cubra fraquezas e otimize forças
Suponha que você queira entrar em um vestibular específico. Comparando suas capacidades com a nota de corte padrão do curso, você percebeu que vai muito bem em Português e Matemática, mas vai mal em Geografia, História e Inglês. O que fazer?
A primeira ação é cobrir as suas fraquezas. Portanto, é dedicar mais tempo do seu estudo nessas três matérias que você tem mais dificuldade. Por quê? Porque elas custam caro dentro do seu planejamento. Todas as disciplinas valem pontos e o ideal é que você consiga pelo menos metade dos pontos de cada matéria. Portanto, é vital que você dedique mais tempo e energia a consertar aquilo que “custa” na sua classificação.
Além disso, é importante que você explore também as suas forças para melhorar ao máximo a sua pontuação, especialmente em disciplinas que valem mais. Por exemplo, Português e Matemática são as matérias mais valiosas em praticamente todos os concursos. Por isso, é vital ter uma ótima pontuação nelas, preferencialmente acertando todas as questões. Isso jogará sua nota final lá para o alto.
Se sobrar tempo, dedique-se a melhorar aquelas disciplinas que não são nem pontos fortes e nem fracos, apenas para otimizar sua nota e garantir um desempenho um pouco melhor.
Agora que você já viu como estudar de forma mais eficiente, é hora de colocar as nossas dicas em prática e aumentar as suas chances de ser aprovado onde quer que você queira. Lembre-se de que a fórmula básica é entender o que é exigido de você, fazer uma comparação entre o seu estágio atual e o necessário para a aprovação e então traçar um plano de estudo que cubra suas fraquezas e otimize seus pontos fortes.
E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!