Categorias: Artigos

Como Conseguir um Emprego Home Office: Conheça os Melhores Sites, Dicas e Muito Mais!

Como Conseguir um Emprego Home Office: Conheça os Melhores Sites, Dicas e Muito Mais!

Em dúvida sobre como conseguir emprego home office? Veja dicas valiosas para encontrar oportunidades de trabalho remoto e se destacar no processo seletivo.

 Está interessado em um trabalho Home Office?

Se você deseja ter um tipo de trabalho com horário flexível, que ajude a economizar tempo e dinheiro; invista na modalidade home office. Com esse tipo de emprego você consegue conciliar outras responsabilidades, como cuidar de crianças ou familiares. Também melhora a qualidade de vida e torna o cotidiano profissional mais agradável.

Trata-se de um mercado que cresce cada vez mais, por isso o número de vagas para diversos cargos dessa categoria só aumenta. Além disso, diferentes sites disponibilizam ótimas oportunidades para aqueles que querem trabalhar online sem a necessidade de se deslocar todo dia a empresa.  

Contudo, por contar com todas essas vantagens é como bastante concorrido e requer um pouco de preparo. Sendo assim, este texto ajudará você a conhecer melhor como funciona o trabalho remoto. Também lhe dará dicas preciosas para conseguir um emprego home office e se dar bem nele. Então, confira!

Sobre o Home Office

Antes de descobrir como conseguir um trabalho home office é importante entender em que consiste exatamente esse sistema de emprego. Portanto, veja abaixo quais as vantagens e desvantagens que você terá com essa forma de ocupação.

O que é home office?

O home office ou trabalho remoto é uma modalidade de emprego em que a pessoa realiza suas atividades profissionais fora do ambiente físico do escritório ou empresa. Em vez de se deslocar até um local, ela exerce suas funções de casa ou de qualquer outro lugar com acesso à internet e às ferramentas necessárias para realizar suas tarefas.

Conseguir desempenhar uma atividade desse jeito oferece vários benefícios, como a possibilidade de equilibrar a vida pessoal e profissional. Além disso, não existe perda de tempo no transporte e maior ganho com a flexibilidade de horários. Sem mencionar que ainda há uma redução de custos para a empresa e para o trabalhador. 

Por que as empresas começaram a fazer o Home Office?

Um grande número de companhias percebeu após a pandemia que o home office é bem vantajoso. Ele apresenta vários pontos positivos como diminuição de custos operacionais e mais agilidade para a organização do trabalho. Outro detalhe interessante é que as organizações conseguem ter acesso a uma quantidade maior de funcionários.

Tanto indireta quanto diretamente gerar empregos remotos serve para aumentar o quadro de funcionários, agilizar processos e atender às demandas dos clientes com melhor eficiência. Além disso, com maior autonomia e liberdade de horários, os colaboradores se sentem mais confortáveis e conseguem aumentar a produtividade.

Vantagens de trabalhar Home Office

Quem consegue um emprego home office tem o privilégio de poder montar sua própria jornada de trabalho, ajustada com as necessidades pessoais. Exercer uma profissão desse modo é bom para economizar tempo com transporte. Há ainda uma ótima diminuição de gastos com roupas formais e refeições fora de casa.

Outro benefício é que você consegue ter mais tempo livre para se dedicar a outras atividades, como hobbies, exercícios físicos ou passar bons momentos com a família. Sem o estresse do trânsito ou dos problemas no escritório se sente mais relaxado. Fora isso, pode desenvolver muitas outras habilidades.

Desvantagens de trabalhar Home Office

Uma das principais desvantagens de atuar na modalidade home office está na falta de interação social, que pode levar ao isolamento e criar a sensação de solidão. Além disso, alguns profissionais encontram dificuldade em manter a rotina e se concentrar. Consequentemente, isso afetará a produtividade e prejudicará o desempenho.

Nesse tipo de emprego, você pode ter problemas por causa da falta de equipamento adequado e sobrecarga de trabalho. Outro dilema são as distrações que surgem no ambiente, como barulho de televisão alta, cachorros latindo, familiares falando etc. Então para conseguir trabalhar sem empecilhos é importante saber se organizar.

Como conseguir um emprego Home Office

Como você faz seu currículo e onde procura emprego home office pode garantir a conquista de uma vaga. Assim sendo, veja na sequência dicas para aumentar suas chances de encontrar trabalho remoto o mais rápido possível.

Mantenha o currículo e portfólio atualizado

Além das informações padrões, para montar um bom currículo é importante destacar habilidades necessárias para um emprego home office como capacidade de trabalho em equipe, boa comunicação e autonomia. Também não deixe de mencionar o conhecimento em técnicas, software ou de outras ferramentas relevantes para realizar as tarefas.

Mesmo que não tenha experiência crie um portfólio para demonstrar o que consegue fazer, por exemplo, se a vaga é para designer, elabore algumas artes. Caso já tenha participado de algum projeto, inclua descrições detalhadas das atividades que fez. Lembre-se ainda que você pode desenvolver um site e colocar suas criações em um arquivo PDF.

Tenha habilidades essenciais para home office e cursos online em dia

Saber usar bem o excel, powerpoint e word são essenciais para qualquer trabalho home office hoje em dia, isto porque as empresas utilizam essas plataformas para controles e gerenciamentos, ou até mesmo produção de conteúdos, como é o caso do canva, por exemplo. Por isso, ter feito cursos sobre e inclusive ter certificados para comprovar seu domínio é uma boa. 

Algumas empresas costumam pedir inglês e/ou espanhol intermediário também, portanto, caso ainda não tenha confiança em suas habilidades ou precise melhorar seus conhecimentos na área, não deixe de fazer os cursos oferecidos por A Nossa Escola.

Procure e se cadastre em sites de emprego

O jeito mais fácil de conseguir um emprego como colaborador em home office é fazendo buscas em vários sites. Então, descubra a seguir 6 portais que mais oferecem vagas para profissionais que se interessam por trabalho remoto.

Black Vagas

Atualmente há várias empresas como Black Vagas procurando tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo, com maior diversidade. Portanto, oferecem oportunidades de emprego, inclusive home office especificamente para profissionais negros. Esse tipo de vaga você acha em grupos direcionados para afrodescendentes nas redes sociais.

Portais sites como EmpregueAfro, Catho, Vagas.com e o Trampos.co correspondem a outro meios de localizar trabalhos remotos para trabalhadores negros. Fora isso, você pode ainda conversas com amigos e realizar pesquisas com as palavras-chaves “diversidade”, “inclusão”, “profissionais negros” junto com o termo “home office”.

Vagas

O site Vagas dispõe de uma enorme quantidade de oportunidades de empregos e entre elas você acha várias opções para home office. Para utilizar o portal o processo é bem simples, basta cadastrar seu currículo e pela página principal fazer pesquisas com termos como “Teletrabalho”, “Trabalho Remoto”, “Trabalho à Distância” etc.

No campo “Onde”, digite a cidade em que você mora ou deixe em branco para ver vagas de qualquer lugar do Brasil. Existe ainda a possibilidade refinar as buscas usando filtros como nível de experiência, tipo de contrato, setor de atuação, entre outros. Quando o resultado aparecer leia atentamente as descrições para confirmar se é home office.

Remotar

O site Remotar é uma plataforma de busca de empregos especificamente para trabalhos remotos. Sendo assim, não deixe de incluir seu currículo nesse portal e também de procurar vagas nele. Nesse caso, é possível realizar pesquisas com a palavra-chave home office ou simplesmente com a profissão de seu interesse.

Há uma boa variedade de categorias para você conseguir uma oportunidade. Por exemplo, têm empresas contratando no setor administrativo, financeiro, atendimento, suporte, programação, comunicação, marketing e mais. O serviço pode ser feito como freelancer ou por um período indeterminado.

Freelancer.com

O portal Freelancer.com permite que você localize trabalho home office temporário facilmente. No entanto, como há bastante concorrência, para aumentar suas chances de conseguir um emprego nessa plataforma é aconselhável que realize os seguintes passos. Cadastra-se com um perfil completo para chamar a atenção dos empregadores.

Inclua uma foto profissional, uma descrição clara sobre suas habilidades e experiência, além de apresentar exemplos de trabalhos anteriores. Procure por atividades que você esteja qualificado para fazer e ao enviar uma proposta destaque suas competências. Mantenha uma comunicação aberta à realização do projeto e nunca ultrapasse prazos.

Workana

Você também deve deixar seu currículo cadastrado no Workana para conseguir um emprego home office. Essa plataforma reúne vagas para trabalhos remotos com contratantes de diferentes lugares do mundo. O site tem oportunidades para o setor de TI, design, multimídia, tradução, marketing, vendas e mais.

Basicamente, para se candidatar a uma vaga basta incluir seu currículo na plataforma e enviar uma proposta quando localizar projetos que se encaixem ao seu perfil. Um diferencial desse portal é que você pode encaminhar portfólios diferentes de acordo com o tipo de tarefa e empresa para qual deverá prestar serviço.

Outra opção é procurar vagas pelo Google Jobs

Muitas empresas que oferecem trabalhos remotos costumam postar essas vagas em plataformas de emprego online como o Google Jobs. Por esse motivo, é recomendável que realize buscas no Google com a palavra-chave “home office” e “trabalho remoto”. Você também pode usar outros critérios como a área de atuação e nível de experiência.

Ao localizar algo de seu interesse você será direcionado a um site específico, mas seja cuidadoso e verifique a reputação dessa plataforma antes de inserir seus dados. Infelizmente, existem páginas fraudulentas que disponibilizam vagas falsas para roubar suas informações. Desconfie de empregos muitos fáceis com salários muito altos.

Dicas para trabalhar Home Office

Para conseguir manter um trabalho home office você precisa se organizar. Pensando nisso, confira as 5 dicas a seguir para obter a melhor experiência com um emprego remoto.

Tenha os equipamentos necessários para o seu trabalho

Para conseguir ser produtivo você necessitará de eletrônicos que favoreçam seu bom desempenho no home office. Então, lembre-se que ter um par de fones de ouvido pode ser útil para manter o foco e bloquear ruídos externos. Uma webcam permite que se comunique por videochamadas com seus colegas com máxima eficiência.

Contudo, o equipamento mais importante é o computador, pois se ele travar com frequência quando rodar alguns softwares, será um problema. Além disso, ele precisa ser compatível com tecnologias recentes, senão você perderá oportunidades. Caso você queira encontrar um ótimo modelo, veja também Os 12 Melhores Notebooks para Trabalho.

Procure ter uma boa conexão de internet

A quantidade mínima de megabytes (MB) necessária para ter uma boa conexão com a internet e conseguir trabalhar num emprego home office varia. Depende do tipo de atividade que você precisa executar online. No entanto, para que tenha uma noção se o pacote de dados da sua casa é suficiente, considere alguns aspectos.

Por exemplo, apenas para navegar na web e enviar e-mails, uma conexão de 1 a 2 Mbps atende os requisitos. Se tiver que realizar videoconferência, o ideal é que ela seja de pelo menos 10 Mbps. Transferir arquivos grandes regularmente como uploads de vídeo ou downloads de grandes softwares pesados requer no mínimo 50 Mbps de capacidade.

Crie uma rotina de horários

Para conseguir combinar um emprego home office com uma vida pessoal melhor é necessário desenvolver uma rotina. Portanto, não deixe de estabelecer um horário de início e término do trabalho. Vista-se, por mais tentador que seja ficar de pijamas, colocar a vestimenta adequada ajudará você se sentir mais profissional e concentrado.

Durante o expediente faça pausas regulares para esticar as pernas e descansar os olhos, tente fazer isso a cada uma ou duas horas.  Além disso, use uma agenda ou um aplicativo que ajude você a ter um controle das suas tarefas e prazos. Por fim, desconecte-se após o trabalho, desligue o computador e vá aproveitar o resto do dia.

Tenha um ambiente e móveis confortáveis para trabalhar sem dor

Se um profissional não tiver uma mesa e uma cadeira adequada para realizar as tarefas do seu emprego home office, sentirá dores nas costas, braços, pulsos e pernas. Com isso, ficará desanimado para realizar as tarefas. Então, lembre-se que a altura da superfície da mesa deve estar em torno de 72 a 76 cm para uma pessoa de tamanho médio.

Quanto ao assento o ideal tem que possuir suporte para a coluna e os ombros, além de apoio para os braços e altura ajustáveis. Também precisa ser largo para o usuário e dê preferência, almofadado. Aliás, para encontrar poltronas ergométricas que oferecem o máximo conforto, não deixe de conferir também As 10 Melhores Cadeiras Presidente.

Procure evitar distrações e um ambiente silencioso

Quando conseguir um emprego home office, você precisará de um lugar tranquilo para fazer bem seu trabalho. Sendo assim, reserve na sua casa um espaço com pouca circulação de pessoas e ruído externo para que você possa se concentrar facilmente. Mantenha esse local bem iluminado, organizado e com equipamentos adequados.

Se o ambiente ao redor for muito barulhento, usar fones de ouvido com cancelamento de ruído ajuda a diminuir esses sons. Também desative as notificações do celular, verifique as mensagens e e-mails em horários específicos. Deixe claro para amigos e familiares só interromperem seu trabalho em caso de emergência.

Aproveite as dicas e arranje um emprego home office dos seus sonhos!

A pandemia do COVID-19 acelerou a tendência do trabalho remoto em todo o mundo. Por esse motivo, cada vez mais empresas estão dispondo vagas de emprego home office. No entanto, como há bastantes opções disponíveis no mercado, é importante saber se preparar para poder conquistar uma chance.

Então, lembre-se de montar um bom portfólio e currículo com informações relevantes. Depois, cadastre-se e procure por uma oportunidade nos principais sites com ofertas de trabalho a distância e se organize para conseguir obter os melhores resultados. Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar de todos os benefícios que o home office oferece.

Compartilhar