Carteiras de criptomoedas: como mantê-las seguras?
Carteiras de criptomoedas: como mantê-las seguras?
Depois de escolher como e onde comprar criptomoedas, você precisará encontrar carteiras de criptomoedas para mantê-las seguras. O número de carteiras blockchain continua a crescer e excederá claramente os atuais 50 milhões.
Essas carteiras digitais suportam uma ampla variedade de criptomoedas, incluindo moedas estáveis (que estão vinculadas 1: 1 a um equivalente fiduciário, como o dólar americano), ativos de blockchain nativos, como chips baseados em BTC e ERC-20 e outros padrões.
Mantê-las seguras em carteiras de criptomoedas é uma parte crítica do quebra-cabeça. Felizmente, existem dezenas de opções de armazenamento, cada uma com seus próprios benefícios e vantagens.
Se você é novo no mundo das criptomoedas, pode ficar chocado com o número de opções de carteira disponíveis para você.
Como funcionam as carteiras de criptomoedas
As carteiras criptomoedas são como contas bancárias online. Cada carteira tem um endereço, uma chave pública e uma chave privada.
Sua carteira não armazena seus fundos digitais. Estes estão no blockchain. A carteira dá acesso aos fundos, um endereço para recebê-los e uma interface para fazer transações. Se você não compartilhar a chave privada com ninguém, os fundos em sua carteira pertencem inteiramente a você e você pode gastá-los como quiser.
Em uma carteira, você pode enviar criptomoedas para amigos, familiares ou comerciantes. Você pode receber tokens de outras pessoas, ver o valor do seu portfólio de criptomoedas e trocar um ativo por outro. Algumas carteiras de criptomoedas permitem que você compre usando diferentes métodos de pagamento. Vamos considerar algumas possibilidades.
Carteira 1: carteiras de custódia
Você deve memorizar uma chave privada com carteiras de custódia. Na verdade, talvez você nunca veja uma chave privada. O custodiante – geralmente uma exchange de criptomoedas – atua como um banco, protegendo suas criptomoedas por meio de mecanismos de segurança de nível militar.
Essa é uma opção conveniente para pessoas que têm medo de perder suas chaves privadas (e, portanto, acessar seus ativos digitais). Isso é ótimo para os recém-chegados.
Embora as bolsas de valores tenham sido invadidas ao longo dos anos e os usuários tenham perdido fundos, as modernas bolsas de criptomoedas usam armazenamento a frio seguro para proteger fundos e usam as medidas de segurança mais avançadas da indústria de computadores.
Carteira 2: carteiras sem custódia
Com uma carteira sem custódia, você receberá uma chave privada que deve ser armazenada. Se você perdê-lo, os fundos de criptografia não poderão ser recuperados.
Você pode importar a chave para qualquer carteira de criptografia, o que permite acessar seus ativos de blockchain. Isso significa que não há risco de perder suas moedas, mesmo se você perder seu smartphone ou notebook ou excluir o software – desde que você tenha a chave privada.
As carteiras de papel têm um código QR ou a chave privada completa impressa literalmente em um pedaço de papel. As carteiras de metal geralmente são do tamanho de uma carta de baralho. Uma folha de aço ou titânio tem sua chave privada gravada nela.
As carteiras de hardware digital são as carteiras sem custódia mais populares. São pequenos dispositivos eletrônicos que se conectam via USB ou Bluetooth. Inertes a vírus de computador e malware (já que estão offline), esses dispositivos geralmente oferecem segurança adicional, como códigos PIN e autenticação em duas etapas. Suas chaves privadas são criptograficamente seguras em sua carteira de hardware e nunca são expostas a hackers ou cópias.
As carteiras sem custódia são ótimas, porque o risco de perder seus fundos é minúsculo. Suas criptomoedas estão seguras, a menos que alguém roube maliciosamente suas chaves ou quando você perder sua chave privada – ou se você for enganado para baixar uma carteira falsa que dá aos ladrões desonestos acesso aos seus fundos de criptografia.
Qual opção é melhor para você?
As criptomoedas são preciosas. Assim como sua carteira de criptomoedas. Faça uma pequena pesquisa e escolha uma solução que equilibre segurança com acessibilidade. Com a carteira digital certa, que protege seus pertences, você dormirá bem por anos.
A maneira mais fácil de começar – e provavelmente a mais segura – é confiar em uma conta de custódia com a familiaridade da proteção da cotação criptomoedas por senha que pode ser redefinida ao verificar seu ID.
Conclusão
Os incentivos dos bancos centrais estão fazendo com que as moedas locais em todo o mundo percam seu poder de compra. Essa é outra razão pela qual a criptomoeda pode ser vista como uma proteção contra a inflação – ou um investimento que pode ajudar a acumular riqueza em um portfólio digital.