Carreiras em 2021 no Brasil: entenda o cenário
É fato que não existem muitas promissoras carreiras em 2021 no Brasil. O país passa por uma situação de mais de 14 milhões de desempregados, além de algumas dezenas de milhões de informais. No geral, existe mais gente desempregada ou informal do que no mercado de trabalho formalizado. É, sem dúvidas, uma crise sem precedentes. No entanto, isso não significa que seja uma crise que afete todo o mercado.
Na verdade, existem algumas carreiras específicas que ainda estão em crescimento no Brasil, enquanto outras estão perdendo força. Por isso, é importante ter esse conhecimento em mente caso você tenha a intenção de mudar de área nesse ano ou esteja entrando agora no mercado de trabalho. Saber qual é o estado do “campo de batalha”, por assim dizer, ajuda a garantir uma posição melhor.
E aí, quer entender o cenário das carreiras em 2021 no Brasil? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Como está o mercado de trabalho no Brasil?
Quem diz que o mercado de trabalho no Brasil está vivendo um bom momento não está sendo honesto. Afinal de contas, como já mencionado, temos mais pessoas desempregadas, sem procurar emprego ou informal do que trabalhando de maneira formalizada. Essa é a primeira vez na série histórica que registramos esse resultado.
Na prática, o que isso significa? Que a produção de empregos formais está em baixa e as coisas parecem ter alguma dificuldade para mudar.
Uma das razões para essa situação é a Reforma Trabalhista de 2017. Isso porque ela permitiu a terceirização da atividade-fim das empresas, além de ter flexibilizado várias regras trabalhistas, o que aumentou significativamente a presença de pessoas informais no mercado, trabalhando como MEIs ou PJs em suas empresas.
A pandemia do novo coronavírus, claro, também é culpada. Depois de um ano de PIB pequeno (2019), ela complicou ainda mais a situação causando um dano econômico considerável e mais uma queda do PIB na década (2020). Isso, sem dúvidas, causa uma diminuição do emprego.
Além disso, o país vinha em uma receita econômica de estrangulamento comercial para deter a alta da inflação. Com a taxa Selic a quase 15% ao ano em 2016 e 2017, o financiamento e o crédito ficaram caros e o consumo foi reduzido, diminuindo a atividade comercial e gerando desemprego.
Ou seja: vínhamos de um período de arrocho econômico com a expectativa de crescimento quando a inflação ficasse controlada em 2019 e 2020. No entanto, em 2019 a economia não reagiu ao esperado e em 2020 sofreu o baque do coronavírus.
A junção desses fatores criou a crise de emprego atual e, pelos vistos, demorará um tempo para que ela seja superada. Isso significa que a situação é péssima em todos os lados? Não necessariamente.
Existem boas opções de carreiras em 2021 no Brasil?
Ainda existem algumas boas opções de carreira no Brasil, especialmente nas áreas de tecnologia, marketing, agricultura e alguns setores de serviços. No entanto, é preciso funcionários bem treinados para poder aproveitar essas vagas.
Os dois segmentos mais interessantes são tecnologia e marketing. Isso porque eles estão em constante movimento, evoluindo sem parar, o que permite que profissionais entrem em vagas interessantes sem precisar de uma faculdade. Isso não significa sem estudo, claro: é necessário mais do que um curso básico de informática para poder aproveitar as vagas. É preciso cursos avançados, que realmente explorem o que são as novidades do setor. A faculdade é muito longa para isso, mas os cursos particulares não.
O setor de agricultura também é promissor, mas aí já é necessário um conhecimento mais profundo e técnico para poder conseguir uma boa colocação.
Imigrar é uma opção nesse momento?
Para muitas pessoas, imigrar agora pode ser uma opção atraente. No entanto, não é bem assim. Isso porque a mesma situação está acontecendo na maior parte dos países, especialmente na Europa e nos EUA, que sofreram bastante com a crise do novo coronavírus.
Além disso, muitos países não estão aceitando viajantes brasileiros, já que a pandemia ainda está em alta por aqui, especialmente com variante brasileira do vírus.
Portanto, no momento não é muito vantajoso tentar imigrar. A expectativa é que, com a aplicação das vacinas, a situação comece a melhorar nos próximos meses.
Agora que você viu esse resumo básico da situação do mercado de trabalho no país, já sabe se deve tentar investir em alguma das promissoras carreiras em 2021 no Brasil ou tentar alguma outra alternativa. Por enquanto, como mencionado, imigrar não é uma opção válida, já que a pandemia do novo coronavírus tem afetado os voos internacionais e a possibilidade de tirar documentos para viver em outro país. No entanto, essa é uma alternativa que vai ficando mais interessante conforme o tempo passa. Ao mesmo tempo, a expectativa é de recuperação econômica em 2021. Por isso, o melhor é acompanhar os resultados e moldar seu plano com base nisso.
Gostou do conteúdo? Então conte para a gente o que você pretende fazer em 2021!