Aprender outros idiomas é mais importante do que você imagina
Aprender outros idiomas é mais importante do que você imagina
Em um mundo cada vez mais interconectado, falar outros idiomas é uma habilidade vital e que lhe dá a oportunidade de se envolver com o mundo de uma maneira mais imediata e significativa.
Desta forma, é correto dizer que deverá sair de trás de sua mesa rustica de madeira e se preparar para competir e ter sucesso a curto, médio e longo prazo. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.
Conecte-se!
Um dos aspectos mais gratificantes da experiência humana é a possibilidade de nos conectarmos com os outros. E fazer isso com alguém que fala outro idioma é incrível. Os bilíngues têm a oportunidade única de se comunicar de forma pessoal e profissional com qualquer um ao redor do mundo.
Sem contar que esta conexão pode estar atrelada aos aplicativos e sites que disponibilizam aulas. Eles servem tanto para aqueles que estão dando os primeiros passos, quanto para aqueles que já atuam em uma empresa internacional no ramo de cantoneira de alumínio e querem praticar outro idioma.
Avance em sua carreira
Falar outro idioma pode ser uma vantagem competitiva que o diferencia de seus colegas. Elas estão entre as principais habilidades exigidas de todas as ocupações e a demanda por profissionais bilíngues está aumentando exponencialmente.
De fato, entre as últimas décadas, o número de vagas de emprego voltadas, especificamente, para candidatos bilíngues mais que dobrou. Como incentivo adicional (se é que isso ainda é necessário), em muitos casos, essa habilidade também leva a maiores salários. Seja qual for a sua aspiração de carreira (ator, gestor numa fábrica de usinagem de precisão ou qualquer outra), estará à frente da multidão!
Alimente seu cérebro
Os muitos benefícios cognitivos de aprender línguas são inegáveis. As pessoas que falam mais de um idioma têm memória aprimorada, habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico, além de maior concentração, capacidade de multitarefa e melhor escuta.
Eles alternam entre tarefas concorrentes e monitoram as mudanças em seu ambiente com mais facilidade do que os outros, além de exibir sinais de flexibilidade. Se isso não bastasse, à medida que envelhecemos, ser bilíngue ou multilíngue também ajuda a evitar o envelhecimento mental e o declínio cognitivo.
Aprofunde sua conexão com outras culturas
A linguagem é a conexão mais direta com outras culturas. Ser capaz de se comunicar em outro idioma nos expõe e promove uma apreciação pelas tradições, religiões, artes e história.
Imagine, por exemplo, se fizer uma viagem para a Disney e não souber falar em inglês. Com certeza perderá grande parte daquilo que está sendo apresentado no show. Em um contexto mais abrangente, lhe dará maior compreensão e, por sua vez, promoverá tolerância, empatia e aceitação dos outros – com estudos mostrando que as crianças que estudaram outro idioma são mais abertas e expressam atitudes mais positivas em relação à cultura associada a esse idioma.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.