Aparelho ortodôntico autoligado: quais os modelos e vantagens?
O aparelho ortodôntico autoligado é um uma variação dos modelos de aparelhos convencionais que existem. No caso do aparelho autoligado podem haver algumas vantagens se comparado aos outros tipos de aparelho.
Separamos aqui neste texto tudo sobre este tipo de aparelho, o que é, para que serve e suas vantagens quando comparado ao aparelho comum.
O que é o aparelho ortodôntico autoligado?
Primeiramente, você precisa entender o que é o aparelho autoligado ou autoligável, antes de saber detalhadamente sobre a nova forma de deixar o sorriso funcional e esteticamente melhor. A diferença dele para os demais aparelhos é que, neste modelo, o uso das borrachinhas tradicionais é dispensado, o que torna o bráquete a base para sustentar o fio que fica preso a ele.
Apesar de ter sua estrutura diferente, o autoligado cumpre a mesma função que os tratamentos tradicionais. No entanto, possui características específicas que o tornam melhor em relação ao modelo convencional. Esse tipo de aparelho ainda possui a vantagem de ser confeccionado em material metálico, de porcelana ou plástico.
No modelo autoligado o aparelho consegue substituir a borracha por uma espécie de presilha, que se fixa ao arco ortodôntico, isso faz com que o atrito entre os dentes seja reduzido e a estabilidade do tratamento seja aumentada.
Para entender melhor, nesse caso há uma melhoria na qualidade de vida do paciente, isto porque a evolução do tratamento é muito rápida. No entanto, é importante que se faça a consulta com o profissional para saber se o aparelho autoligado é o mais indicado em seu caso.
Vantagens do aparelho autoligado
Apesar da diferença entre os modelos parecer pequena, ele pode trazer várias vantagens para o paciente. Separamos algumas delas para ajudar em sua escolha.
A movimentação dos dentes é maior e sem tanto atrito
Devido às estruturas do aparelho, o arco ortodôntico e a tampa dos braquetes ser de metal, o atrito entre as duas é menor, o que permite uma maior movimentação dos dentes sem necessitar exercer tanta força.
E por isso, nesse tipo de aparelho os resultados alcançados são melhores, principalmente nos tratamentos em que é preciso fazer uma expansão da arcada dentária ou movimentar os dentes. Como acontece no caso de dentes que nascem em locais errados, dentes desalinhados, mordida cruzada, dificuldade de deglutição etc.
Menores dores
Como o atrito entre o arco ortodôntico e os braquetes são menores, a força exercida sobre eles para realizar sua movimentação também é menor. E esta é uma das vantagens do aparelho autoligado para o paciente.
Os danos ao tecido da boca também são menores, pois a força aplicada e a tensão passam a ser menores.
O tempo de duração do tratamento é menor
Outra grande vantagem deste modelo, é que como a movimentação acaba ficando mais fácil o tempo do tratamento diminui. E hoje em dia as pessoas estão cada vez mais procurando por resultados rápidos.
E com certeza os pacientes irão preferir, um tratamento que possa entregar os resultados que ele espera em pouco tempo, do que um que entregue estes resultados, mas de forma demorada.
No caso do aparelho autoligado, essa rapidez é vista, principalmente, nas fases iniciais de alinhamento e nivelamento dos dentes, que apresentam resultados mais perceptíveis logo no início.
Exige um número de visitas menor
Mais uma vantagem do aparelho autoligado é que o paciente precisa ir menos vezes ao consultório do dentista. Ao invés das consultas mensais feitas no caso do aparelho convencional, o paciente vai precisar realizar suas consultas de 8 a 12 semanas.
A consulta pode ser algo chato durante o tempo com o aparelho, e por isso reduzir o número de consultas necessárias pode ser uma vantagem e tanto.
É mais higiênico
Por não possuir as ligaduras elásticas, o aparelho autoligado é mais higiênico do que o comum. Eles são mais fáceis de limpar e ainda acumulam menos resíduos alimentares, que são os grandes vilões causadores das cáries e de placas bacterianas.
Além disso, ele permite que os pacientes não rasguem as ligaduras elásticas e soltem os arcos ortodônticos do aparelho, durante a limpeza da boca, o que pode comprometer a eficácia entre uma consulta e outra.
Sua estética é melhor
Essa é uma dica que chama a atenção de muitas pessoas, principalmente dos mais velhos, que não querem chamar muita atenção usando o aparelho e por isso preferem opções mais discretas.
O aparelho autoligado permite essa discrição enquanto corrige os seus dentes. Neste modelo os braquetes do aparelho podem ser confeccionados com material translúcido e suas peças são menores do que no sistema convencional, o que o torna mais estético.
Por que devo usar o aparelho autoligado?
E agora que você conhece bem este aparelho, vamos mostrar o porquê você deve usá-lo. De modo geral o aparelho autoligado é bastante recomendado pelos dentistas, pois qualquer pessoa que precisa realizar qualquer tipo de alinhamento dos dentes pode optar pelo modelo sem medo. Além disso, o aparelho autoligável consegue acoplar nele outras estruturas, como o difusor de arco.
Se em seu caso o dentista indicar o aparelho fixo, e permitir o uso do autoligado, prefira este modelo, pois ele garante mais conforto e reduz o tempo de tratamento. E o fato de eliminar as borrachinhas do procedimento tradicional traz um resultado positivo.
Ele ainda não é somente uma opção mais estética, o aparelho autoligado tem menos atrito na boca o que permite aos dentes trabalharem de forma eficiente, sendo também uma opção mais clínica. Além disso, existem casos em que apenas essa intervenção corrige o posicionamento dentário.
Quais são os modelos disponíveis de aparelhos ortodônticos autoligado?
Se você vai apostar neste modelo de aparelho, precisa saber que existem três tipos de aparelhos autoligados, vamos falar aqui um pouco sobre cada um.
Aparelho autoligado tipo estético
Neste modelo todos os bráquetes são feitos com material transparente.
Aparelho autoligado tipo metálico
Todos os bráquetes deste modelo são metálicos, mas ainda são discretos, pois não precisam de borrachinhas para prender o fio.
Aparelho autoligado tipo estético-metálico
Neste caso, na parte anterior os bráquetes são transparentes e na parte posterior são metálicos.