Alinhamento de rodas: o que é e quando fazer?
Alinhamento de rodas: o que é e quando fazer?
Alinhamento de rodas: O que é e quando fazer? Saiba qual a importância desse procedimento para melhorar e garantir a segurança na condução do seu veículo, através das principais informações reunidas neste conteúdo.
O que é alinhamento das rodas?
O alinhamento da direção do carro é um processo feito para garantir que as rodas funcionem bem paralelas umas às outras e estejam em contato com a superfície da estrada no ângulo adequado.
É necessário garantir a estabilidade na condução e tirar o máximo partido dos pneus, prolongando a sua vida útil. É, portanto, um assunto de extrema importância, pois afeta nossa segurança ao volante e também importa economicamente.
Você deve alinhar a direção após a troca de amortecedores ou juntas esféricas, a cada troca de pneu, em caso de colisão, contra um meio-fio ou passagem por buracos a uma determinada velocidade.
Preste atenção, porque vamos aprender tudo o que você precisa saber sobre alinhamento de direção.
Como saber se as rodas do carro estão desalinhadas?
A seguir, confira como saber se as rodas do carro estão desalinhadas:
- Vibrações no volante durante a condução.
- Os pneus não retornam à sua posição original após uma curva.
- A direção trabalhou muito e mudou seu comportamento durante as manobras.
- O volante não está totalmente centralizado ao dirigir em linha reta.
- O carro tende a desviar para a esquerda ou para a direita quando você solta o volante.
Além das causas citadas, o próprio uso diário do carro pode ocasionar o progressivo desalinhamento das rodas do veículo. Portanto, diante de algum dos sintomas mencionados, o melhor é ir a uma oficina, onde o mecânico fará o alinhamento do carro.
Como e quando fazer o alinhamento das rodas?
Quando as rodas do veículo estão corretamente alinhadas, a estabilidade do veículo melhora, evitam-se as vibrações e obtém-se um maior conforto na condução e um melhor cuidado com os pneus que irão manter as suas características intactas durante mais tempo.
Para conseguir isso, as máquinas são usadas em uma oficina mecânica profissional. Existem diferentes equipamentos disponíveis para fazer isso, desde alinhadores mecânicos até modernos alinhadores digitais. Na oficina procederão ao alinhamento da direção da viatura.
Antes de fazer isso, verifica-se a frente do carro, a suspensão, a junta, as juntas esféricas, as buchas, a direção para ver se não tem folga, o sistema de freio e outros componentes. Depois de tudo revisado, é colocado em uma plataforma elevatória de veículos.
Ali, as rodas são colocadas sobre as placas goniométricas e, antes da largada, é verificada a superfície dos pneus em busca de locais onde tenha ocorrido desgaste, conforme citado acima. Dessa forma, é possível saber qual é o problema de alinhamento.
Também é verificado se a pressão dos pneus está correta e o volante está centralizado.
Ao comprar um conjunto de pneus Michelin 215 55 r16 para substituir os antigos, ou realizar o rodízio de pneus, bem como, ao observar os sinais de desalinhamento, você deve procurar por uma oficina mecânica para realizar o trabalho.
Processo de alinhamento das rodas
Em seguida, inicia-se o processo de alinhamento dos pneus:
- As rodas são fixadas pelos aros por meio das garras e as placas goniométricas são conectadas.
- Os painéis de garra são detectados pelos sensores e começam a fornecer informações.
- Para compensar o capotamento, o veículo é levantado na parte traseira para liberar as rodas. O computador deve exibir valores dentro de uma faixa adequada se a compensação estiver correta.
- Quando as rodas traseiras estiverem deslocadas, faça o mesmo com as dianteiras.
- Trilha, divergência de canto, lançamento e ângulo de viragem máximo são então medidos.
- O freio é liberado e o sistema de suspensão é batido para um bom assentamento do mesmo.
- Os sensores são nivelados e fixados, girando as rodas conforme indicado pelo equipamento, a fim de verificar o ângulo de saída e o ângulo de avanço da roda dianteira.
- Uma vez que a direção é reta, o nivelamento dos sensores é verificado.
- Quando as rodas retornarem à sua posição reta, teremos os dados de medição.
- O equipamento mostra os dados dentro dos valores adequados em verde e os que estão fora dos valores considerados toleráveis em vermelho.
Com esses dados é possível saber dados como deslocamento entre eixos, atraso entre eixos, atraso do eixo traseiro, ângulos em relação ao eixo traseiro, etc.
Caso seja necessário fazer uma correção, os mecânicos realizarão um processo para tal. Terminado o processo, o programa mostra dados comparativos antes e depois do ajuste dos pneus do carro.
Finalmente, o veículo é testado na estrada. Desta forma, verifica-se que o ajuste foi realizado corretamente, verificando a estabilidade do veículo durante a condução e durante as manobras.