Adaptação escolar: como tornar esse período mais fácil
Adaptação escolar como tornar esse período mais fácil
O início das aulas pode deixar a criança com medo da nova rotina. Veja o que fazer para facilitar esse processo
Entrar em uma escola pode ser um pouco difícil para as crianças. Os colegas, a nova rotina, o ambiente e os horários exigem uma habilidade de adaptação que, muitas vezes, elas não estão preparadas para lidar. Os adultos, portanto, podem auxiliar nesse processo, tornando a adaptação escolar algo mais prazeroso.
Quem está mudando de escola também pode passar por problemas. Afinal de contas, está deixando amigos e professores com os quais já estava acostumado. Se essa troca é algo constante — quando um dos responsáveis precisa se mudar com frequência, por exemplo —, isso é ainda pior para a criança, já que ela não consegue criar laços por muito tempo.
Independentemente do motivo, é responsabilidade dos adultos facilitar essa troca e auxiliar a criança a desenvolver sua inteligência emocional. Levá-la para comprar o material escolar, a necessaire e os livros que irá utilizar pode ajudá-la a se animar com a nova rotina.
Veja como facilitar a adaptação escolar para o pequeno.
Converse com a criança
Passar por uma nova fase dá medo, não importa a faixa etária. Contudo, a criança ainda não criou ferramentas para lidar com tantas novidades. Quando ela está indo para a escola pela primeira vez, a mudança é ainda mais brusca, já que ela irá para um ambiente totalmente novo, com adultos e crianças com as quais ela não está acostumada.
É fundamental, portanto, que o adulto converse com a criança e explique por que ela está indo para a escola, que vai encontrar novos amigos, aprender brincadeiras, estudar e ter muitas novidades para contar quando chegar em casa.
Explicar sobre a disciplina também é importante. Agora, a criança terá que se adaptar a uma nova rotina e, enquanto estiver na escola, os professores serão as pessoas a quem ela deverá obedecer.
Deixe o canal de diálogo aberto
A criança precisa se sentir segura para contar o que aconteceu dentro da escola. Os professores a tratam bem? Ela tem feito novas amizades? O que fazem durante o dia? O que ela aprendeu hoje?
Conversar bastante é uma forma de transformar a ida à escola em uma excelente experiência.
Mostre fotos antigas
Nada mais bacana para a criança do que saber que seus pais também foram à escola. Mostre suas fotos quando criança, com amigos, durante as aulas e festas. Conte as histórias da época e diga que ela também vai ter várias outras para contar.
Se possível, mostre também fotos dos avós dela. Quanto mais exemplos, melhor.
Envolva a criança
Os pequenos se interessam muito mais quando estão envolvidos no processo. Por exemplo: se a criança tem dificuldades em comer, ela vai valorizar muito mais as refeições se ajudar os responsáveis a prepará-las. A mesma lógica serve para a escola: ela vai ficar muito mais empolgada a ir se ajudar a preparar a mochila, o uniforme e o material escolar.
Antes do ano letivo começar, leve a criança para conhecer a escola e comprar os materiais. Como pode ser complicado levar as crianças às compras — afinal, os pequenos costumam gostar dos materiais mais caros — converse e explique que só poderá levar o que está dentro do orçamento. Mas tente combinar custo-benefício levando cadernos, lápis e estojo lúdicos, com personagens do agrado dela.
Tenha paciência
Nos primeiros dias, é comum que a criança tenha crises de choro e faça birra ao chegar à escola. Portanto, é preciso também incluir a despedida na conversa sobre o início das aulas.
O ideal é que, se a criança estiver com medo, o adulto fique por algum tempo até que ela se sinta tranquila e ambientada. Mostre, também, que essa mudança na rotina é uma oportunidade de fazer descobertas e viver aventuras.
Por fim, nada de sair sem se despedir. A criança pode se sentir abandonada, o que é ainda pior.