A Importância do Cuidador na Vida de Idosos
A população idosa no Brasil vem crescendo a cada ano e, justamente por isso, a procura por casas de repouso e cuidadores tem sido cada vez maior. Mas afinal, o que faz um cuidador e qual a sua importância na vida de idosos?
É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje!
Portanto, continue acompanhando a leitura com atenção para saber tudo de mais importante a respeito deste assunto!
O papel do cuidador e a sua importância na vida de idosos
Envelhecer faz parte do processo natural da vida e ao chegar na melhor idade, isto é, a partir dos 60 anos, diversos idosos passam por mudanças fisiológicas que os fazem ter certos problemas e dificuldades em relação às tarefas do dia a dia.
Como consequência, há uma maior dependência e necessidade de auxílio de outras pessoas.
E é aí que entra o papel do cuidador de idosos!
O que faz o cuidador de idosos
Basicamente, o cuidador de idosos é uma pessoa responsável por prestar assistência a indivíduos que estão na terceira idade, de modo a contribuir para que estes tenham uma melhor qualidade de vida.
Sendo assim, o cuidador ajuda o idoso com diversas atividades diárias, desde arrumar e limpar a casa, até preparar refeições, auxiliar com a higiene pessoal, levar ao médico e dar os remédios certos, nos horários certos.
Ou seja, o cuidador desempenha um papel fundamental na vida de idosos, pois os ajuda a viver de uma maneira mais digna e normal, sem ter que enfrentar diversos obstáculos e desafios todos os dias.
E isso torna-se ainda mais relevante para aqueles idosos que possuem doenças mais graves e limitações, como andar de cadeira de rodas.
Isso porque, essas pessoas necessitam de cuidados ainda mais especiais e, devido à rotina e aos compromissos do dia a dia, nem sempre os familiares estarão por perto para poder ajudar.
Inclusive, o cuidador ajuda e gera um alívio não só para o idoso, mas para os familiares dele também, afinal, como dissemos, nem sempre o filho, a filha, o sobrinho, a sobrinha, etc. vão conseguir dar a atenção necessária e proporcionar os cuidados que ele precisa.
Além disso, o cuidador é uma pessoa que ouve o idoso, que conversa com ele e que reserva um tempo para escutá-lo.
E, apesar de ser uma atitude simples, ela é bastante significativa para o bem-estar e saúde mental da pessoa na terceira idade.
Afinal, muitos idosos sofrem de depressão e possuem um sentimento de solidão e até mesmo abandono, visto que as coisas não são mais como antigamente.
Por isso, ouvi-los com atenção é sempre importante.
Contexto do novo coronavírus (Covid-19)
Cuidar de idosos é uma tarefa que, apesar de ser desafiadora em muitos casos, é essencial para que essas pessoas possam viver bem, com mais saúde e qualidade de vida.
E, considerando o contexto da Covid-19, esses cuidados tornam-se ainda mais importantes e necessários, visto que muitos idosos estão passando mais tempo em suas casas, devido às medidas de restrição e combate à pandemia.
Por isso, seja você cuidador ou não, tenha em mente que os cuidados com pessoas idosas agora nesse momento conturbado é fundamental!
O mercado para cuidadores de idosos
Dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que no Brasil há mais de 30 milhões de idosos e que esse número tende a crescer nos próximos anos.
Ou seja, o mercado para cuidadores está bastante aquecido e em plena expansão.
Sendo assim, quem pretende atuar nessa área tem diversas opções para escolher.
Por exemplo, o cuidador pode trabalhar em um residencial para idosos sp, em hospitais, em lares (home care), em clínicas e muito mais.
Porém, é claro que para isso, é necessário estudar bastante e se qualificar, para assim estar apto e preparado para ajudar os idosos nas mais diversas atividades do seu dia a dia.
Portanto, se você tiver interesse em se aprofundar sobre este assunto, faça o nosso curso de cuidador de idosos. Há diversas aulas incríveis e conteúdos completos para auxiliá-lo.
E para finalizar, nós separamos a seguir algumas características importantes referentes ao perfil que cuidadores de idosos devem ter, veja!
- Ser responsável;
- Ter empatia;
- Estar aberto para o diálogo;
- Ser organizado;
- Ter paciência;
- E ser flexível.