Categorias: Artigos

7 estratégias de marketing que você deve conhecer

Novos canais estão surgindo constantemente na Internet, para os quais são necessárias estratégias de marketing adequadas. Condições perfeitas para os anunciantes fundirem estratégias comprovadas com inovações.

Porque se os métodos clássicos de marketing são usados ​​de maneira direcionada no mundo digital, isso às vezes leva a resultados surpreendentes.

Marketing clássico: vantagens e desvantagens

Muitas empresas ainda dependem do marketing de saída via TV, rádio ou anúncios. O grande alcance desses canais tradicionais ainda os torna atraentes para os profissionais de marketing, mas é difícil abordar o público – alvo de maneira direcionada. As perdas por dispersão estão na ordem do dia.

O marketing online, por outro lado, ganha na área da mensurabilidade: A eficiência da publicidade pode ser verificada a qualquer momento e otimizada com o software de marketing adequado e idealmente adaptado ao respectivo público-alvo.

Como você desenvolve uma estratégia de marketing?

Antes de decidir sobre uma estratégia de marketing , a primeira etapa deve ser determinar seus objetivos de marketing . Análise o estado atual da sua empresa comparando parâmetros como vendas, market share, lucratividade, imagem e satisfação do cliente com as expectativas futuras, ou seja, o estado-alvo da sua empresa.

Os pontos fortes e fracos da sua empresa podem ser determinados com a ajuda de uma análise SWOT ( FOFA). Você também deve realizar uma análise de mercado e examinar seus concorrentes para poder destacar de forma otimizada seu ponto de venda exclusivo em suas medidas de marketing.

Estratégias de marketing: 7 estratégias importantes

1. Experiência em marketing

Com o marketing orientado para a experiência, você permite que seus clientes em potencial tenham uma experiência de marca pessoal única.

Essa estratégia de marketing tem tudo a ver com a interação com a marca: isso pode ser feito, por exemplo, como parte de um evento da nova linha de sapatenis masculino (ou evento online) onde os clientes podem experimentar a marca de perto, experimentando os produtos.

Com isso, os clientes não só têm a oportunidade de se convencerem diretamente de suas ofertas, mas também de associar a marca a uma experiência especial, o que tem um efeito positivo na fidelidade à marca.

2. Marketing por meio de feiras comerciais (online)

Uma grande oportunidade para os profissionais de marketing B2B combinarem marketing offline e online são as feiras e exposições nas quais o respectivo setor se reúne – durante e após os períodos de pandemia, também online. 

Os organizadores de feiras comerciais online agora também oferecem rede digital e estandes de exposições virtuais, que serão de grande importância em 2021 e além.

Porque eles não são adequados apenas para networking: a grande vantagem de tais eventos é a alta densidade do público-alvo, e é por isso que um pouco mais de esforço pode valer a pena nos preparativos – se sua aparência, por exemplo, uma tela criativa, for compartilhada em mídia social, você se beneficia que é uma gama adicional.

3. Marketing direto

Com a rede digital quase completa, atender aos clientes se tornou descomplicado. Boletins informativos e marketing por e- mail são uma maneira fácil e eficiente de manter contato com os clientes.

Para que essa estratégia seja bem-sucedida, você deve planejar cuidadosamente os boletins informativos: Defina seu público-alvo, determine o conteúdo relevante, certifique-se de abordar os clientes pessoalmente e, em seguida, avalie o desempenho de seu boletim informativo. 

4. Marketing de influência

O marketing com a ajuda de influenciadores já se estabeleceu no marketing B2C – mas o marketing de influenciadores também está se tornando cada vez mais importante na área B2B.

Seu foco aqui deve ser a seleção de um ou mais influenciadores adequados. Porque não só a sua consciência junto do público-alvo, mas sobretudo a sua credibilidade e perícia determinam o sucesso desta medida.

Se os influenciadores e as marcas só se encaixam em uma extensão limitada, isso pode ter exatamente o efeito oposto e irritar os clientes em potencial – portanto, é aconselhável cautela aqui.

5. Marketing de conteúdo

Na área B2B em particular, é importante fornecer informações sobre seus próprios produtos em vez de apenas divulgá-los: o marketing de conteúdo é a ferramenta ideal para isso . Se você compartilhar seu conhecimento especializado, poderá se tornar um ponto de contato procurado por seu público-alvo.

Seu site ou blog pode ser usado para apresentar não apenas informações, mas também percepções interessantes sobre a empresa. Com a estratégia de SEO certa, você também pode aumentar a localização de seu conteúdo no Google e companhia.

No entanto, você deve ter em mente que os benefícios do marketing de conteúdo vêm com uma certa quantidade de esforço editorial. 

A criatividade não é necessária apenas para encontrar um assunto, mas você também deve garantir a diversidade na escolha dos formatos: além de artigos clássicos, vídeos e podcasts também são meios eficazes para transmitir seu conteúdo. 

6. Social-Media-Marketing

O Facebook, o Instagram e a companhia há muito se tornaram parte integrante do marketing online.

Mas mesmo dentro do escopo dessa estratégia de marketing, as possibilidades estão se tornando cada vez mais diversas: os profissionais de marketing encontram condições diferentes em cada novo canal que precisa ser pesquisado. Oportunidades são rapidamente identificadas e transformadas em tendências do setor, conforme demonstrado pelo marketing da TikTok . 

7. Marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha pode não ser adequado para todas as empresas, mas pode criar um grande burburinho. A vantagem dessa estratégia pode ser resumida em uma frase: Pouco orçamento, grande efeito. 

As campanhas de marketing de guerrilha atraem a atenção, emocionam e polarizam – portanto, muita criatividade é necessária para sua concepção. Graças às redes sociais, o marketing de guerrilha pode ser ainda mais eficaz hoje, já que campanhas impressionantes podem se espalhar rapidamente e podem até se tornar um sucesso.

Compartilhar