7 Dicas para começar a trabalhar como Assistente Virtual
7 Dicas para começar a trabalhar como Assistente Virtual: O mundo da assistência virtual é uma excelente alternativa para quem quer um bom rendimento mas está cansado do método tradicional do trabalho, das horas corporativas e das horas perdidas no trânsito.
Você deseja mudar de vida e ganhar dinheiro em casa? Confira aqui quais são os primeiros passos que deve dar para começar a trabalhar como assistente virtual e assumir o controle do seu tempo e renda!
Graças ao avanço da tecnologia e poder da internet, muitas empresas já estão contratando funcionários Home Office, uma vez que, há tarefas que dispensam a necessidade de ficar no escritório, como é o caso de trabalhos como operador de telemarketing, design, redatores e assistentes virtuais.
Dicas para trabalhar como Assistente Virtual
A seguir mencionamos 7 dicas para começar a trabalhar como Assistente virtual:
Tenha planejamento
Faça uma lista de todas as atividades que você sabe, pode e gosta de fazer, leve em consideração que não precisa ser um especialista nelas porque com o tempo melhora suas habilidades, simplesmente, saiba como fazê-los bem, seja escrever, editar fotos, gerenciar redes sociais, etc.
Você também deve considerar o equipamento que possui e se será capaz de realizar essas atividades com eles ou se deve considerar fazer um investimento para atualizá-los. Por fim, devem ser atividades que goste! Lembre-se de que não está mais em um escritório onde te dizem o que fazer, aqui você é o chefe!
Plano de negócios
Você deve ficar em dúvida em relação a mesma pergunta que qualquer empresa possui no início: qual é o meu mercado-alvo? Que serviço vai oferecer? Como vou cobrar? Como vou faturar? Ou seja, todas aquelas questões relacionadas à maneira como seu negócio vai funcionar.
Decida se deseja cobrar por hora ou por trabalho realizado, em qual nicho deseja atuar, método de pagamento, etc.
Crie um site
Se não tem orçamento para criar o seu próprio site, existem muitas plataformas onde pode estabelecer a sua presença online de fo rma gratuita. Recomendo que você crie um perfil no LinkedIn e configure-o da forma mais organizada possível, o LinkedIn é uma excelente plataforma para fazer negócios, e também é grátis!
Com um site, você pode divulgar o seu portfólio para os clientes e divulgar trabalhos.
Promova-se
Você tem tudo pronto para começar a trabalhar. Agora, precisa saber como conseguir clientes!
Você já deve ter definido em seu plano de negócios quem é o seu cliente ideal. Com base nisso, considere a quais grupos e comunidades online esses clientes em potencial podem pertencer e interagir com seus membros.
Outra boa ideia é começar a frequentar conferências e eventos onde possa encontrar essas pessoas ou micro-empresas (não se esqueça de trazer cartões de visita), por exemplo, agências de marketing.
Determine as opções de pagamento com antecedência
Um provedor de serviços que busca por um Assistente Virtual, geralmente terá um preço fixo para oferecer, mas se você trabalhar com um freelancer, precisará elaborar um sistema de pagamento.
As taxas horárias podem parecer a solução mais fácil, mas pode ser difícil controlar exatamente o que os clientes pedem a cada hora, uma vez que, pode ter tarefas muito trabalhosas e que levem mais tempo. Portanto, o ideal é cobrar pelo serviço realizado.
O ideal é que receba 50% antes do serviço e os outros 50% na entrega, caso seja freelancer. No caso de ser contratado por empresas de forma fixa, poderá ter que acabar cedendo a forma de pagamento oferecida.
Cadastre-se em plataformas online
O Workana é uma das plataformas em que pode cadastrar os seus serviços para atuar como assistente virtual. Diversas empresas utilizam a plataforma e contratam serviços constantemente.
É uma boa dica para dar partida e realizar a sua divulgação no mercado, pois terá mais contato com clientes que estejam interessados em seus serviços.
Agências de Marketing
A dica é pesquisar por agências de marketing online e empresas que possam ter interesse em seus serviços. Entre em contato, envie o seu currículo e inicie oferecendo serviços como freelancer para que conheçam seu trabalho.