Categorias: Artigos

7 Dicas de copywriting para impulsionar seu empreendimento online

Qualquer empreendimento online pode se beneficiar com o marketing digital para alavancar o negócio. 

Sabendo disso, neste post apresentaremos 7 dicas de copywriting que farão toda a diferença para que você tenha uma comunicação efetiva com o seu público.

O marketing de conteúdo é uma realidade para diversas empresas e ele não está dissociado de técnicas de copywriting.

Então, acompanhe a leitura para saber as dicas!

O que é copywriting?

Entender o que é copywriting é o primeiro passo para que você consiga levar seus visitantes a uma determinada ação. Seja para se inscrever em uma lista, para baixar um material ou para fazer vendas. 

Nesse aspecto, o copywriting é uma escrita persuasiva utilizada em anúncios, títulos, slogans, vídeos e quaisquer conteúdos no marketing digital. 

O objetivo é atrair leads no contexto dos negócios, sendo uma estratégia de vendas. Ao escrever uma cop persuasiva, você incentiva o visitante a passar pelas diferentes etapas do funil de vendas, até que o objetivo delimitado seja alcançado.

Dicas de copywriting

1 – Escreva títulos atraentes

O título é o primeiro contato do visitante com o conteúdo que deseja transmitir. Sendo assim, é essencial que você dedique um tempo a mais ao título para que seja suficientemente atrativo.

Dessa forma, você consegue chamar a atenção do público para que ele se atente ao restante da mensagem. 

Se o título não capta a atenção do público, todo o restante da sua mensagem fica comprometido, pois poderá ser ignorado.

2 – Use storytelling

Explore o poder de uma boa história para criar conexão e identificação com o público. Os consumidores não compram apenas produtos, eles adquirem soluções que estão associadas a emoções. 

Essas emoções os guiam para a compra, que é justificada pela razão. Então, uma boa história tem alta efetividade para criar empatia e uma resposta emocional do público. 

3 – Utilize dados, referências e depoimentos

Os dados passam credibilidade para o seu conteúdo e para sua marca. Por isso, é importante usar referências que comprovem que o produto que você vende é validado.

Além disso, usar depoimentos de pessoas que já adquiriram o produto é um ótimo exemplo de prova social. 

Os depoimentos também transmitem maior credibilidade e incentivam as pessoas a quererem adquirir o produto, uma vez que geram maior confiança.

4 – Saiba quem é sua persona

Para que a sua comunicação seja efetiva no marketing digital, você precisa saber quem é a persona para direcionar sua comunicação.

A persona é um personagem semi-fictício que tem correspondência na vida real. Ela representa seu comprador ideal. 

Nesse sentido, você precisa desenvolver uma comunicação um para um que alcance os desejos e dores dessa persona.

5 – Utilize as palavras certas

Entre as dicas de copywriting, é importante também que você evite usar verbos e palavras que causem dúvidas e incertezas.

Por exemplo, evite usar “talvez”, “deveria” e “poderia”. Prefira ter uma comunicação mais assertiva e determinada, com verbos de ação, para não gerar desconfianças em relação à qualidade do produto ou serviço que oferece.

6 – Analise a concorrência

Outra dica de copywriting importante é que é válido analisar a concorrência para saber se você está no caminho certo, o que precisa corrigir em sua comunicação e o que pode aperfeiçoar.

Então, consulte os principais sites concorrentes e suas páginas de vendas. Isso não significa que você vai copiar o que eles estão dizendo, é apenas uma fonte de inspiração para que saiba o que precisa fazer para se destacar no mercado. 

7 – Acompanhe as métricas

Acompanhar as métricas é muito importante para saber que ações estão dando certo e o que precisa ser corrigido.

Métricas como número de visitas, taxa de rejeição, origem do tráfego, entre outras, são indicadores para acompanhamento de resultados.

Além disso, você pode fazer testes A/B para saber o que funciona melhor e adotar o modelo que converte melhor com o seu público. 

Conclusão

Por fim, é interessante lembrar que o copywriting é uma ferramenta indispensável de marketing digital.

A escrita persuasiva está bastante presente ao nosso redor, mesmo que não percebamos. Para ter uma comunicação efetiva com o seu público, é preciso atraí-lo por meio da comunicação persuasiva. 

Essa habilidade de fazer uma boa copy em cada conteúdo digital que se crie é adquirida com o tempo e com a prática. 

Nesse sentido, a ideia é que cada vez mais você tenha uma comunicação que engaje seus visitantes e, assim, tenha melhores resultados no seu negócio.

Espero que essas dicas de copywriting tenham sido úteis!

Deixe abaixo seu comentário!