Categorias: Artigos

7 brincadeiras e seus benefícios para o desenvolvimento infantil

Há muitas opções de brincadeiras que podem ser realizadas diariamente e que vão beneficiar o desenvolvimento infantil, são algumas atividades simples, mas que fazem total diferença.

Leia este artigo até o final e conheça algumas opções. 

#1 – Desenho e pintura

O desenho e a pintura são brincadeiras de criança que ajudam bastante durante essa fase da vida.

A atividade de desenhar e pintar é essencial para que os pequenos possam se expressar, já que durante esse momento da vida a comunicação verbal não dá conta de colocar os sentimentos para fora.

Ademais, acaba ajudando bastante a promover a criatividade, a coordenação motora e a concentração. 

Logo, ter por perto um papel para o seu filho desenhar ou até mesmo um desenho para colorir é muito importante, explorar essa atividade é bastante interessante e fará diferença. 

#2 – Pega-pega 

O Pega-pega é interessante, pois faz com que o indivíduo desenvolva sua agilidade, a sua noção de espaço e a velocidade, funcionando perfeitamente como exercício aeróbico. 

A criança vai gastar energia, trabalhar com a concentração e se exercitar. 

Infelizmente, muitos acabam ficando bastante tempo sentados em frente do computador, celular, televisão ou videogame e isso as deixam mais ansiosas e sedentárias. 

Logo, o Pega-pega pode fazer bastante diferença. 

#3 – Amarelinha

A Amarelinha é um jogo bastante conhecido e possui diversos benefícios, como:

  • Ajuda diretamente na forma que a criança organiza o esquema corporal;
  • Promove equilíbrio;
  • Faz com que o indivíduo fique mais forte;
  • Auxilia no desenvolvimento da inteligência corporal. 

#4 – Queimada

Essa é a brincadeira responsável por desenvolver agilidade, o pensamento ágil e o trabalho em equipe, aqui a criança acaba melhorando a sua habilidade social, já que estará em contato com outras crianças. 

Tudo isso é fundamental para o desenvolvimento infantil. 

Além disso, acaba aguçando a mira, trabalhando bastante os membros inferiores e superiores. 

Tudo isso é indispensável, já que os pequenos acabam aprendendo noções para a boa convivência que são importantíssimas para a vida em comunidade. 

#5 – Pular corda

Essa é uma atividade muito interessante para o desenvolvimento infantil, pois é capaz de trabalhar a noção de ritmo e também a habilidade de antecipação, além disso, ao pular corda, a criança estará trabalhando os membros inferiores e a concentração. 

#6 – Jogos

Jogos de tabuleiro, jogos de carta e videogames são interessantes, pois acaba ajudando a criança aprender a respeitar regras, esse tipo de brincadeira acaba sendo interessante também para a questão social. 

Quando os pequenos estão jogando qualquer coisa eles respeitam a si mesmo e também os outros.

São brinquedos lúdicos que exploram bastante diversos aspectos da criança, desta forma, ela conseguirá ouvir, discordar, expressar, exercer o papel de líder, compartilhar sua felicidade com mais facilidade. 

#7 – Brinquedos

Os brinquedos em geral são interessantes para que as crianças se divirtam e o divertimento acaba relaxando os ânimos dos pequenos.

Também há o fato de que o brinquedo é excelente para a imaginação, ao brincar com carrinhos ou bonecas, a criança consegue se tornar protagonista daquilo que ela aguarda da vida adulta. 

Com ajuda de brinquedos, a criança poderá ficar muito mais tranquila. 

Não deixe de promover brincadeiras!

As crianças estão vivendo em tempo com horários mais pesados, a expectativa colocada no indivíduo durante essa fase da vida é muito grande, os pais estão cada vez mais esperando melhor desempenho de seus filhos. 

É importante deixar um pouco essas expectativas de lado e dispor de mais tempo e mais espaço para a diversão, já que também é possível brincar e educar ao mesmo tempo.  

Portanto, é importante proporcionar brincadeiras, já que elas contribuem de forma significativa para o desenvolvimento infantil, são diversos benefícios que serão colhidos pelos pequenos durante esse momento então aproveite.