7 Aplicativos Para Ajudar Nos Estudos em Casa

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19), a maioria dos estudantes no Brasil teve que se adaptar a um novo cenário – mais digital e online.

Isso porque, os colégios em Santo André, as escolas no Rio Grande do Sul, as faculdades em Minas Gerais… enfim, todas as instituições de ensino no país tiveram que suspender suas aulas presenciais por causa das medidas de segurança e isolamento social.

Sendo assim, levando em conta este contexto, nós separamos no artigo de hoje 7 aplicativos bastante úteis e interessantes para ajudar você com os estudos em casa. Veja!

Estudos em casa: 7 aplicativos essenciais para utilizar

Graças às tecnologias e à internet, hoje nós temos uma infinidade de informações à nossa disposição.

E o que antigamente era trabalhoso e levava tempo, hoje, pode ser feito de maneira muito mais rápida e com apenas alguns cliques na tela do celular.

Ou seja, hoje em dia há muito mais possibilidades e recursos para estudar e aprender, sendo os seguintes aplicativos de grande ajuda para isso:

1. Forest

Para começar, temos o Forest. Se você precisa manter o foco nos estudos, esse aplicativo é essencial.

Ele ajuda você a não procrastinar e a evitar distrações que, como sabemos, são inúmeras.

Basicamente, você define no Forest quanto tempo quer ficar longe de outros apps que te atrapalham, e então você planta uma semetinha que, com o passar do tempo, vai crescendo até que se torne uma árvore.

Quando a semente chega nesse estado é porque você conseguiu se concentrar e se dedicar às atividades que tinha para fazer.

Agora, se você usar o celular dentro do tempo de estudo que definiu, a árvore poderá morrer.

2. Duolingo

Esse aplicativo é para quem está estudando novos idiomas. O Duolingo é um app já bastante conhecido e que ajuda diversos estudantes que querem aprender inglês, espanhol, francês, italiano e outras línguas.

Por meio deste aplicativo você faz diferentes tipos de atividades que envolvem a escrita, a escuta e também a fala do idioma escolhido.

3. Evernote

O Evernote é como se fosse um caderno online, onde você pode escrever e anotar tudo o que for relevante para os seus estudos.

Além disso, este aplicativo permite que você anexe diferentes tipos de arquivos, sendo bastante útil para organizar diversas informações em local só.

Junto com o Trello (que falaremos mais adiante), o Evernote é um ótimo app para você se organizar e gerenciar suas tarefas regularmente.

4. PhotoMath

Precisando de ajuda para aprender e estudar matemática? O PhotoMath é o aplicativo ideal para isso!

Por meio dele, você conseguirá resolver questões de um jeito mais simples e, o mais importante, de modo que você compreenda as resoluções também.

Afinal de contas, não basta apenas pegar a resposta final. Você precisa entender o que está fazendo.

Além disso, você pode utilizar a câmera do seu smartphone para tirar fotos dos exercícios para que o app consiga te ajudar.

5. QuizUp

Estudar atualmente não significa que você precisa ficar “preso” apenas a livros, cadernos e apostilas. Há muitas outras formas! E o QuizUp é uma delas.

Por meio deste aplicativo, você pode estudar e testar seus conhecimentos em um jogo de perguntas e respostas.

Ou seja, você estuda e aprende de um jeito muito mais divertido e dinâmico.

6. Trello

Todo estudante precisa ter um certo nível de organização e o Trello é um ótimo aplicativo para auxiliar nisso.

Por meio dele é possível gerenciar, organizar e visualizar tarefas de uma maneira muito simples e rápida com o uso de cartões.

Além disso, com este app é possível personalizar as tarefas de diversos modos, colocar prazos de entrega, fazer comentários, criar listas e também inserir anexos.

Sem contar que, além do aplicativo, você consegue usar a ferramenta no computador também.

7. YouTube

Por fim, temos o YouTube. Isso mesmo. Provavelmente você já até tenha este app instalado em seu smartphone, mas será que você está aproveitando todo o potencial que ele tem para os seus estudos? Ou você está apenas utilizando-o para passar o tempo?

O YouTube é um excelente aplicativo, não só para entretenimento, mas para estudar e aprender também!

Há diversos canais na plataforma que postam vídeos regularmente dando dicas e informações úteis e valiosas para estudantes, por exemplo:

• Aula De;
  • Biologia Total;
  • Descomplica;
  • Ferretto Matemática;
  • Física Fabris;
  • Geografia com JeanGrafia;
  • Me salva!
  • Minuto da Terra;
  • Ponto em Comum;
  • Professor Noslen;
  • Química Simples;
  • Redação e Gramática Zica;
  • reVisão;
  • Se Liga Nessa História.

Todos esses canais (e muitos outros também) publicam vídeos bastante interessantes e que ajudam inúmeros estudantes ao redor do Brasil há anos.

E não para por aí, pois se você entende outros idiomas, como inglês e espanhol, você pode encontrar no YouTube diversos outros canais que também ensinam nessas línguas estrangeiras.

Ou seja, você terá à disposição uma infinidade de materiais e conteúdos para aprender e estudar!