6 profissões da área da saúde que estão em alta

A saúde, de acordo com a OMS (Organização mundial da saúde), é definida como “um estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não a ausência de doenças” e, para garantir esse equilíbrio, são necessários uma série de fatores; um dos principais é a formação de profissionais qualificados, para o atendimento da população.

O campo da saúde agrega uma série profissionais dedicados às mais diferentes áreas, que incluem biólogos, fonoaudiólogos, técnicos, agentes de saúde, assistentes sociais, entre outros, que precisam trabalhar de forma integrada e multidisciplinar para garantir que, ao longo da vida, todas as pessoas possam ter o direito à saúde, como nos informa a constituição.

Cada vez mais, a sociedade entende e reconhece a importante atuação desses profissionais. Para que você conheça um pouco a respeito, trouxemos hoje, 6 profissões da área da saúde que estão em alta.

1. Medicina

A medicina é uma das profissões mais valorizadas do país, e as chances de desemprego após a finalização do curso é praticamente nula, principalmente por conta das possibilidades de atuação do profissional, que podem trabalhar no setor público ou privado, seja em consultórios próprios, clínicas e hospitais, laboratórios ou instituições de pesquisa.

É também a carreira mais bem remunerada do país, e a média salarial de um médico pode variar entre R$ 5.419 a R$ 14.783, com jornada de trabalho média de 27 horas. Quem deseja ser médico pode se especializar nas mais diferente áreas, como clínica geral, pediatria, ginecologia, urologia, dermatologia e muitas outras, todas elas com a função de investigar, curar e prevenir doenças.

2. Enfermagem

O enfermeiro cumpre uma função fundamental nos hospitais, clínicas e postos de saúde. Seu papel é dar assistência e suporte, promovendo a saúde, a recuperação e a reabilitação do paciente. É quem estará em contato direto com ele, administrando medicamentos, produtos hospitalares , cuidando da higiene e da alimentação.

Ele trabalha em parceria com outros profissionais da saúde para garantir o bom andamento dos serviços. Como a quantidade de enfermeiros graduados no Brasil é baixa, se comparado ao número de técnicos e auxiliares, ela se torna profissão promissora e de alto índice de empregabilidade.

3. Psicologia

O psicólogo é o profissional responsável pelos principais cuidados relacionados à saúde mental da população. Sendo capaz de identificar comportamentos, observar sentimentos e mecanismos psicológicos, auxiliando as pessoas a perceberem a causa de seus problemas,  promovendo bem-estar.

O Brasil, segundo informações da OMS, é o país com maior taxa de depressão da América Latina, e ela só aumenta, o que torna esta profissão fundamental para o tratamento das emoções, da psique e das dores dos pacientes, atuando não apenas no diagnóstico de transtornos e distúrbios, mas na prevenção.

4. Nutrição

O nutricionista é um profissional importante para a sociedade, pois trabalha para a manutenção da saúde física e emocional de cada paciente, afinal de contas, a alimentação está diretamente ligada às condições de bem-estar, segurança alimentar da população e atenção nutricional.

Esses profissionais tem um papel de destaque na investigação dos hábitos alimentares, nos diagnósticos, na orientação e acompanhando de pessoas, visando melhorar sua qualidade de vida. Ele pode exercer a profissão nos mais diferentes lugares, como escolas, hospitais, clinicas, restaurantes, escolas, academias e consultórios.

5. Biomedicina

Diferente da medicina, cujo foco está no diagnóstico, o Biomédico procura entender como as doenças se comportam para atuar no desenvolvimentos de novos tratamentos, com o objetivo de erradicá-las. Esta é uma área muito voltada para pesquisas e experimentações com doenças que afetam os humanos, uma área em destaque na biomedicina é a pesquisa com células tronco, por exemplo.

Houve um aumento significativo da procura por esses profissionais, devido à sua versatilidade e possibilidade de atuação, seja em clínicas de saúde e estética, hospitais ou indústrias.

6. Gerontologia

Com a tendência de aumento na expectativa da população brasileira, novas profissões estão surgindo e ganhando cada vez mais espaço, é o caso da Gerontologia. O profissional cuida do grupo de idosos da sociedade e, diferente do geriatra, que se ocupa das doenças que afetam essa faixa etária, o gerontólogo é um profissional mais completo, que lida com os processos do envelhecimento como um todo, se preocupando com questões físicas, emocionais e sociais de quem é idoso e suas necessidades.

A gerontologia pode ser uma opção, por exemplo, para outros profissionais da área da saúde que desejem especialização nesta área, como os próprios geriatras, psicólogos ou fisioterapeutas.