Categorias: Artigos

6 motivos para investir na sua educação

Muitas pessoas sonham com a ideia de empreender e iniciar um negócio de sucesso, mas uma parte fundamental da construção de organizações bem sucedidas está no conhecimento aprofundado sobre a área de atuação, a análise constante e a curiosidade acerca do mercado inserido.

Por isso, a educação se faz essencial, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o avanço social.

Investir na educação é capaz de proporcionar novas oportunidades, ao mesmo tempo em que fortalece a democracia, enriquece a sociedade e pavimenta o caminho para o sucesso profissional.

Ela estimula o pensamento crítico e a criatividade, enquanto melhora as capacidades comunicativas e intelectivas, características fundamentais para quem deseja ser o próprio chefe ou para quem pretende construir uma carreira – e vida – mais próspera e abundante.  

A importância da educação na formação individual

A educação superior, como o curso tecnólogo de gestão de pessoas a distância, é conhecida como sendo um privilégio para as pessoas que possuem a oportunidade de investir nesse tipo de estudo profissionalizante, justamente devido à quantidade de benefícios que ela proporciona a formação individual.

O estudo universitário é um dos principais meios de incentivar a economia intelectual, o crescimento financeiro e o aumento da qualidade de vida.

Assim, a realização de uma faculdade de administração hospitalar ou de qualquer outro curso, pode melhorar ainda:

  • A capacidade de se relacionar interpessoalmente;
  • Interpretação de texto;
  • Gerenciamento emocional;
  • Habilidade de tomar decisões;
  • Disposição ao recebimento de críticas;
  • Desenvolvimento do pensamento analítico, entre outros.

Além disso, com a velocidade do avanço tecnológico e intelectual, se manter atualizado de todas as nuances da área de atuação – como as novas técnicas de treinamento de pessoal que são aprendidas no curso de gestão de pessoas – se tornou fundamental para um profissional completo.

Assim, apostar no ensino superior se tornou ainda mais benéfico para as pessoas, pois representa uma vantagem importante no desenvolvimento pessoal e intelectual, enquanto promove efeitos necessários no meio acadêmico, corporativo e governamental.

Educação como investimento

Apesar de tantos benefícios proporcionados em níveis individuais e comunitários – uma vez que a sociedade também desfruta de vantagens importantes conforme as pessoas se tornam mais educadas –, os custos relativos à educação superior pode ainda ser motivo de receio e desencorajamento para muitos.

Isso porque, os valores da educação especializada – como a gestão financeira EAD preço – ainda são bastante elevados no Brasil

Por isso levanta alguns receios quanto à segurança do investimento, o retorno financeiro que poderá ser obtido em resposta, entre várias outras preocupações.

No entanto, muito além do que um simples gasto, a obtenção desse tipo de conhecimento é considerado um dos meios mais seguros de aplicação do patrimônio financeiro.

Pois, ao apostar em um curso ead gestão financeira, por exemplo, o aluno é capaz de desfrutar de recompensas importantes.

Sendo que o aprimoramento das habilidades profissionais e sociais, bem como o acesso à vagas de trabalho com um salário mais elevado, são apenas alguns deles.

De acordo com dados divulgados pela UNICEF, investir em educação é uma jogada econômica bastante inteligente, porque estudos indicam que a cada ano adicional de estudo, a renda individual tende a aumentar cerca de 10%.

E esse crescimento pode ser ainda maior para o país, uma vez que a nova receita individual faz com que o PIB local se desenvolva em até 18%.

Isso pode tirar milhões de pessoas da pobreza e ainda estimular o sucesso profissional e a construção de uma carreira promissora para muitos brasileiros.

6 motivos para investir nos estudos

O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo e o investimento em uma educação básica e superior de qualidade é a melhor forma de reverter essa situação, pois ela concede acesso a melhores condições de vida, para todas as pessoas.

Em contrapartida, os alunos que não possuem um nível acadêmico mais elevado possuem chances maiores de permanecer desempregados ou de serem trocados por um candidato com mais experiência e conhecimento.

E mesmo quando é possível se integrar no mercado de trabalho, a média salarial das pessoas que conquistaram apenas o ensino básico tende a ser até 62% inferior do que aqueles que têm o diploma do ensino médio.

Contudo, essa disparidade é ainda mais notável em comparação com os formandos do ensino superior.

De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), as pessoas que se formam em um curso superior ganham, em média, 235% a mais do que as pessoas que têm apenas o ensino básico.

Mas, além dessas características, o investimento em uma boa educação inclui vantagens como:

  • Oportunidade de explorar áreas de interesse

Muitos jovens se sentem desmotivados para ir à escola e realizar pesquisas e trabalhos obrigatórios, mas muitas vezes isso se dá devido à falta de interesse nas matérias estudadas ou no tópico explorado.

Contudo, quando sentimos curiosidade por um assunto, se aprofundar nesse conhecimento se torna uma tarefa mais agradável e relevante. E o ensino superior te dá o espaço para isso: se imergir em uma matéria ou tema que seja mais atrativo.

Além disso, você pode acabar descobrindo novos setores que despertam afeição, dentro daquele mesmo campo de estudo. E ainda tem a oportunidade de desenvolver projetos científicos que viabilizem a conquista de um diploma mais rico e completo.

  • Mais oportunidades de emprego

Mesmo durante a crise econômica e com o aumento das taxas de desemprego no país, as pessoas que possuem o diploma de um curso de gestão hospitalar ead – ou qualquer outra aula de nível superior –, são consideravelmente menos afetadas pela desocupação.

Em uma pesquisa realizada pelo IBGE, entre 2019 e 2020, a diferença do aumento do desemprego entre os graduados e os não graduados bateu um recorde histórico, sendo que apenas 6,9% dos trabalhadores de ensino superior estavam inativos, em comparação com os 13,9% da população geral.

Isso se dá, principalmente, devido ao baixo índice de especialização no país. A mesma pesquisa estima que somente 16,5% do total de pessoas aptas para trabalhar, teriam finalizado o ensino superior neste período.

Assim, como o nível de mão de obra qualificada continua comparativamente escasso no Brasil, as pessoas que investem em uma educação superior de qualidade tem uma facilidade maior em encontrar vagas de trabalho.

  • Desenvolvimento do crescimento pessoal

Comumente os alunos precisam aprender a conciliar uma grande quantidade de trabalhos, provas, pesquisas e atividades extracurriculares, com a vida profissional atual e as necessidades sociais.

Isso faz com que essas pessoas estejam mais preparadas para lidar com as pressões do trabalho e com a função escolhida.

Assim, esses estudantes tendem a desenvolver qualidades que ultrapassam as necessidades corporativas e beneficiam todo o crescimento pessoal, como:

  • Desenvolvimento de comunicação escrita, falada e em grupo;
  •  Aumento dos níveis de produtividade;
  • Aprimoramento da disciplina;
  • Expansão do senso de responsabilidade;
  • Descobrimento de talentos até então desconhecidos.
  • Contribuição com a sociedade

Comunidades mais educadas tendem a possuir níveis de corrupção, violência, criminalidade e agressividade, mais reduzidas. Além disso, ocorre naturalmente um engrandecimento da confiança mútua e nos níveis de cooperação.

Independente da área de especialização, os alunos do ensino superior precisam estar mais atentos a assuntos da atualidade e em como esses aspectos afetam a sua área e o futuro da profissão.

Por isso, essas pessoas tendem a desenvolver melhor os conhecimentos dos direitos cívicos.

Assim, esses estudantes têm mais chances de fazer trabalhos voluntários, doar dinheiro para causas importantes, levar mais a sério a pesquisa eleitoral, bem como, aumentar o apoio à equidade de gênero.

A educação do público minoritário, como as mulheres, promove o empoderamento, a capacidade de tomada de decisão, diminui as taxas do casamento infantil, melhora os índices de educação das crianças e ajuda até na redução da morte materna obstétrica.

  • Desenvolvimento da qualidade de vida

Como dito anteriormente, ainda que exista uma preocupação com o aumento das despesas mensais – obtidas com a gestão hospitalar ead valor da mensalidade, por exemplo –, o crescimento econômico e social proporcionado pela melhora educacional costuma compensar o investimento.

Mas, além do aumento salarial, pessoas com educação superior tendem a viver mais do que as menos escolarizadas.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Denver-Colorado indica que pessoas – de diferentes países – que têm mais de 12 anos de educação formal, sofrem um aumento considerável na expectativa média de vida.

Essas pessoas desenvolvem rotinas mais saudáveis e reduzem os riscos do desenvolvimento de doenças cardíacas, fazem mais exercício físico e tendem a fumar menos.

  • Melhora das habilidades cognitivas e de comunicação

Em conjunto com as habilidades comunicativas aprendidas em cursos de gestão de recursos humanos ead, e durante o próprio decorrer das aulas, estudar mais pode interferir positivamente no desenvolvimento cognitivo, reduzindo problemas maiores com o avançar da idade.

Pessoas com maiores índices de escolaridade apresentam menos dificuldade com o aprendizado de novas tarefas ou assuntos em todas as idades. E isso pode ser convertido em vantagens importantes durante a terceira idade.

E essas são só algumas das vantagens de investir no ensino superior. Se essa educação for combinada com a aquisição de conhecimentos financeiros e gerenciamento de finanças pessoais, a quantidade de benefícios pode ser ainda mais expandida. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Compartilhar