6 dicas de como economizar dinheiro para viajar nas férias

Saiba como realizar seus sonhos dentro das suas possibilidades

Viajar é, com certeza, uma das melhores experiências que uma pessoa pode ter. Entretanto, requer planejamento, sobretudo com gastos.

Para tornar sua viagem possível, primeiramente é necessário pensar na data em que se pretende realizá-la, para organizar férias, se necessário, e programar o tempo que ficará fora.

A partir desse ponto, será possível analisar quanto tempo terá para juntar o montante de que precisa, além de ter antecedência para pesquisar por pacotes promocionais de viagem, seguro-viagem, alimentação, transporte, lazer e compras.

Nesse tempo de preparo, é fundamental maneirar nos gastos, para que você possa se divertir sem esquentar a cabeça.

“Mas é só hoje, eu mereço!”

Que a vida adulta não é fácil, com certeza você já sabe. Muitas vezes, acabamos nos mimando para compensar o estresse que passamos diariamente, e isso acaba demandando parte do nosso orçamento.

Por isso, precisamos priorizar o que realmente é fundamental gastar e o que podemos esperar mais um pouco para comprar. Ter esse controle te ajuda a manter o equilíbrio financeiro e a alcançar seus objetivos sem acumular dívidas e boletos.

Confira essas 6 dicas para economizar no dia a dia e desfrutar da sua viagem sem peso na consciência.

1. Deslocamento

Você já pensou isso: “Acordei cedo, fui dormir tarde. Hoje eu mereço pegar um carro particular em vez de usar o transporte coletivo, né?” ou então “Vou ali na padaria de carro mesmo, porque estou com preguiça de atravessar a rua”?

Se sim, bom, essa é uma autossabotagem que nossa cabeça prega para compensar certas responsabilidades. No entanto, de carro particular em carro particular, de táxi em táxi, no final do mês uma pequena fortuna foi gasta.

Caso você tenha planos de viajar, faça um sacrifício e pense que é por um bom motivo e que depois poderá extravasar esse cansaço viajando.

2. Alimentação

“Estou com preguiça de cozinhar, hoje eu mereço uma pizza”, e no outro dia merece um hambúrguer, um prato árabe e, quando for ver, a comida da geladeira estragou e a fatura do cartão de crédito veio recheada.

Se você já dispensou parte da sua verba mensal para compras de alimentos, prefira cozinhar a comprar comida pronta.

A menos que sua verba já seja pensada e destinada para pedir delivery, cozinhar vai sair mais barato. Apesar de dar mais trabalho, além de comer aquilo que escolhe e saber a procedência dos alimentos, não vai gastar duas vezes.

Com uma organização semanal, é possível preparar marmitas, congelar e diminuir o trabalho ao longo da semana. Assim, diga adeus a taxas de entrega e a valores altos que pagam apenas uma refeição, aproveitando para comer bem na viagem.

3. Lazer

Você não precisa sair todos os dias do fim de semana, mesmo que tenha muitos amigos, pois para tudo se dá um jeito.

Bom, se for possível, reúna mais de um amigo de uma só vez, assim você não precisará sair cada dia com um. Sugira reuniões em casa, nas quais cada um leva comidas e bebidas. Assim ficará mais barato e você poderá se divertir na viagem.

4. Serviços de streaming

Você tem tempo para assistir a programas, séries e filmes de todos os serviços de streaming que assina? Se não tem, não há motivos para assinar todos. Veja qual é seu favorito.

Além disso, praticamente todas essas plataformas permitem a criação de perfis variados, o que possibilita que você divida com familiares e amigos. Se cada um pagar um serviço diferente e compartilhar, todos os lados economizarão.

5. Roupas

Se você for viajar para um país em que comprar roupas seja mais barato em relação ao Brasil, deixe para comprar as roupas lá.

Agora, se a viagem não trouxer essa possibilidade, reveja as necessidades de compra. Além disso, você pode vender as roupas que não usa mais e aproveitar esse dinheiro para comprar as novas, gastando menos.

6. Use o cartão de crédito

“Como assim? A ideia não era economizar?”, pois bem. Muitos cartões de crédito permitem que você controle o limite que pode utilizar. Assim, selecione um limite que esteja dentro do seu orçamento.

Evite fazer muitas compras parceladas simultaneamente e prefira usar o cartão de crédito no lugar do cartão de débito, deixando essa segunda opção apenas para situações em que não se possa usar a função crédito.

“Mas por que isso?”. Bom, agora vem o pulo do gato.

Muitos bancos e operadoras de cartão de crédito oferecem programas de milhas, acúmulo de pontos e cashback, que podem te ajudar a economizar tanto na compra das passagens e na reserva do hotel, como no deslocamento e até durante a viagem.

Faça uma pesquisa sobre os melhores programas e escolha aquele que te renderá mais benefícios. Só não use o cartão de crédito se não tiver dinheiro para pagar depois! É preciso consciência.

Faça uma planilha de gastos

Por fim, ela, que é amada por uns, odiada por outros, mas supernecessária: a planilha de gastos.

Anote tudo, seja em um caderno, planilha digital ou aplicativo, mas não perca o controle de onde seu dinheiro está indo.

Feito isso, aproveite sua viagem e torne esse momento inesquecível!