Categorias: Artigos

6 cursos para ter em seu currículo: Entenda a importância para sua carreira

6 cursos para ter em seu currículo: Entenda a importância para sua carreira

Seja na busca pela recolocação ocupacional, introdução ao mercado de trabalho ou forma de adquirir renda adicional, o investimento em formação técnica de qualidade e escolha dos cursos para sua carreira ideal, são essenciais na obtenção do sucesso profissional.

Essa necessidade fica ainda mais aparente se analisarmos a crescente concorrência do mercado de trabalho.

De acordo com um levantamento realizado pelo InfoJobs, atualmente uma única oportunidade de emprego pode chegar a receber aproximadamente 1.875 candidaturas, no Brasil.  

No entanto, através dos resultados obtidos por este mesmo estudo também é possível notar que geralmente o nível de escolaridade exigido é o médio.

Por isso, os próprios gestores desta plataforma de recrutamentos recomendam o aprimoramento técnico, como sendo a melhor forma de destacar o seu currículo.

Assim, se você está procurando adquirir novos conhecimentos como forma de otimizar o seu currículo, e deseja conhecer as melhores formas de investir o seu tempo e dinheiro, continue esta leitura!

Como a atualização profissional auxilia na construção de uma boa carreira

A conquista de um cargo de confiança é um dos principais objetivos de muitos profissionais que planejam construir uma carreira de sucesso.

Torna-se inegável que o investimento em um curso de gestão de pessoas faculdade, por exemplo, é uma ótima maneira de potencializar as suas chances de alcançar esse objetivo.

No entanto, tão fundamental quanto a capacitação técnica básica, que permite a introdução ao mercado de interesse, manter-se atualizado sobre as novidades da sua área de atuação também é primordial para a construção de uma carreira mais próspera.

Afinal, é através da realização desses cursos que você se torna capaz de reformular o seu trabalho atual, aumentando a qualidade do seu desempenho e adquirindo mais segurança na realização da função.

Além disso, estudos indicam que o desenvolvimento de novas habilidades técnicas ajuda a aumentar a sensação de produtividade e de satisfação com a própria ocupação em até 21%. E ainda:

  • Auxilia na construir uma confiança maior;
  • Agrega mais valor ao trabalho;
  • Facilita a conquista de cargos mais avançados;
  • Permitem introduzir tópicos de lazer para o trabalho;
  • Ajuda no aperfeiçoamento das relações profissionais, entre outros.

Por isso, independente da sua idade ou do tempo em que você está inserido em um determinado ramo de atuação, nunca é tarde demais para voltar para a faculdade e realizar estudos mais avançados.

Formas de conquistar mais qualificação

Agora que já estabelecemos a importância de se adquirir uma qualificação profissional mais expandida, precisamos compreender como é possível conquistar esses conhecimentos de forma mais eficiente e produtiva.

Isso porque, ainda que acreditem na realização de cursos em níveis mais avançados dentro do segmento – como um mba em administração hospitalar e gestão em saúde ou doutorado – é a única forma de agregar valor ao seu currículo, existem diversas opções.

Pois, mesmo que a conquista de um diploma de graduação seja um importante ponto de partida para o desenvolvimento da sua carreira, a qualificação profissional também pode ser obtida através de processos diferentes, dependendo do seu segmento de atuação.

Assim, o investimento em um curso de gestão de recursos humanos ead preço pode ser o que vai basear a sua vida profissional e a realização de uma pós-graduação, uma forma de se destacar no campo de maior interesse, chamando atenção no mercado de trabalho.

Além disso, esses profissionais também podem adquirir essa qualificação por meio da realização de:

  • Cursos de extensão;
  • Aulas em áreas paralelas ao atual setor direto de atuação;
  • Simpósios e palestras;
  • Workshops;
  • Cursos de idiomas, entre outros.

Desta forma, será possível a aquisição de habilidades importantes que ajudem a otimizar a convivência em ambiente profissional e a própria qualidade do serviço desempenhado, te tornando um profissional mais completo e apto a ocupar cargos de maior responsabilidade.

Cursos que podem tornar seu currículo mais interessante para o mercado

Um profissional valioso para o mercado é aquele funcionário completo, que possui habilidades e qualificações abrangentes. Isso porque, esses indivíduos tendem a ser mais atualizados em relação às novidades tecnologias e técnicas das áreas.

Em conjunto com essas vantagens, os profissionais mais preparados são mais aptos a tomar decisões mais precisas e a conseguir desempenhar funções de liderança, coordenação e planejamento estratégico com maior facilidade.

Por isso, ter em seu currículo cursos que comprovem este tipo de qualificação, pode ser decisivo para o seu reconhecimento profissional, para o redirecionamento da sua carreira e para a obtenção de remunerações mais vantajosas.

Assim, algumas áreas que podem ser estudadas e que são capazes de proporcionar este tipo de preparo, são:

  1. Liderança e gestão de pessoas

Muitas pessoas conseguem se tornar chefes, mas se tornar um bom líder é algo um pouco mais complicado. Sabendo disso, cada vez mais empresas procuram por profissionais que sejam, de fato, aptos a desempenhar funções de liderança.

Para isso, os candidatos precisam cultivar características como inteligência emocional, empatia, organização, facilidade com resolução de conflitos, persuasão, boa comunicação, percepção analítica e habilidade em tomar decisões baseado em dados estratégicos.

Se você deseja desenvolver esses atributos, uma forma de fazê-lo é por meio da realização de cursos de gestão de pessoas e liderança ead ou administração.

Nestas especializações você será capaz conhecer formas de realizar ações estratégicas e de interagir melhor com os funcionários das empresas.

Isso proporciona vantagens competitivas importantes para o seu desempenho profissional.

  1. Informática ou Tecnologia da Informação

O crescimento do mercado digital e a necessidade que as empresas estão sentindo de adaptar os negócios ao formato eletrônico, fizeram com que conhecimentos sobre informática e tecnologia da informação se tornassem altamente valiosos às instituições.

Como consequência, além de serem muito requisitados, esses profissionais também têm sido muito bem remunerados.

Sendo assim, adicionar ao currículo a comprovação do aperfeiçoamento nas habilidades com a utilização de softwares, manutenção de sistemas ou programação pode ser uma boa forma de ganhar destaque em meio a um ambiente tão competitivo.

  1. Administração ou contabilidade

O controle das finanças e o alcance de uma lucratividade maior são algumas das maiores prioridades dos empresários.

Contudo, engana-se quem acredita que a realização de um curso de gestão financeira empresarial só é um requisito para aqueles que desejam ocupar esse tipo de cargo.

Afinal, muitas empresas estão percebendo a indispensabilidade de fazer a contratação de colaboradores que tenham experiência com planejamento financeiro e administração de recursos, garantindo aproveitamento dentro de cada um dos setores da instituição.

Essa é uma boa forma de incentivar o crescimento da instituição e do rendimento geral da marca, bem como, de certificar a redução de gastos dispensáveis e dos custos operacionais.

Por isso, ter algum conhecimento acerca desta área pode abrir diversas oportunidades de atuação para os trabalhadores.

  1. Marketing ou vendas

Enquanto muitas pessoas ainda acreditam que a gestão de marketing e branding está relacionada apenas à promoção de um produto ou serviço, o trabalho desses profissionais tem sido cada vez mais fundamentais para a construção de relacionamentos com clientes.

O marketing é um recurso que tem se popularizado, especialmente em ambiente digital, como forma de fazer a atração de novos clientes, construção da reputação da marca, como ferramenta de fidelização e estratégia para aumentar o ticket médio da instituição.

Possuir noções sobre este tipo de ação publicitária pode ser determinante durante uma entrevista de emprego ou na análise de um currículo, independentemente da sua área de atuação no mercado.

  1. Idiomas

Em um ambiente digital hiper conectado, saber falar outras línguas pode ser essencial para a aquisição de um conhecimento mais aprofundado acerca da sua área de atuação e até como forma de expandir a capacidade comunicativa com outros profissionais do mercado.

Por essa razão, a realização de cursos de idiomas é indispensável para quem deseja ingressar em áreas como a gestão de recursos humanos, por exemplo.

No entanto, esse também é um diferencial competitivo importante para quem deseja receber promoções e desenvolver a carreira.

  1. Empreendedorismo

O Brasil é considerado um país bastante empreendedor e com o advento do mercado tecnológico, a criação de novas empresas tem aumentado cada vez mais. 

Ainda que o comando de uma instituição não seja um dos maiores objetivos do funcionário, a visão empreendedora é uma característica muito procurada dos processos seletivos.

Isso porque, a aquisição deste tipo de habilidade demonstra no trabalhador uma capacidade de propor soluções para problemas, de tomar iniciativa frente a projetos e de encontrar sempre novas formas de auxiliar no crescimento das empresas.

Por isso, além de um mba em gestão hospitalar ead, a conquista dos cargos do sonho também pode exigir o investimento em cursos de empreendedorismo ou das outras matérias descritas anteriormente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.