Categorias: Artigos

5 formas de investimento que podem multiplicar a sua renda

5 formas de investimento que podem multiplicar a sua renda

O mercado de finanças tem sido para muitos a forma de conseguir investir o dinheiro que sobra no fim do mês e conseguir algum retorno, seja ele a curto ou a longo prazo.

Apesar de muitas pessoas terem uma insegurança em começar a investir nesse tipo de coisa, se você tiver um mínimo de pesquisa e estudo, você vai conseguir achar o tipo de investimento que melhor funciona para você.

E essa é a grande graça do mercado de investimentos. Diferente do que muitas pessoas pensam, os seus investimentos não precisam ser super arriscados ou mesmo super altos para que você possa ter um bom retorno.

É possível começar investimento muito baixo, e também de forma extremamente segura, é só você saber o quanto você está disposto a investir, o que você espera receber de volta e qual o tempo que você está disposto a esperar para isso acontecer. 

Dessa forma, podemos afirmar que existem sim maneiras bem simples para que você consiga multiplicar a sua renda através de investimentos, e se o grande problema é que você não sabe como fazer isso porque não sabe qual o melhor tipo de investimento, hoje vamos te ajudar.

Vamos ajudar você explicando 5 maneiras de se investir, cada uma com seus riscos e possibilidades, para que você possa escolher exatamente o que melhor funciona para você.  

Tesouro Direto

Vamos começar falando logo de cara diretamente com as pessoas que não querem se arriscar demais. A lógica por trás desse investimento é muito simples: você vai emprestar dinheiro para alguém, você quer ter certeza de que essa pessoa vai devolver o seu dinheiro, então o mais indicado é emprestar para alguém sério, e que você sabe que vai ter dinheiro para devolver.

 E quem se encaixa melhor nesse perfil do que o governo? E quando você investe no tesouro direto é exatamente isso que acontece. Você empresta dinheiro ao governo, e depois de um tempo pré estabelecido, ele te devolve com juros.

 O que torna esse investimento mais seguro ainda é que funciona com renda fixa, ou seja, você pode saber quanto vai receber antes de fazer o investimento, assim você faz tudo da melhor forma possível. 

Mercado de ações

Transitando direto para um outro tipo de investimento, um mais direto, mais arriscado, mas que pode ser mais lucrativo. Acontece que muitas empresas abrem o capital para que pessoas possam investir nela, e a ideia é simples, você empresta seu dinheiro para a empresa e ela tem que te devolver com juros quando você resolver vender suas ações.

Isso é claro se a empresa valorizar, o risco é ela desvalorizar e você acaba recebendo menos do que investiu, isso é uma possibilidade.

A questão é o quanto você está disposto a estudar para correr menos riscos. Vamos pegar, por exemplo, a empresa Tesla, pertencente ao bilionário Elon Musk. Quando ela começou, suas ações custavam 17 dólares, isso no ano de 2010, e só no ano passado a empresa já havia ultrapassado o valor de 5 trilhões de reais, então é de se imaginar o quanto as ações valorizaram também. 

Day Trade

O Day Trade segue a mesma lógica do mercado de ações tradicional, com a diferença de que tudo é feito de forma mais rápida. Você compra a situação, você olha em tempo real se ela está valorizando ou não, e você pode encerrar a operação e pegar seu dinheiro com lucro ou descontado o prejuízo na mesma hora.

Esse tipo de investimento tem se tornado cada vez mais famoso por aqui, e existem pessoas que trabalham apenas com isso, conseguindo tirar às vezes 100 reais por dia, ou até mais dependendo de como o mercado reage naquele dia. 

CDB

Certificado de Depósito Bancário, ou CDB, é mais uma opção de investimento extremamente segura, afinal ela trabalha com grandes bancos.

E é para eles que você vai estar emprestando dinheiro nesse caso. Com o mesmo esquema, você vai, empresta e eles vão te devolver os juros combinados previamente. E diferente dos dois exemplos usados anteriormente, você não tem risco de não ser pago. 

E nesse caso não é só pelo fato de o banco ter muito dinheiro, sabemos que bancos podem vir a falência, porém se alguma coisa acontecer, você vai estar assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito, o FGC, que devolve seu dinheiro se for necessário 

LCI e LCA

 E por fim vamos falar de dois tipos de investimentos diferentes dos anteriores, e com um atrativo específico. A Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio, no caso, seu dinheiro é enviado para servir como investimento para esses setores, e sabendo que eles são setores muito lucrativos, sabemos também da sua segurança.

 E o melhor de tudo, é que nenhum dos dois são tributáveis, ou seja, não existe cobrança de imposto de renda em cima deles. Isso faz valer muito a pena, já que mesmo que eles rendam menos que os anteriores, você não vai ter a perda do dinheiro no tributo.