5 esportes para melhorar sua concentração
Diferentes práticas esportivas colaboram para melhorar o foco e a saúde mental.
Atualmente, muitos fatores contribuem para atrapalhar a concentração no dia a dia. A rotina corrida, o estresse gerado pelo trabalho, trânsito e outras obrigações e até mesmo as redes sociais são alguns deles, dando a sensação que você não consegue se focar e render durante o dia.
Mas você sabia que a prática esportiva pode melhorar essa questão? Existe uma série de esportes que colaboram para aprimorar o seu foco e melhorar a saúde mental como um todo. Assim, prepare tire do armário a sua tech t-shirt e conheça quais exercícios irão ajudar a sua concentração ficar afiada.
Caminhada
A caminhada pode ser uma espécie de refúgio, um momento para que você fique consigo mesmo e esqueça as preocupações do dia a dia. E esse acúmulo de responsabilidades, compromissos, tarefas e preocupações atrapalham na concentração e a focar na resolução de problemas.
Por isso, a caminhada pode ser útil. Caminhar por cerca de 10 minutos ao ar livre já contribui para diminuir o nível de estresse e melhorar a saúde mental, acalmando a mente. Isso dá mais tranquilidade para a pessoa, facilitando a busca por concentração. Procure sempre fazer isso na natureza ou locais bem arborizados nos centros urbanos.
Corrida
Geralmente, os benefícios da prática de corrida estão associadas à queima de calorias e bem-estar físico, prevenindo doenças cardiovasculares e evitando um estilo de vida sedentário. Porém, correr com regularidade também proporciona benefícios em relação à concentração e a saúde mental de uma maneira geral.
Um estudo norte-americano de 2014 mostrou que o lobo frontal do cérebro, onde ocorrem as conexões neurais mais importantes para a concentração, recebe mais fluxo sanguíneo durante a corrida. Além disso, novos neurônios são criados durante a prática, aprimorando a capacidade de focar e se concentrar.
Natação
A natação é tida como um esporte completo, em que corpo e mente devem estar alinhados. Os movimentos intensos de cada um dos estilos aumentam a atividade física cerebral, ao mesmo tempo em que a água atua como uma forma de relaxar e apaziguar as aflições causadas pelo estresse.
Com isso, quem deseja desligar-se do que está acontecendo ao seu redor e focar 100% nas braçadas, encontra na natação uma atividade capaz de melhorar a concentração. Uma boa recomendação é realizá-la logo de manhã, com o objetivo de garantir um dia focado e produtivo.
Surfe
Para quem mora na região litorânea, praticar surfe com regularidade pode colher frutos para a concentração. Isso porque o próprio ato de ficar em pé na prancha exige, além de agilidade, concentração. Esse esporte também exige que o cérebro, constantemente, tome decisões rápidas, o que exige atenção constante.
O surfe também demanda que a pessoa equilibre um estado de alerta com o de relaxamento ao mesmo tempo, visto que o surfista deve enfrentar as dificuldades sem se desesperar. A cada onda conquistada, o atleta recebe uma sensação de bem-estar que recompensa o seu esforço e o estimula a se manter concentrado para repetir o feito.
Tênis
Por fim, o tênis é mais um esporte que demanda grande capacidade de foco. Durante uma partida, é necessário ficar atento a todos os movimentos do adversário e da bola, evitando a todo custo se distrair com o que acontece ao redor.
Dessa forma, o praticante acaba estimulando a habilidade de ignorar o que está ao seu redor para focar apenas no jogo. E isso é algo que ele pode levar para outras situações do dia a dia, utilizando a concentração reforçada em outras situações do cotidiano.