5 dicas para se tornar mais produtivo nos estudos
Existe um problema instalado quando se fala em estudos, cada vez mais nossa geração vem enfrentando dificuldades de se concentrar 100% nos estudos e aprender as coisas de fato.
A sociedade está mais dinâmica, rápida e as pessoas andam sem tempo. Com isso, falta organização na hora de reservar um horário aos estudos, quando isso acontece, nem sempre se aprende tudo.
Portanto, neste post vamos lhe dar 5 dicas primordiais de como ser produtivo nos estudos, sem dispersar ou tornar essa atividade uma obrigação difícil e sem resultados.
Seja organizado
A organização é o principal fator a ser trabalho na hora dos estudos, ainda mais se você trabalha e estuda.
Vamos supor que você trabalhe em uma rede de empresas de segurança em Jundiaí e estude de noite na faculdade da cidade, é preciso ter uma agenda bem organizada e saber administrar suas tarefas ao longo da semana.
Devido o trabalho, geralmente o correto é reservar um tempo aos estudos nos finais de semana, entretanto, é possível estudar sem atrapalhar seu lazer, procure estudar no almoço do serviço ou até mesmo de noite em casa, nem que seja uma hora por dia.
Porém, tudo deve ser descrito em agenda ou planner, manter uma rotina organizada significa determinar suas atividades com hora e função, mantenha seus materiais de estudo sempre em dia, facilitando a busca por matéria e conteúdo.
Monte um plano de estudos
Primeiro, se deve montar um cronograma de estudos, criar um cronograma é importante porque permite dimensionar corretamente o esforço que você vai empenhar para alcançar o que você busca desde o primeiro até o último dia de estudos.
Ele pode ser feito inicialmente em uma folha de anotações, caderno ou até mesmo em um programa de planilhas.
A ideia é começar colocando o que vai ser estudado nas próximas horas, depois nas semanas seguintes e por fim, nos meses que virão.
Ela pode ser usada para qualquer programa de estudos, desde matéria para ENEM até um estudo comercial sobre Drenagem Superficial por exemplo, o importante é contextualizar tudo isso dentro deste cronograma e seguir ele na jornada de estudos.
Acabe com distrações
Outro ponto super importante é se libertar de distrações, seja um celular, uma TV, alguma música, animais de estimação, enfim, qualquer tipo de coisa que possa te atrapalhar a concentração na hora de estudar determinado assunto.
Não adianta reservar um tempo do dia para estudar e ficar pesquisando no celular sobre aluguel de sala coworking por exemplo, caso você estude com materiais didáticos físicos, largue o celular, desligue seus aparelhos eletrônicos, não mexa no computador, a não ser que seja necessário pesquisar algo na internet sobre o que está sendo estudado.
Procure ficar em um local tranquilo, sem barulho, sem músicas agitadas, caso não goste do silêncio, coloque um som ambiente com músicas leves, foque no que precisa ser estudado, sem se atentar a coisas à sua volta que possam te tirar desse processo.
Tenha uma boa alimentação e cuide da saúde
A saúde está relacionada com a boa produtividade nos estudos, é de extrema importância manter uma boa alimentação para que haja disposição na hora de estudar, comer proteínas que façam seu corpo gerar energia e fazer sua mente absorver os conteúdos.
Não ser sedentário é outro ponto, não importa se você é jovem ou velho, não coloque empecilhos, caso não tenha como bancar academia, faça caminhadas matinais, caso tenha problema na coluna, compre uma palmilha para escoliose e faça!
Lembre-se, um corpo saudável consiste em uma mente saudável, mente saudável consiste em boa produtividade nos estudos, no trabalho e em relacionamentos, portanto, cuide de sua saúde e pratique bastante atividade física.
Durma bem e defina horários
Sono, outro fator que deve ser muito bem administrado, vamos supor que você seja auxiliar de obras e após fazer a colocação de uma tela de proteção de obra você finalmente é dispensado, chegando em casa às 20h.
Ao chegar em casa, você apenas come e fica jogando, você sabe que precisa estudar, mas está tão cansado que prefere se distrair e relaxar jogando, entretanto, ao perceber, você vai deitar 1h hora da manhã, sabendo que precisa levantar às 6h do mesmo dia.
Percebe que além de ter perdido horas que poderiam ter sido produtivas estudando, você as jogou fora com lazer, atrapalhando seu sono e deixando você mais cansado para o dia seguinte, sem disposição para os estudos de novo.
O ideal é saber administrar seus horários, estipular prazo e hora para dormir, ter uma quantidade de sono significativa e tornar o seu tempo vago em algo útil, deixar o lazer para dias específicos.
Coloque em prática essas dicas!
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e daqui pra frente, você estudante, saiba administrar sua jornada de estudos com muita sabedoria.
Sempre se lembre dessas dicas: ser organizado, montar um plano de estudos, acabar com as distrações, cuidar bem da saúde, ter um bom sono e administrar seus horários.
Tenha em mente que todo esforço vale a pena e lhe dará frutos bons futuramente, portanto, tenha foco e determinação, tenho certeza que com essas dicas do post você terá muita produtividade em seus estudos!
Conteúdo produzido pela empresa Business Connection