5 dicas para manter o foco em seus compromissos
5 dicas para manter o foco em seus compromissos
Responda rápido: qual foi a última tarefa que você conseguiu concluir sem prestar atenção nas notificações do seu celular ou no assunto que era exibido como destaque na televisão?
Se teve dificuldades para encontrar uma resposta, provavelmente, você está com falta de foco para terminar os seus compromissos.
A psicológica, Myenne Mieko Ayres, em entrevista ao site Cláudia, explica que a ausência de foco pode surgir por diversos motivos, como “perda de entes queridos, dados difíceis da realidade e até mesmo a crise política do país, que reflete na economia e gera preocupações com o futuro”.
Independente do momento atual pelo qual está passando é importante ter paciência e não se cobrar muito, uma vez que isso pode resultar em queda de produtividade e da autoestima.
Para ajudá-lo neste período, listamos algumas dicas que podem ser implementadas em seu dia a dia, sem grandes investimentos. Apenas com mudanças de atitudes. Acompanhe e tenha mais foco!
Como ter mais foco em compromissos?
A partir de agora, vamos abordar diversas dicas para que você aprenda como manter o foco em seus compromissos.
1- Faça um autoconhecimento sobre a sua rotina
O primeiro passo é descobrir qual é o período do dia que você é mais produtivo. Se for pela manhã, reserve esse horário para concluir as atividades mais importantes da sua lista.
O autoconhecimento pode ajudar nesse processo de descoberta de produtividade. O blog da Apsique, por exemplo, dá dicas sobre esse assunto e outros temas que podem influenciar em sua decisão, como significado e simbologia, sonhos, saúde e bem estar.
Nunca é demais lembrar o quanto é importante respeitar o ritmo de trabalho dos outros colaboradores da empresa. Afinal, cada pessoa é mais produtiva em um determinado horário.
2- Trabalhe com listas
Outra dica interessante é trabalhar com listas para todos os seus compromissos. Você deve organizar quais são as suas principais atividades diárias, semanais e mensais. Além disso, observe quais são aqueles que merecem atenção redobrada e quais podem ser delegadas.
À medida que cada atividade for concluída, elimine o compromisso da sua agenda. Dessa forma, você saberá qual é o tempo disponível para concluir as próximas tarefas.
3- Faça pausas para descansar
Nunca é demais lembrar o quanto é importante fazer algumas pausas durante a rotina, seja para recuperar as suas energias ou ter mais força de vontade.
O mais indicado é separar as atividades em blocos, reservando um momento da sua rotina para cada função, acompanhado de um intervalo rápido.
Em um primeiro momento, esse tipo de dinâmica pode parecer desafiador. Mas, aos poucos, perceberá que ela é mais simples do que parece.
Quando perceber que as demandas são concluídas com mais agilidade e eficiência, a chance de permanecer com a estratégia é a maior, ou seja, ela passa a ter mais valor em seu dia a dia.
4- Conheça os seus propósitos
Em grande parte dos casos, temos o hábito de ignorar nossos sonhos e metas quando as tarefas ocorrem de forma simultânea. Para não ficar desanimado e perder o foco, lembre-se de fazer o seguinte questionamento sempre quando acordar: “Qual é o meu propósito para hoje?”.
Imagine que o seu propósito é desenvolver um grande projeto ou terminar o rascunho de um texto. Ao ter esse pensamento em mente, você exclui a desordem mental do cérebro e consegue finalizar as atividades com mais objetivo.
5- Anote as suas metas
Experimente registrar antes de dormir, pelo menos, três metas para finalizar no próximo dia. Novos desafios podem surgir, no entanto, ao iniciar a manhã com metas em mente, você terá mais motivação e energia para concluir os objetivos.
Após descobrir as principais dicas para manter o foco em seus compromissos, siga-nos nas redes sociais e conheça outras estratégias para potencializar os resultados da sua rotina.