5 dicas para estudar na modalidade ensino à distância
Segundo informações do Instituto Semesp de 2021, o número de matrículas em cursos EAD no Brasil cresceu 19,1% em 2019. A COVID-19 alavancou a procura de cursos EaD em nosso país. A tendência é só de crescimento a partir de agora.
No entanto, os cursos EaD exigem tanto quanto os cursos presenciais. Há alguns desafios quanto à nova modalidade de estudos. É necessário bastante persistência, foco e uma mudança de hábitos para maximizar o potencial de aprendizado.
Dessa forma, você pode estudar com mais flexibilidade. Você pode até aprender mais sobre o Google Ads. Assim, para alavancar suas vendas online você não terá preocupações com um consultor Google Ads, por exemplo. Basta procurar um curso gratuito, com certificado se for sua preferência, e estudar de modo EaD.
Por isso, conheça 5 dicas para estudar na modalidade ensino à distância.
1 – Tenha um ambiente só para estudar
O primeiro passo é estabelecer um ambiente de estudos. Ele precisa ser bem arejado, não ter distrações como ruídos de familiares, da rua ou até de animais de estimação e possuir uma boa iluminação.
Invista em móveis de qualidade e conforto para seu espaço de estudos. Pode ser apenas uma cadeira e uma mesa, ou até o computador e notebook juntos. O importante é seu ambiente de estudos ficar organizado, limpo e apenas com o material para aprendizagem disponível nele.
2 – Crie um cronograma de estudos
Nessa dica, alguns estudantes cometem o erro de se exceder nos estudos. Isso só causa exaustão e menos capacidade para estudar. Por isso, conheça seus limites e suas capacidades.
Conheça o material de estudo do curso para estabelecer um cronograma com pequenos conteúdos diários. Vale fazer anotações dos tópicos mais importantes e criar um material para revisão posterior.
O mais importante é ter um horário para iniciar e terminar os estudos, sem passar do período delimitado. Descansar também traz produtividade para o aprendizado.
3 – Faça intervalos
Já foi provado que o cérebro fica concentrado em uma tarefa de 60 a 90 minutos. Depois, ele precisa de uma pausa entre 15 a 20 minutos. Isso é essencial para seu bom desempenho.
Portanto, realize intervalos para fazer uma tarefa doméstica, caminhar, fazer exercícios, checar as redes sociais ou o que for de sua preferência. O intuito é descansar a mente e não focar no conteúdo de estudos nas pausas. Não esqueça de deixar uma hora reservada para refeições.
4 – Evite distrações ou interrupções
Nada de TV ligada ou notificações barulhentas de redes sociais na hora do estudo. Se for o caso, deixe o celular em modo silencioso. Depois que você é interrompido, a mente demora um pouco para se concentrar novamente. Por isso, é essencial 100% de foco no aprendizado.
Vale também avisar aos familiares seu período de estudos, para não ser interrompido. Dessa forma, você vai potencializar sua capacidade de estudos.
5 – Anote o mais importante
Tenha um caderno ou até um documento no Word para anotar os tópicos mais difíceis, material para revisão e possíveis dúvidas. Se você ficou com algum questionamento, vale anotar para tirar a dúvida depois. Anotar os tópicos mais importantes e conteúdo para revisão é essencial para não esquecer tudo posteriormente.
Este artigo foi escrito pelos redatores do Blog: SpoilersTv