5 cursos profissionalizantes para um dentista
Conforme cresce a concorrência dentro do mercado de trabalho, um profissional também precisa, cada vez mais, se qualificar e especializar, encontrando novos campos de atuação para se desenvolver. Por isso, existem diversos cursos disponíveis para que um odontologista possa se destacar na área.
O curso de odontologia é destacado no âmbito do curso superior devido a valorização dos cuidados com a saúde e estética bucal, o que cria-se uma demanda de serviços significativa e que também tende a crescer.
A graduação do curso de odontologia dura cinco anos e exige um esforço considerável dos alunos devido a quantidade de matérias e importância para o bom cuidado com o corpo e saúde dos pacientes.
Basicamente, a formação odontológica consiste nas seguintes disciplinas:
- Anatomia humana aplicada à odontologia;
- Bioética;
- Bioquímica;
- Epidemiologia;
- Ética;
- Farmacologia;
- Fisiologia;
- Genética;
- Histologia;
- Imunologia;
- Patologia.
Além disso, durante a própria graduação, também é necessário realizar o estudo de disciplinas complementares e vistas como profissionalizantes, mesmo que de modo mais superficial (comparado às pós-graduações). Algumas possibilidades são:
- Anestesiologia;
- Dentística;
- Cirurgia;
- Diagnóstico por imagem;
- Odontopediatria;
- Ortodontia;
- Periodontia;
- Técnica radiográfica.
Deste modo, o profissional, quando formado, já está apto para atuar como um cirurgião dentista, tendo conhecimento sobre como realizar a colocação do implante dentário e restaurações ortodônticas, que visam à estética e funcionalidade do sorriso, bem como demais tratamentos, desde os mais simples até os mais complexos.
A necessidade de se profissionalizar vem a partir de uma análise do mercado, bem como um aprofundamento desses cursos para que o profissional exerça certas funções com cada vez mais qualidade, voltando o atendimento para a área específica com a qual deseja atuar.
Além disso, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país que mais forma dentistas no mundo, com aproximadamente 19% dos profissionais do planeta.
Contudo, devido ao fato da maioria desses profissionais, 57%, se concentrarem nos três principais estados do sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), com os cursos profissionalizantes devidos é possível se destacar dentro daquele segmento.
Além disso, é possível montar um consultório próprio ou mesmo atuar em clínicas especializadas em outras regiões do país, possibilitando se destacar cada vez mais nessas regiões.
Assim, ao final da graduação, existem alguns cursos complementares e de espacialização para auxiliar o profissional a se destacar no trabalho e aprofundar seus conhecimentos na área de interesse, confira algumas das opções nos tópicos a seguir.
Cirurgia
Este curso tem como objetivo dar ao profissional habilidade para atender pacientes que precisam fazer limpeza nos dentes e tratamento contra cáries, além de se tornar o responsável por fazer extrações, cirurgias simples e exames de radiografia, aprimorando a estética e funcionalidade do sorriso.
Odontopediatria
A odontopediatria trabalha com o diagnóstico, prevenção, tratamento e o controle de problemas da saúde bucal para recém-nascidos, crianças e adolescentes.
Além disso, esse profissional também pode atuar no pré-natal odontológico, acompanhando a gestante e orientando os pais sobre como escovar os dentes e fazer o devido acompanhamento da saúde bucal do pequeno.
O profissional ainda realizará tratamentos de restauração, curativos e demais direcionamentos sobre a saúde bucal dos pequenos e jovens.
Ortodontia
Essa é uma das especialidades mais conhecidas e ampla da odontologia, possibilitando que o especialista atue na área de correção da arcada dentária de modo a resolver problemas com dentes e maxilar.
Ou seja, ele pode trabalhar com tratamentos como a correção do alinhamento/mordida, como aparelho dental invisivel, móvel e fixo, ou mesmo procedimentos corretivos como a restauração e implantes.
A ortodontia, além de tratar a estética e funcionalidade dos dentes, melhora a fala e a respiração dos pacientes.
Na área ortodôntica há ainda duas ramificações de especificação: a ortodontia e a ortodontia facial.
Odontologia estética
Para quem deseja atuar na odontologia, a área estética tem sido um setor de alto destaque e que tende a continuar crescendo de forma considerável, principalmente para aqueles que gostam do investimento e relação com o embelezamento do sorriso e da face.
Com os avanços tecnológicos, os procedimentos estão cada vez mais rápidos e eficientes, promovendo a aparência e a saúde bucal ao mesmo tempo.
A lente de contato dental, por exemplo, consiste em um procedimento ortodôntico estético que geralmente é concluído em três sessões, considerando a avaliação pré e pós procedimento.
Basicamente, o tratamento visa preencher os espaços entre os dentes e deixar o sorriso alinhado, o que é melhor para a mastigação e fala do paciente.
Além disso, a coloração da arcada dentária pode se tornar mais branca, conforme as avaliações realizadas, e seu dimensionamento pode ser aperfeiçoado.
Por toda essa eficiência, há cada vez mais pesquisas sobre quanto custa lente de contato dental, demonstrando o interesse sobre o procedimento, bem como ocorre no caso do clareamento, preenchimentos e cirurgias gengivais, fatores esses que despertam a atenção dos profissionais.
Técnico em saúde bucal
Apesar de não ser uma especialização após a graduação, esse é um curso muito interessante para aqueles que desejam ingressar na área e conhecê-la melhor.
Na prática, o curso técnico em saúde bucal pode ser feito por pessoas formadas no ensino médio e também por estudantes, a fim de adquirir uma qualificação profissional para começar uma carreira na área.
Em média, o curso técnico em saúde bucal pode durar entre 16 meses a dois anos e meio, possuindo as seguintes atribuições e aulas:
- Prevenção e controle de doenças bucais;
- Orientação dos indivíduos e grupos sobre a saúde bucal;
- Supervisão do trabalho do auxiliar em saúde bucal (ASB) em consultório dentário;
- Controle de estoque e gerenciamento da manutenção de equipamentos em consultório dentário;
- Realização de estudos relativos à saúde bucal;
- Atendimento clínico a pacientes, sob supervisão do cirurgião-dentista.
É importante salientar que a pessoa formada no curso técnico em saúde bucal não está apta para colocar aparelho invisivel e realizar outros procedimentos ortodônticos, mas a acompanhar o dentista e auxiliar nos processos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.