5 acessórios e ferramentas para aumentar sua produtividade
5 acessórios e ferramentas para aumentar sua produtividade
Confira itens essenciais para você ser mais produtivo no trabalho e ter um dia a dia menos estressante
Seja trabalhando em casa ou em uma empresa, manter a produtividade pode ser um desafio para muita gente. O barulho das pessoas conversando ou do cachorro latindo, a cadeira de escritório que precisa ser trocada, sem contar a lista de tarefas que não acaba nunca… são muitas as distrações.
Mas pequenas mudanças podem contribuir para melhorar sua produtividade. Ter uma rotina produtiva, por sua vez, é essencial para uma vida menos estressante e muito mais positiva. Veja alguns itens que podem fazer diferença no seu trabalho e na sua produtividade.
Cadeira de escritório confortável
Ter uma cadeira de escritório confortável de verdade nem sempre é barato, mas é um investimento que vale a pena ser feito. Lembre-se de que é nela que você vai ficar sentado a maior parte do dia, então, qualquer problema com ela irá refletir no seu bem-estar e na sua saúde.
Uma cadeira confortável precisa ser ajustável de acordo com a altura da pessoa, assim como ter um encosto em que as costas se adequem de maneira reta. O estofado precisa ser macio, mas não muito, pois isso prejudica a coluna. A dica mesmo é experimentar opções específicas para escritório e testar qual é a ideal para você.
Ferramentas de ergonomia
De nada adianta a cadeira ser confortável se todo o resto da mesa está posicionado do jeito errado. Por exemplo: seu monitor está na altura certa dos seus olhos? Seus pés encaixam perfeitamente no chão? O teclado tem apoio para os pulsos? E o mouse está em uma distância confortável?
Tudo isso precisa ser pensado na hora de montar um escritório para trabalhar ou estudar. No final do dia, faz toda a diferença principalmente em incômodos na coluna, no pescoço e nas mãos.
Algumas ferramentas de ergonomia úteis são suporte para monitor ou notebook (para regular altura), apoio para pés, apoio para pulsos (para colocar perto do teclado) e mouse pad de qualidade (alguns são bem grandes, para atender qualquer distância). Além disso, mouse e teclados também precisam ser confortáveis.
Um bom fone de ouvido
Ter um fone de ouvido de qualidade pode ser o que falta para você ter um dia mais produtivo, principalmente se trabalha em locais com muito barulho ou interferências acústicas.
Um bom fone de ouvido geralmente conta com isolamento acústico, o que já ajuda a manter a concentração. Além disso, quando o fone tem qualidade de som, você consegue trabalhar ouvindo música sem ficar com dor de cabeça ou cansado mentalmente.
Sons ambiente para concentração
Para quem quer ajuda para se concentrar, mas não gosta de ouvir música, uma dica é procurar por sons que ajudam na concentração, como instrumentais, ruído branco ou lo-fi.
Esses “sons ambientes” são feitos com notas de baixo tom, que não “chamam a atenção” do cérebro. Assim, conseguem fazer com que a mente se “desligue” do exterior e foque apenas no que você deseja. Ou seja, você consegue o isolamento acústico e aumenta sua concentração nas tarefas.
Por não serem marcantes (não terem tons e notas sobressalentes) também não cansam o cérebro com o tempo, sendo, portanto, uma ótima opção para quem trabalha por muitas horas seguidas. É possível encontrar no YouTube ou outras plataformas de streaming de música.
Ciclo pomodoro e bloqueadores de sites
Quem trabalha com computador sabe o quanto é difícil treinar o cérebro para não entrar em redes sociais ou sites aleatórios na internet, principalmente naqueles momentos de baixa produtividade. Uma dica para isso é encontrar maneiras de dificultar esse acesso.
Os bloqueadores de sites são extensões que você utiliza em seu navegador e define quais sites você pode acessar e em que momento do dia. Assim, você pode acrescentar na lista aqueles sites que você acessa demais e as redes sociais, e deixá-las bloqueadas (e com aviso de que não pode acessá-las). Também existem aplicativos para celular.
O aplicativo e extensão Forest, por exemplo, pode tanto bloquear sites quanto definir tempo de produtividade.
Outra ideia para quem está com dificuldade de ser produtivo é trabalhar em ciclos, fazendo pequenas pausas. Você pode definir as pautas ao fim de cada tarefa, mas se for muito longa, pode acabar cansando no meio. Nesse caso, a técnica Pomodoro pode ajudar: basicamente, você trabalha totalmente focado durante 25 minutos e descansa por 5 minutos.