4 razões para escolher uma escola de inglês focada na conversação
4 razões para escolher uma escola de inglês focada na conversação
Escolher uma escola de inglês que tenha foco na conversação pode ser o passo mais importante para você aprender o idioma de uma vez. Quer entender o motivo? Vamos explicar passo a passo.
Em primeiro lugar, vale perguntar: você já tentou aprender inglês?
Se essa pergunta causa um certo incômodo para você, é bem possível que você tenha tido alguma experiência negativa nessa tentativa. E, acredite, isso é mais comum do que muita gente imagina.
Sabe por quê? Porque a maior parte das escolas de idiomas adota métodos de ensino que não são naturais para nós, humanos.
O que isso significa? Significa que nosso cérebro tem um jeito de aprender. E muitas escolas tentam impor um jeito totalmente diferente.
Pode dar certo? Até pode, mas não será tão eficiente quanto aprender de uma intuitiva, ou seja, de uma forma que seja natural para o nosso cérebro.
O que é uma escola de inglês focada na conversação?
Uma escola de inglês focada na conversação é aquela em que os professores são treinados para trabalhar junto com o nosso cérebro – e não “competindo” com ele.
Isso quer dizer que em uma escola de inglês focada na conversação, os alunos são estimulados desde de o início a se comunicar no idioma que estão aprendendo.
O principal objetivo das aulas é fazer o aluno entender o que é dito e se comunicar de forma eficiente (ainda que no início não seja da forma mais correta do mundo).
4 razões para escolher uma escola de inglês focada na conversação
Para entender a diferença que pode fazer a escolha entre uma escola com método tradicional e uma escola de inglês focada na conversação, confira estes motivos que detalhamos abaixo.
1. Você aprende mais rápido
Como dissemos no início do texto, quando a escola de inglês ensina o idioma de uma forma natural para o nosso cérebro, o aprendizado é muito mais eficiente.
Para entender melhor, considere a forma como as crianças aprendem a falar. Obviamente, elas aprendem primeiro a língua falada em casa – porque é essa língua que elas mais ouvem.
Adaptando isso para a sala de aula, imagine o que é aprender inglês enquanto o professor fala português. Funciona? Até pode funcionar, mas leva tempo (e muita energia!).
Agora pense como é aprender inglês com um professor nativo que se comunica no próprio idioma. Entende a diferença? Seu cérebro consegue assimilar a nova língua de forma intuitiva. E mais rápido, com certeza.
2. Você fala e pensa no novo idioma
Sabe quando você estuda inglês por anos mas não consegue se comunicar? E, quando tem que fazer isso, fica inseguro e faz erros atrás de erros?
Então, essa é mais uma razão para buscar uma escola focada na conversão. Quando você aprende com um método intuitivo e imersivo, você aprende a pensar e falar no novo idioma, o que torna a comunicação também mais natural e intuitiva.
Sabe por quê? Porque seu cérebro não precisará traduzir o que você quer dizer do português para o inglês. Aprendendo de forma intuitiva, você aos poucos conseguirá já formular o que pensa no novo idioma (quando estiver se comunicando nele, claro) e daí para fazer as frases e se expressar é um pulo.
3. Você aprender melhor (e faz menos erros)
A terceira razão para você escolher uma escola que foque a conversação é que isso ajuda a assimilar regras de gramática a partir da compreensão da língua ouvida ou lida.
Lembra como as crianças aprendem a falar? Não é com livro de gramática, com certeza.
A lógica é a mesma. Com um método natural de aprendizado, você consegue assimilar as regras nem necessariamente precisar explicar como elas são.
Português, por exemplo. Você sabe que deve dizer “há muitas flores no jardim” e não “hão muitas flores no jardim”, sabendo ou não a regra que determina que seja assim. Certo?
É isso. Quando você aprende com foco na conversação, aprende de uma forma parecida com a que aprendeu seu próprio idioma, com naturalidade.
4. Você fica mais autoconfiante
Por fim, mas não menos importante, ao aprender em uma escola focada em conversação você vai se sentir mais confiante para se comunicar no novo idioma.
Isso porque durante as aulas você terá uma participação ativa. E o professor estará treinado para assegurar que todos se sintam seguros naquele ambiente e naquele nível para se comunicar (inclusive fazendo erros e aprendendo com eles.
Curso de inglês com aulas 100% conversacionais
Se tem uma escola de inglês que foca em aulas conversacionais é o Berlitz. Sua metodologia imersiva proporciona entrar a fundo na cultura do país que se está estudando, e atua há mais de 140 anos no ensino de idiomas no Brasil e no mundo.
Este método pode ser utilizado para aprender qualquer idioma, incluindo inglês, francês, alemão ou mandarim, por exemplo.
Seu maior diferencial é fazer com que o professor se comunique com os alunos apenas no idioma que está sendo estudado e os alunos são desde sempre estimulados a pensar e falar naquele idioma.
A regra vale tanto para alunos que ainda não têm conhecimento da língua quanto para aqueles que estão retomando os estudos ou querem se aperfeiçoar.