4 motivos para se especializar em odontologia
O mercado profissional está cada vez mais competitivo e o que antes era uma grande porta de entrada para o mercado empresarial, agora é apenas mais um passo. Por isso muitos profissionais escolhem se especializar em odontologia para se manterem competitivos.
Por ser uma área em constante avanço, o profissional de odontologia precisa estar sempre se atualizando, e a especialização é uma forma de ter mais conhecimento sobre um assunto específico e se destacar no mercado.
Após decidir por essa opção, o próximo passo é escolher uma área e formato de estudo.
A pós-graduação lato sensu tem duração de 18 a 24 meses e dá um certificado de especialista ao final do curso escolhido. Já para quem busca a área acadêmica, para obter o título de mestre ou doutor, a melhor opção é stricto sensu.
Como escolher sua especialização
Durante a graduação você conheceu diversas áreas de atuação, algumas você gostou e outras nem tanto, é a partir disso que você irá escolher sua especialização.
Para aqueles que realizaram estágios ou outras experiências na área, também é preciso levar em consideração essa vivência, seja em convenio odontologico empresarial ou uma clínica de odontologia pediátrica.
Isso porque é necessário ter afinidade com o ramo que escolher, ou seja, se você não tem paciência com crianças o melhor é não se especializar em odontopediatria.
Observar as vagas no mercado é outro ponto a ser discutido.
Analise se a sua escolha é propícia para a região em que você mora ou se será necessário mudar.
Por que se especializar?
Independentemente da área escolhida, se manter atualizado frente às novas tecnologias, bem como se desenvolver no segmento traz diversas vantagens para o profissional.
Confira 4 motivos para se especializar nos tópicos a seguir.
1- Ter mais conhecimento em uma área específica
Esse é o principal motivo que faz os novos graduados buscarem a especialização.
Assim como todos os cursos na área da saúde, a odontologia é um curso abrangente, que te apresentará diversas áreas dentro dos cinco anos de curso.
Para ter mais conhecimento e se destacar no mercado, é necessário realizar uma pós-graduação, assim você será especialista em uma vertente, na qual poderá ter mais conhecimento teórico e prático.
2- Melhorar seu networking
Frequentando um novo ambiente, consequentemente você irá conhecer novas pessoas que também atuam na sua área e, com isso, pode melhorar sua rede de contatos.
O networking é fundamental para o profissional que almeja crescer.
Afinal, tendo bons contatos, você estará mais propício a indicações, parcerias, novidades no mercado e troca de experiências. Ou seja, com bons contatos é possível conseguir uma vaga em um convênio odontológico.
3- Destaque seu currículo
Se especializar em uma área irá destacar seu currículo e revelar que você é um profissional comprometido que busca crescer.
Isso significa que uma pós-graduação mostra que você deseja se manter atualizado e se importa com o conhecimento.
Destacando seu currículo, você tem mais chances de conquistar cargos superiores e poderá cobrar mais caro pelo seu serviço, que será mais valorizado.
4- Novas técnicas
A especialização te permite o conhecimento de novas técnicas que na graduação você não teria conhecimento, além de conciliar novas práticas.
Com novos conhecimentos, você irá fazer atendimentos mais complicados, usará novos materiais e poderá cobrar mais pelo seu serviço.
Assim, criar um plano odontológico no qual utilize o seu novo conhecimento também é uma opção que se torna interessante.
Os motivos para começar uma especialização são inúmeros, mas é necessário prestar atenção na instituição que você for escolher.
Ao procurar pelos cursos, prefira universidades que possuem clínicas devidamente equipadas e tenha horas de atividades práticas para você se aperfeiçoar.
Após escolher sua área de atuação e instituição de ensino, se planeje financeiramente. O investimento de um novo ensino não é barato, mas se você souber aproveitá-lo, terá um ótimo retorno pessoal e profissional.
Mas será que esse é o momento certo para começar uma especialização?
O indicado é que você tenha um tempo de experiência em clínica geral, assim você já terá prática e uma base de trabalho, bem como saberá as áreas pelas quais mais se interessa e melhor se desenvolve.
Portanto, evite terminar sua graduação e buscar logo em seguida um novo curso. Fique um tempo com o conhecimento que foi adquirido e se prepare para novos investimentos no futuro.
Trabalhar com um plano odonto empresa é uma forma de começar e descobrir seus diferenciais, assim você poderá ter um pouco de conhecimento na área – podendo se aperfeiçoar nessa mesma empresa.
A área de odonto é uma das melhores profissões, mas também uma das mais concorridas. Por isso, o ideal é que depois de ter experiência no ramo, você busque uma especialização. Escolha uma área que te agrade e se destaque no mercado profissional.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.