3 sites de conteúdo que empoderam as mulheres
3 sites de conteúdo que empoderam as mulheres
Em pleno século 21, a internet tem sido um meio importante para que o empoderamento feminino conquiste cada vez mais espaço em nossa sociedade, ampliando dessa forma novos caminhos de mobilização e organização quanto aos direitos da mulher.
Embora a luta por equidade e respeito seja ainda uma questão que precisa avançar bastante no cotidiano de muitas mulheres pelo mundo, o fato é que o meio digital tem sido um aliado fundamental para a divulgação e consolidação de suas diferentes vozes dentro das mais diversas áreas de atuação, representando suas aspirações, sonhos, desejos e realizações que acabam inspirando e influenciando positivamente a vida de outras mulheres.
Esse espaço tecnológico, livre e democrático de informação possibilita não apenas um amplo debate sobre o papel da mulher contemporânea, mas também amplia a visibilidade das suas histórias, conquistas e protagonismos, estabelecendo assim uma nova visão para a construção de uma sociedade plural mais igualitária e mais justa.
Conheça três importantes sites de conteúdo que contribuem para o empoderamento das mulheres no Brasil:
Site Mulher em Forma: Empoderamento e Protagonismo Feminino
Criado em 2019, o site Mulher em Forma veio dar visibilidade a esse profundo processo de transformação e empoderamento feminino com matérias e abordagens relevantes para o seu dia a dia, valorizando não apenas a sua busca contínua por autoestima e independência, como também compartilhando importantes exemplos e experiências de vida de mulheres que estão fazendo a diferença nas mais diversas áreas da nossa sociedade.
Nesse livre espaço de empoderamento você encontra informações sobre alimentação, beleza, saúde, bem-estar, prazer, tecnologia, trabalho, viagens, arte, cultura, finanças e tantos outros assuntos relevantes ao universo feminino, inspirando também outras mulheres a lutarem pelos seus direitos, suas conquistas e por novas condições de uma vida melhor.
Site AzMina: Jornalismo feminista forte e independente
Criado em 2015, o site AzMina produz um jornalismo feminista calcado em diversos assuntos contemporâneos e relevantes ao universo feminino. Sua diversificada produção jornalística inclui perspectivas de raça e etnia, classe, orientação sexual e identidade de gênero. Homens trans, transmasculinos e pessoas não binárias também estão presentes em seus conteúdos em forma de texto, vídeo e podcast.
O site teve mais de 2 milhões de acessos em 2022 e suas reportagens foram republicadas em mais de 120 vezes pelos principais veículos do país. Hoje, o AzMina possui mais de 300 mil seguidores nas redes sociais e mais de 30 mil inscritos no canal do YouTube.
Site Nós Mulheres da Periferia: A visão de mulheres negras e periféricas
O Nós, Mulheres da Periferia é um site jornalístico dedicado a repercutir a opinião e a história de mulheres negras e periféricas. O objetivo principal desse veículo é democratizar cada vez mais o debate público e aproximá-lo da realidade brasileira, trazendo conteúdos atemporais, contextuais e que se aprofundam na vivência de suas fontes.
O website nasceu, em 2014, com o intuito de contribuir para a construção de narrativas jornalísticas que fossem mais humanas e contextualizadas, dialogando com a tríplice raça, classe e território, tendo a periferia de São Paulo como contexto. Atualmente, a sua equipe gestora é composta por 7 mulheres e 4 colaboradoras, apresentando uma linha editorial que parte de olhares individuais e representativos de mulheres negras e da periferia sobre pautas relevantes de espectro nacional e internacional.
É imprescindível que os países e os meios de comunicação invistam cada vez mais em ações de formação e acesso das mulheres à comunicação, colocando-as como agentes potentes de sua própria identidade nos espaços midiáticos. O empoderamento feminino estrutura o presente e colabora para a construção dos novos alicerces do futuro. E esses sites são a prova de que o universo feminino precisa ter voz e, acima de tudo, visibilidade!